+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão QoS em um gateway

    Pessoal,

    Acho que esse não é o fórum para isso, mas como não tem outro vou tentar aqui.

    Estive lendo várias notícias na internet sobre provedores fazerem QoS em servidores para que assim possam garantir maior banda para um determinado protocolo do que para outro.

    Como pode ser feito isso? Onde encontro informações sobre QoS?

    Att,

    Nataniel Klug

  2. #2

    Padrão Re: QoS em um gateway

    Aqui no site tem na parte de proxy/nat/firewall isso que vc ta procurando e o controle de banda !!!


    Valeu !!!

  3. #3

    Padrão QoS em um gateway

    gatoseco,

    Atualmente eu já tenho controle de banda mas várias outros provedores afirmar que tem que ter QoS... Sinceramente não sei o que é isso, achava que era medidas gerenciais a serem tomadas para garantir o bem estar da conexão/atendimento do cliente.

    Att,

    Nataniel Klug

  4. #4

    Padrão QoS em um gateway

    Kara controle de banda se encaixa no perfil de QOS na rede (Quality of Service).

    Se vc controla banda na rede, vc já faz o QOS. Se não, consulta algo na rede em relação a CBQ ou HTB..

    Até :good: :good: :good:

    Mtec

  5. #5

    Padrão Re: QoS em um gateway

    Citação Postado originalmente por gatoseco
    Aqui no site tem na parte de proxy/nat/firewall isso que vc ta procurando e o controle de banda !!!
    Acho que o conceito está um pouco errado...

    Citação Postado originalmente por nataniel
    Pessoal,
    Estive lendo várias notícias na internet sobre provedores fazerem QoS em servidores para que assim possam garantir maior banda para um determinado protocolo do que para outro.
    Corretíssimo, o QoS diferencia do CBQ ou HTB justamente nesse aspecto.
    O CBQ/HTB reserva ou limita uma determinada quantidade da banda disponível para um usuário ou IP. O QoS prioriza o envio e recebimento dos pacotes de acordo com o protocolo que ele usa, ou seja, existe uma imensa diferença entre ambos!

  6. #6

    Padrão Re: QoS em um gateway

    Citação Postado originalmente por aledr
    Citação Postado originalmente por gatoseco
    Aqui no site tem na parte de proxy/nat/firewall isso que vc ta procurando e o controle de banda !!!
    Acho que o conceito está um pouco errado...

    Citação Postado originalmente por nataniel
    Pessoal,
    Estive lendo várias notícias na internet sobre provedores fazerem QoS em servidores para que assim possam garantir maior banda para um determinado protocolo do que para outro.
    Corretíssimo, o QoS diferencia do CBQ ou HTB justamente nesse aspecto.
    O CBQ/HTB reserva ou limita uma determinada quantidade da banda disponível para um usuário ou IP. O QoS prioriza o envio e recebimento dos pacotes de acordo com o protocolo que ele usa, ou seja, existe uma imensa diferença entre ambos!
    Acho que vc quis dizer Marcação de Pacotes po TOS (Type of Service).

    Controle de banda está incluido tmb na categoria QOS !!

    Até

    mtec :good: :good: :good:

  7. #7

    Padrão QoS em um gateway

    Tudo bem... vamos lá:

    QOS (Quality of Service)

    "QoS provides differentiated services, which provide higher-priority to flows, or guaranteed services that provide an assured service level. Both of these are contrasted by best-effort services, which is provided by what is generally considered a lack of QoS."

    Tradução: O QoS provê serviços diferenciados, os quais fornecem elevada-prioridade (priorização) aos fluxos, ou garante que os serviços tenham seu nível de qualidade assegurada. Ambas as situações são contrastadas pelo serviço que faz um maior/melhor-esforço, o que é geralmente considerado uma falta de QoS.

    Fonte: http://www.cisco.com/univercd/cc/td/...to_doc/qos.htm

    "No campo das telecomunicações e redes de computadores, o termo Qualidade de Serviço (QoS) pode tender para duas interpretações relacionadas, mas distintas.

