+ Responder ao Tópico



  1. #1
    cag
    Visitante

    Padrão Dominio no samba, vale a pena ?

    Tenho algumas dúvidas sobre o samba.

    Coloquei o samba rodando dominio com autentificação.

    Funcionou legal.

    Percebi que não tem como mudar as configurações de rede nas estações windows.

    Realmente isso é muito bom, mas tirando isso o samba faz mais algum controle com o sistema operacional ?

    Não sei ainda, se devo realmente rodar o samba com dominio, porque isso da um certo trabalho para cadastrar as máquinas etc...
    Preciso encontrar outras vantagens para rodar com dominio.

    Só uma observação:

    Quando coloquei o windows XP, para rodar no dominio mudou a maneira de entrar no sistema.

    Quando tirei o dominio, ele continuou a entrar da mesma maneira.
    Não tem como voltar, da maneira antiga ?

    Outra coisa, já existia um usuário no windows xp, só funcionou no dominio um novo usuário, não tem como meu usuário atual entrar no dominio ?

    Porque é complicado perder todo desktop, configurações etc...

  2. #2
    jlbavaresco
    Visitante

    Padrão Têm sim!

    Têm sim! Tu vai no painel de controle, contas de usuario e têm a opção alterar a maneira como os usuarios fazem logon. Marque as duas opções e o logon será como originalmente!
    Espero ter ajudado!

  3. #3
    cag
    Visitante

    Padrão Dominio no samba, vale a pena ?

    é verdade, eu não tinha visto valeu

    Meu usuário atual, pode entrar em um dominio ?

    Porque quando entro em um dominio, com meu usuário atual não aparece as minhas configurações, desktop/atalhos/documentos etc

  4. #4
    jlbavaresco
    Visitante

    Padrão Acho que sim

    Eu nunca configurei o samba com dominio, coloco ele sem controle de acesso, mas eu já vi com dominio, basta cadastrar o teu usuario atual no linux, acho que deve ser isso!
    Boa sorte!

  5. #5
    cag
    Visitante

    Padrão Dominio no samba, vale a pena ?

    eu cadastrei no linux, mas quando entro com o meu login, fica tudo default do windows.

    Igual quando cria um novo usuário, perde tudo.

    Ele não reconhece como meu usuário, fica USUARIO.DOMINIO
    :cry:

  6. #6
    Visitante

    Padrão Dominio no samba, vale a pena ?

    Como os IDs de usuários são diferentes, ele cria um novo perfil no windows.

  7. #7

    Padrão Dominio no samba, vale a pena ?

    quanto ao trabalho de cadatrar a maquinas issu não existe mais, o samba 3 realiza esta tarefa automaticamente ao engressar a maquina no dominios DESDE QUE esteja corretamente configurado o smb.conf.........

  8. #8
    bfmano
    Visitante

    Padrão smb.conf

    Galera para cadastrar a maquina automática, adicione a seguinte linha no seu smb.conf, seção [Globals], segue a linha:



    add user script = /usr/sbin/useradd -d /dev/null -g machines -c 'Machine Account' -s /bin/false -M %u

  9. #9
    cag
    Visitante

    Padrão Dominio no samba, vale a pena ?

    Muito Obrigado pessoal, quanto o usuário antigo do windows, tem alguma maneira de passar ele para o dominio, sem perder o desktop/configurações pessoais etc ?

  10. #10

    Padrão Document and settings

    Uma maneira, talvez não a mais fácil, seria vc copiar o diretório do usuário antigo dentro de document and settings, e depois (como administrador da máquina) colar no novo usuário, desta forma todos as configurações (e-mail, plano de fundo, favoritos e etc) já estará no novo usuário.

  11. #11
    cag
    Visitante

    Padrão Dominio no samba, vale a pena ?

    é assim deve funcionar, mas precisa entrar no modo de segurança copiar etc...
    é uma saida.


    Eu pelo menos acho, que o windows não deve ter uma possibilidade mais fácil.
    Só na (Mão) mesmo.

