Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L

Página 3 de 3 PrimeiroPrimeiro 123
+ Responder ao Tópico

1. Citação Postado originalmente por aledr
    Acho que a principal questão seja redução de custos e dor de cabeça.
    Mesmo que um PC ofereça possibilidades muito maiores, tem aquele velho problema da "natureza".
    Queimar uma fonte, cooler travado, sobre-aquecimento, evitar o deslocamento para corrigir esses pequenos problemas (o que demanda tempo e gera gastos $$$), entre outros.
    Manter um AP (ou um roteador Wireless/ADSL com firmware regravado) por 250 réis é muito mais econômico e viável. Você pode fazer a administração remota por uma interface web e ainda pode deixar ele reiniciando de tempo em tempo (cada reinício leva 5 segs em média e nem prejudica os clientes mais fanáticos por internet hehe).

Muita facilidade eu diria.
    Concordo, tbem trabalho com Ovislink, Edimax, Dlink para fazer isto... mas neste caso é para uns 50 clientes. Com um Linux poder fazer um proxy/cache para economizar banda, bloquear portas vulneráveis.. entre outros...

Não acho que o custo aumentaria, pois com 250,00 da para ter um k6II 400 com 128 RAM que atenderia perfeitamente....

Cada caso é um caso e dever ser analizado...

Dor de cabeça vc pode ter até com estes equimantos que tambem travam, como falei trabalho com vários e conheço os "bichinhos". Tenho pc em alguns condomínios que até esqueci onde ficam, pois nunca tive problemas.. é meio relativo... logicamente problemas de hardware sempre são um problema...

vlw

2.    Publicidade

3. Citação Postado originalmente por bauer
    <...>Não acho que o custo aumentaria, pois com 250,00 da para ter um k6II 400 com 128 RAM que atenderia perfeitamente....

<...>Dor de cabeça vc pode ter até com estes equimantos que tambem travam, como falei trabalho com vários e conheço os "bichinhos". Tenho pc em alguns condomínios que até esqueci onde ficam, pois nunca tive problemas.. é meio relativo... logicamente problemas de hardware sempre são um problema...
    Bauer,

Onde tu consegue K6 por esse preço. Aqui onde moro a média de preço deles é de 400 reais e além disso precisa comprar placa e adptadora para colocar nele o que custa mais uns bons US$ 100,00 (no mínimo do mínimo). A não ser que queira colocar uma PCI LG ou algo assim e emular um driver usando o ndiswraper, o que não é nem um pouco aconselhável.

Outro problema que não pode ser relativo e sim muito bem abordado na hora da escolha é o hardware. Imagine que com uma descarga elétrica queime um processador desse computador, ou uma placa-mãe... O provedor vai demorar pelo menos 24 horas para conseugir outra, SE conseguir... Enquanto isso usando um rádio de 80 a 90 doláres, simplesmente é trocado por outro imediatamente e não deixa nenhum cliente insatisfeito.

Eu tenho usandos Ovislink, mas não sei se ele guenta 50 clientes em NAT com wireless (em modo bridge tenho certeza de que não aguenta). O máximo que já coloquei foram 22 clientes simultâneos em cima de um AP desses e ficou 100% ok (com mini-distro linux).

Existem os modelos novos da Ovislink e de marcas parecidas que usam o mesmo chipset (8186) e são 802.11b/g que estão custando em torno de 250 reais e já vem com 4 portas LAN, mini-distro linux e pigtail... O custo é muito mais baixo que um PC...

Att,

Nataniel Klug

4. Citação Postado originalmente por nataniel
    Citação Postado originalmente por bauer
    <...>Não acho que o custo aumentaria, pois com 250,00 da para ter um k6II 400 com 128 RAM que atenderia perfeitamente....

<...>Dor de cabeça vc pode ter até com estes equimantos que tambem travam, como falei trabalho com vários e conheço os "bichinhos". Tenho pc em alguns condomínios que até esqueci onde ficam, pois nunca tive problemas.. é meio relativo... logicamente problemas de hardware sempre são um problema...
    Bauer,

Onde tu consegue K6 por esse preço. Aqui onde moro a média de preço deles é de 400 reais e além disso precisa comprar placa e adptadora para colocar nele o que custa mais uns bons US$ 100,00 (no mínimo do mínimo). A não ser que queira colocar uma PCI LG ou algo assim e emular um driver usando o ndiswraper, o que não é nem um pouco aconselhável.

Outro problema que não pode ser relativo e sim muito bem abordado na hora da escolha é o hardware. Imagine que com uma descarga elétrica queime um processador desse computador, ou uma placa-mãe... O provedor vai demorar pelo menos 24 horas para conseugir outra, SE conseguir... Enquanto isso usando um rádio de 80 a 90 doláres, simplesmente é trocado por outro imediatamente e não deixa nenhum cliente insatisfeito.

Eu tenho usandos Ovislink, mas não sei se ele guenta 50 clientes em NAT com wireless (em modo bridge tenho certeza de que não aguenta). O máximo que já coloquei foram 22 clientes simultâneos em cima de um AP desses e ficou 100% ok (com mini-distro linux).

Existem os modelos novos da Ovislink e de marcas parecidas que usam o mesmo chipset (8186) e são 802.11b/g que estão custando em torno de 250 reais e já vem com 4 portas LAN, mini-distro linux e pigtail... O custo é muito mais baixo que um PC...

Att,

Nataniel Klug
    Correto, como te falei também uso...

Com relação a descarga elétria é ralativo, se queima um pc, pode queimar um Ovslink..... Se queimar apenas a fonte já é bem mais barato que o radio... tudo é relativo.

Lembrando, que estou abordando isto pelas opções de impementação que o mdmartins quer utilizar, sendo que não conheço um equipamento que faça tudo o que ele quer...., principalmente:

4) Fazer DHCP com diferentes sub-nets amarrado por MAC/IP
    Ex. MAC: 00-01-02-03-04-05 -> 192.168.1.10
    MAC: 00-01-01-01-01-01 -> 192.168.2.10

Não estou dizendo que é a melhor solução ou a mais barata e sim uma da(s) soluçõe(s) que podem ser aplicada para a resolução da implementação que ele deseja, podendo agregar mais ainda como um cache para economizar banda.

Também acho mais vantajoso o uso de Ovislink, Dlink entre outros... mas cada caso é um caso....

[];

5.    Publicidade