+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Responsabilidade sobre Updates Automaticos de Versao Antiga

    Ola,

    Tenho servidores rodando Fedora 3 e 4, e outros mais antigos rodando Fedora 2 e Conectiva 9. Eu tenho reparado que os updates de softwares para Fedora 3 e 4 tem quase todo dia, mas para os outros praticamente nao tem mais. As distribuicoes tem alguma politica para "nao estarem nem ai" se a gente usa versoes mais antigas??? Pois se tiverem, isso é mais AMADOR do que a politica da propria M$, que garante updates de 10 anos para os SOs, e o Fedora 2 e Conectiva 9 nao tem nem 5 anos!!! Tenho colegas com Suse e Debian mais antigos que dizem ter problemas semelhantes!!! Se for assim, é um total absurdo!!!

  2. #2

    Padrão Responsabilidade sobre Updates Automaticos de Versao Antiga

    Isso depende de empresa pra empresa, mas geralmente eles depois de um tempo so lançam atualizações de extrema segurança, pois imaginam que como é um sistema que não paga voce ja efetuou os testes e migrou para uma versão mais nova, alem disso eu por exemplo no SuSE sempre obtive as versoes dos programas mais novas sem problemas apenas usava o apt-get para isso, ou seja sempre tem um jeito de voce continuar com as atualizações apenas é questão de procurar e testar, e como eu disse se o sistema é de graça quando sair uma versão nova não custa nada voce fazer uma clonagem dos seus dados e testar essa versão nova, pode ate cobrar um valor por isso, alem de agregar valor aos seus serviços.

    falows

  3. #3

    Padrão Responsabilidade sobre Updates Automaticos de Versao Antiga

    Desculpe insistir nisso, mas considero uma visao amadora. Eu trabalho com Linux desde 1998, e dou manutencao em cerca de 20 servidores. A maioria deles sao equipamentos que nao podem parar. Normalmente o cliente compra o equipamento com expectativa de uso por 5 ou mais anos, o que funciona muito bem com o Linux, por ser um SO muito leve. Agora imagine a cada 2 anos ter que ficar explicando para o cliente que eu vou ter que parar a maquina dele para formatar porque a distribuicao "nao esta mais nem ai com as atualizacoes"??? Eu rodo maquinas com Conectiva 7, 8 e 9, Fedora 2, 3 e 4. Os Conectivas rodam automatico de madrugada o "apt-get" e os Fedoras da mesma forma o "yum". Com isso, as maquinas estao "teoricamente" atualizadas. Sinceramente acho o intervalo de duas versoes (que é cerca de 2 anos) muito curto para parar o suporte de atualizacoes. E a desculpa que é de graca, e por isso nao tem problemas nao pode ser dada, pois isso pode ser "municao" para empresas como a M$. Elas podem dizer: "ai, foi usar software de graca, sem suporte, sem responsabilidades, é isso que dá!!!".

  4. #4

    Padrão Responsabilidade sobre Updates Automaticos de Versao Antiga

    Eu não disse que não tem mais suporte mais disse que eles começam a dar suporte apenas a atualizações criticas, e voce como administrador tambem tem de manter o computador atualizado, então voce não precisa parar a maquina e reinstalar tudo, exitem varias formas de voce atualizar o sistema com paradas noturnas de menos de 1 hora, com certeza o sistema não é amador, o que pode ser amador é o pessoal que não busca forma de melhorar e atualizar os seus serviços.

    falows

    PS: a microsoft não da 10 anos de suporte não, apenas veja que o windows 98 foi discontinuado as atualizações em 2004.

    falows

  5. #5

    Padrão Responsabilidade sobre Updates Automaticos de Versao Antiga

    Todas as distribuicoes tem esta politica de manter apenas as atualizacoes criticas de versoes mais antigas? Eu vi que o Fedora Core 1, por exemplo, que eu nao uso mais, mas pode ser que tenha muita gente que use, nao tem mais atualizacao, esta congelado.

    Daqui a pouco o Fedora Core 2 entrara nesta fase de congelamento tambem, e eu fico preocupado se ate as atualizacoes criticas ficarao de fora das preocupacoes do pessoal do Fedora. Neste caso, eu terei que fazer a atualizacao radical mesmo, instalando uma nova versao.

  6. #6

    Padrão Responsabilidade sobre Updates Automaticos de Versao Antiga

    Cara eu não uso mto fedora, mas eu sei que red-hat 7 lançava atualizações das versões criticas ate pelo menos o meio desse ano, pelo menos nos repositorios de apt que eu usava tinha as atualizações. Mas mesmo que não tenha atualizações criticas automaticas mais, voce pode ver quais pacotes que usa que contem vulnerabilidades que possam te influir e instalar esses pacotes voce mesmo, so procurar eles e instalar.

    falows