    Colega, agora fiquei pensando aqui, a máquina só entra no dominio depois que o root autentifica primeiro.

    Eu não gostaria de passar a senha do root, será que não tem uma saída para esse problema ?

    Obrigado

  12. #12
    Visitante

    Padrão Dominio no samba, vale a pena ?

    cara, se não me engano o win2000/XP tem essa opção(passar as configurações de um user pra outro), faiz logon como administrador e vai em (meu computador > propriedades > perfis de usuário) acho q é isso, lá tem uma lista de todos os usuarios cadastrados no win, clica em cima do q vc quer pegar as configurações e manda copiar para, daí vc direciona pra cima da pasta do outro usuario q fica dentro de documents and settings e manda copiar, ele vai apagar todo o perfil do usuario e colocar tudo igualzinho o outro.


    Obs: pra isso funcionar vc tem q ter feito logon pelo menos uma vez com o novo usuario, assim a pasta no Documents and settings será criada.



    Acho q é isso aí.

  13. #13
    cag
    Visitante

    Padrão Dominio no samba, vale a pena ?

    beleza, valeu mesmo.

    Quero tirar um tempo para testar isso.

    Colega, tenho uma simples dúvida com PDC.
    Eu preciso cadastrar em cada máquina o usuário que será administrador ?
    Achei que a configuração era válida para todos os micros da rede, mas acho que estou engado.

    Cada máquina que loga no dominio tem seus usuários, e administradores da mesma.

  14. #14
    adelmar
    Visitante

    Padrão Dominio no samba, vale a pena ?

    Citação Postado originalmente por cag
    beleza, valeu mesmo.

    Quero tirar um tempo para testar isso.

    Colega, tenho uma simples dúvida com PDC.
    Eu preciso cadastrar em cada máquina o usuário que será administrador ?
    Achei que a configuração era válida para todos os micros da rede, mas acho que estou engado.

    Cada máquina que loga no dominio tem seus usuários, e administradores da mesma.
    amigo comigo eu tive que cadastar em cada lmmáquina os direito dfe usuários, lá no painel de controle em usuários, ele vai pedir a senha e login do administrador e do root, deposi localoza e adciona o usuarios com os direitos que vc quer dar.

  15. #15
    cag
    Visitante

    Padrão Dominio no samba, vale a pena ?

    Ola adelmar,

    Desculpe pela demora da resposta.

    Realmente precisa cadastrar máquina por máquina, fica complicado assim.
    Até para manutenção, fica chato fazer isso.

    Imaginem quando chega máquina nova, sou obrigado ir no local e colocar os administradores para a nova máquina. (Sem falar que precisa logar como root a primeira vez)

    Acho eu, que deve ter uma forma automática para fazer isso

    Talvez carregando um .reg, no momento do login (Algo parecido)

    Deve ter uma solução mais fácil, caso contrário é preciso pensar 2 vezes antes de colocar um dominio.

    Obrigado

  16. #16
    adelmar
    Visitante

    Padrão Dominio no samba, vale a pena ?

    Citação Postado originalmente por cag
    Ola adelmar,

    Desculpe pela demora da resposta.

    Realmente precisa cadastrar máquina por máquina, fica complicado assim.
    Até para manutenção, fica chato fazer isso.

    Imaginem quando chega máquina nova, sou obrigado ir no local e colocar os administradores para a nova máquina. (Sem falar que precisa logar como root a primeira vez)

    Acho eu, que deve ter uma forma automática para fazer isso

    Talvez carregando um .reg, no momento do login (Algo parecido)

    Deve ter uma solução mais fácil, caso contrário é preciso pensar 2 vezes antes de colocar um dominio.

    Obrigado
    depois de vc configuar a máquina no domínio, cada usuário que logar nessa máquina será criada uma pasta para cada um naquele computador. se vc não alterar o tipo de acesso o suário será um simplesmortal na máquian com direitos total apenas a sua conta. isso é um forma segura para que o usuário não mexa no windos.