    Em redes de comutação de circuitos, refere-se à probabilidade de sucesso em estabelecer uma ligação a um destino. Em redes de comutação de pacotes refere-se à garantia de largura de banda ou, como em muitos casos, é utilizada informalmente para referir a probabilidade de um pacote circular entre dois pontos de rede."

    Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/QoS

    Ambos estamos certos, mas como trata-se de uma rede de computadores e não uma rede de comutação de circuitos, a minha definição estaria mais correta. E a priorização se dá devido ao tipo de protocolo do pacote (ToS, ou o que quer que seja).

    Agora o que é interessante: uma ferramenta que pode te ajudar no QoS é o Shorewall.

    Té +[/b]

  8. #8

    Padrão QoS em um gateway

    Gostei da parte que vc assumiu que ambos estamos certos...

    Agora me manda por favor o endereço (site), ou nome do livro que vc pesquisou isso !!

    mtec :P :P :P

  9. #9

    Padrão QoS em um gateway

    É só ler logo acima!!!
    Tem o endereço das duas fontes lá.

    [ ] 's

    Obs: Espero que as caretinhas não tenham o intuito de ofender.

  10. #10

    Padrão QoS em um gateway

    Pessoal,

    Obrigado pelas respostas. Achei até que minha pergunta tinha ficado mal formulada, mas agora vi que não.

    Hoje eu faço apenas controle de banda (usando CBQ) para meus clientes. Minha nova opinião é que, além disso, eu preciso considerar que tráfego web e email são muito mais prioritários em minha rede do que P2P ou rádios online.

    Ainda não entendi ao certo como irei fazer isso, mas acho que boa parte vou começar a entender quando estiver usando o L7-Filter (que poderá marcar determinados pelo seu cabeçalho, layer 7, pacotes usando o iptables) e assim, talvez com o "tc" eu venha a conseguir fazer isso.

    Mas ainda vou estudar muito sobre isso.

    Minha idéia é que na minha rede, que existem "n" usuários, todos tenham 100% de banda livre para mandarem e receberem emails (de minha rede interna, ou seja, do meu servidor de emails) e 20% da banda para receber emails externos. Além disso quero que a navegação fique com pelo menos 40% da banda e o restante seja usado pelos outros protocolos. Ainda não sei como farei isso, mas vou estudar até descobrir.

    Att,

    Nataniel Klug

  11. #11

    Padrão QoS em um gateway

    Procure também estudar a tabela mangle para marcação de pacotes e priorização dos mesmos.

    O firewall iptables tem suporte a este tipo de serviço (TOS), nesta tabela que por sinal desempenha muito bem !!

    Até :good: :good: :good:

    mtec

  12. #12

    Padrão QoS em um gateway

    Citação Postado originalmente por aledr
    É só ler logo acima!!!
    Tem o endereço das duas fontes lá.

    [ ] 's

    Obs: Espero que as caretinhas não tenham o intuito de ofender.
    Como ofender... nem te conheço ??

    :P :P :P

    mtec

  13. #13

    Padrão QoS em um gateway

    Citação Postado originalmente por mtec
    Procure também estudar a tabela mangle para marcação de pacotes e priorização dos mesmos.

    O firewall iptables tem suporte a este tipo de serviço (TOS), nesta tabela que por sinal desempenha muito bem !!

    Até :good: :good: :good:

    mtec
    mtec,

    Hoje eu já uso marcação de pacotes pois achei o controle de tráfego com o CBQ mais eficaz usando o MARK ao inves do RULE (tanto no upload quanto no download).

    Att,

    Nataniel Klug

  14. #14

    Padrão QoS em um gateway

    Digo em relação a TOS no firewall iptables (tabela mangle) !!

    Até !!

    :good: :good: :good:

    mtec

  15. #15

    Padrão QoS em um gateway

    Citação Postado originalmente por mtec
    Como ofender... nem te conheço ??
    :P :P :P
    mtec
    Vai saber, é por isso mesmo, nem me conhece, e essas caretinhas são meio estranhas!!! Conseguiu encontrar os endereços das fontes aí em cima?

    [ ]'s

  16. #16

    Padrão QoS em um gateway

    Não é do meu perfil !!

    Valeu pelos links !!

    mtec :good: :good: :good: