+ Responder ao Tópico



  1. #1
    haas
    Visitante

    Padrão Entender melhor o VLAN 802.1Q

    Pessoal,

    tenho algumas dúvidas sobre o padrão VLAN 802.1Q, por exemplo:

    1 caso: Tenho um switch gerenciável e não quero que as estações se enchergem, mas todas enchergam os servidores, como eu poderia fazer isso?

    2 caso: Tenho um switch gerenciável e quero dividir com VLAN os setores da empresa, ou seja, somente as máquinas do sertor se enchergam, mas todas as máquinas de todos os setores enchergar os servidores, como eu poderia fazer isso?

    3 caso: Otimização da rede, imagine que tenho somente um switch A não gerenciável e cada porta deste conecta um switch B não gerenciável que distribui os cabos UTP para cada estação do setor, e essa rede possui 253 hosts conectados simultaneamente, e o broadcast está terrível, tem colisão pra dar e vender, como a VLAN poderia me ajudar nesse sentido,se eu substituir o switch A por um gerenciável, pois se eu divido minha rede em setores, os broadcasts existirão somente nessa VLAN e não serão repetidos para outras VLANs, mas estão no mesmo cabo LAN, ou seja, somente um Host fala por vez, a quantidade de broadcasts na rede não seria a mesma?

  2. #2
    rovilso
    Visitante

    Padrão Entender melhor o VLAN 802.1Q

    Tchê, já conseguiste entender direito suas questões? Estou com as mesmas dúvidas agora, se por ventura tiveres alguma dica ou site, poderias me informar?

  3. #3

    Padrão Re: Entender melhor o VLAN 802.1Q

    Citação Postado originalmente por haas
    Pessoal,

    tenho algumas dúvidas sobre o padrão VLAN 802.1Q, por exemplo:

    1 caso: Tenho um switch gerenciável e não quero que as estações se enchergem, mas todas enchergam os servidores, como eu poderia fazer isso?

    2 caso: Tenho um switch gerenciável e quero dividir com VLAN os setores da empresa, ou seja, somente as máquinas do sertor se enchergam, mas todas as máquinas de todos os setores enchergar os servidores, como eu poderia fazer isso?

    3 caso: Otimização da rede, imagine que tenho somente um switch A não gerenciável e cada porta deste conecta um switch B não gerenciável que distribui os cabos UTP para cada estação do setor, e essa rede possui 253 hosts conectados simultaneamente, e o broadcast está terrível, tem colisão pra dar e vender, como a VLAN poderia me ajudar nesse sentido,se eu substituir o switch A por um gerenciável, pois se eu divido minha rede em setores, os broadcasts existirão somente nessa VLAN e não serão repetidos para outras VLANs, mas estão no mesmo cabo LAN, ou seja, somente um Host fala por vez, a quantidade de broadcasts na rede não seria a mesma?
    Bom vamos por partes:

    1-Eh so por cada porta do switch em uma Vlan diferente, e uma porta pro servidor em trunking, ae as estações não se enxergam, mas todas se enxergam o servidor.

    2-Eh a mesma ideia do 1, so que ae varias portas pertenceriam a 1 vlan

    3-Se eu entendi no switch A, tem por exemplo n switchs ligados nele que vao para outras redes, se for assim bota cada switch em uma Vlan que o dominio de broadcast fica restrito ao switch que ta embaixo do switch A.

    QQ duvida so falar ae.

    falows

  4. #4

    Padrão Entender melhor o VLAN 802.1Q

    é isso ae que o ruyneto disse... :good: