+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão GARANTIA de banda

    Srs, sei bem que o CBQ faz limitação de banda de conexôes, mas ele(ou outro serviço) poderia ser usado para garantir a banda da conexão, ou seja: se eu determino que fulano tem 64k, quando ele conectar, garanta os seus 64k. Tenho essa necessidade por causa do VOIP. Além disso tenho alguns usuários críticos que precisam tem acesso rápido em alguns momentos do dia.

    Agradeço a ajuda dos mestres,
    Marco

  2. #2

    Padrão GARANTIA de banda

    Olha o CBQ funciona adequadamente, aqui na empresa, temos um link de 3MB e para os ATA Voip, a banda é 64K, e não temos problema.

    Agora é difícil garantir 64K no ATA se meu link é de 512, e outros usuários utilizam o link sem controle. O CBQ LIMITA a velocidade. Se vc tem link "sobrando" não vejo porque ele não garantir, porque na realidade quem garante é o forncedor do seu link. Apenas vc diz que o seu ATA precisa usar 64K da banda disponível.

  3. #3

    Padrão GARANTIA de banda

    Sete a variável ISOLATED=yes para que o cliente não abra mão de sua banda mesmo que nao esteja usando-a.

  4. #4

    Padrão GARANTIA de banda

    Tmb uso o CBK para limitar banda de usuario de um cliente e efetuando testes, funciona perfeitamente !!

    Os usuários usam no máximo a banda que disponibilizei para eles !!

    Também configuro através do CBQ um uso "não inferior a...."

    Ex:

    tc class add dev eth1 parent 1: classid 1:2 cbq bandwidth 10Mbit rate 64Kbit w
    eight 64Kbit prio 5 allot 1514 cell 8 maxburst 20 avpkt 3000 bounded

    Para este o uso será de no máximo 64Kbit não inferior a 64kbit

    Agora Jim, onde configuro este parametro " ISOLATED=yes". E o que ele quer dizer exatamente ??

    Poderia explicar ??

    mtec :good: :good: :good:

  5. #5

    Padrão GARANTIA de banda

    Citação Postado originalmente por mtec
    Agora Jim, onde configuro este parametro " ISOLATED=yes". E o que ele quer dizer exatamente ??

    Poderia explicar ??

    mtec :good: :good: :good:
    em /etc/sysconfig/cbq, tem arquivos com configuraçoes especificas para o cbq, entao:

    device=eth0,100Mbit,10Mbit
    rate=64Kbit
    Weight=6Kbit
    prio=5
    rule=:80/0xffff,192.168.192.1/24
    bounded=yes
    ISOLATED=yes

    A função faz exatamente o que o colega jim informou. Mesmo que o IP não esteja usando os 64K, ele não emprestará para outro IP o que não usa

  6. #6

    Padrão GARANTIA de banda

    Essa configuração seria a do CBQ propriamente dita ?? Pois eu configuro o CBQ usando um script com as linhas do tipo as que mencionei acima.

    Devo tmb implementar as opções que vc mencionou além do script ??

    mtec :?

  7. #7

    Padrão GARANTIA de banda

    Citação Postado originalmente por mtec
    Essa configuração seria a do CBQ propriamente dita ?? Pois eu configuro o CBQ usando um script com as linhas do tipo as que mencionei acima.

    Devo tmb implementar as opções que vc mencionou além do script ??

    mtec :?
    Dá uma olhada aqui: https://under-linux.org/noticia4503.html

    Tem tudo que vc precisa saber.

    JR

  8. #8

    Padrão GARANTIA de banda

    Vlw :good:

    mtec

  9. #9

    Padrão Re: GARANTIA de banda

    Citação Postado originalmente por marcoeloy
    Srs, sei bem que o CBQ faz limitação de banda de conexôes, mas ele(ou outro serviço) poderia ser usado para garantir a banda da conexão, ou seja: se eu determino que fulano tem 64k, quando ele conectar, garanta os seus 64k. Tenho essa necessidade por causa do VOIP. Além disso tenho alguns usuários críticos que precisam tem acesso rápido em alguns momentos do dia.

    Agradeço a ajuda dos mestres,
    Marco
    marcoeloy,

    Entendo a sua preocupação e não têm relação com o CBQ e sim com sistmas de QoS. Você precisa que o seu link mantenha um determinado patamar para o VoIP e para isso você vai precisar, e muito, de politicas de tratamento de pacotes.

    Alguns firewalls têm essas funções como o Pocketeer, mas você pode, com um pouco de trabalho, fazê-las em seu box linux (gateway) usando ferramentas simples como o iptables, iproute2, filtros de pacotes.

    Te garanto que funciona, eu ainda estou aprendendo isso e daqui uns dias estarei com alguma experiência.

    Att,

    Nataniel Klug