+ Responder ao Tópico



  1. #1
    jlbavaresco
    Visitante

    Padrão Suse 10. apt-get

    Olá pessoal! Eu uso conectiva 10 e estou querendo migrar de distro, estou pensando no sus 10.0 gostaria de saber se ele possui o apt-get, e se a configuração é baseada no red hat.
    Uso para firewall com squid, controle de banda e samba.
    Vocês têm alguma dica de uma distribuição estável, qual vocês recomendam?
    Obrigado pela atenção amigos!
    Um forte abraço a todos!

  2. #2

    Padrão Suse 10. apt-get

    Pra mim SuSE é uma otima distro e tem sim apt-get: http://linux01.gwdg.de/apt4rpm/

    Mas a configuração não tem nada haver com red hat, mtas pessoas confundem isso, mas não é pq SuSE usa rpm, que ela é baseado em RH na verdade o SuSE surgiu antes do RH.

    falows

  3. #3

    Padrão Suse 10. apt-get

    Fala jlbavaresco,

    Concordo com Ryneto...
    Eu nesses 2 ultimos anos tenho usado somente o Suse...
    E a minha empresa está fazendo com que eu e mais 2 caras façam a certificação da Novell Suse com o SLES 9.
    Suse Linux Enterprise Server 9.
    é muito loko...vc tem o YAST....q é totalmente funcional e nao suja os arquivos de configuração.

    mas tb ainda fico com meu Debian ...rs.


    abracos

    Jeff

  4. #4

    Padrão Suse 10. apt-get

    Nos últimos dias trabalhei com o Small Business Server da SuSE/Novell e é simplesmente esplêndido.

    Jeff, tem como você falar um pouco mais sobre a cerificação? Tipo custos, local em que está estudando, esse tipo de coisa?

    [ ] 's

  5. #5

    Padrão Suse 10. apt-get

    Citação Postado originalmente por aledr
    Nos últimos dias trabalhei com o Small Business Server da SuSE/Novell e é simplesmente esplêndido.

    Jeff, tem como você falar um pouco mais sobre a cerificação? Tipo custos, local em que está estudando, esse tipo de coisa?

    [ ] 's

    Fala Aledr,

    entao to fazendo o curso na CNT Brasil na Av. paulista, 925, em frente a gazeta, é a unica emrpesa certificadora em Novell Suse.
    Os cursos que estou fazendo para tirar o CLP que é a primeira certificação são:
    CLP - Certified Linx Professional
    3036
    3037
    3038

    e saiu em torno de 3.050,00 reias...este preço foi devido que a empresa que trabalho tem parceria com a Novell, e para que ela nao perca a parceria Gold, tem q ter 3 pessoas certificadas em Suse Linux.

    Depois ainda tem acho que mais 2 ou 3 modulos, que envolvem seguranca entre outras coisas, dai para tirar o CLE - Certified Linux Enginner. as provas sao diretamente na Novell lá na Berrini com a Nacoes Unidas, isso para Sao Paulo ne

    Devo fazer a prova em Novembro, e é tudo prática.
    ACho que vai valer a pena...pois depois ja foi fazer o LPI.

    bem, é isso.....se for investir, invista em LINUX.
    Na empresa que trabalho estao migrando Oracle, IMSS que é o virus wall da Trend tudo para linux.

    abraços

    Jeff

  6. #6

    Padrão Suse 10. apt-get

    Galerinha, que legal que está aparecendo tópicos sobre o SuSE.
    Eu uso o Slackware 10.1 como servidores na empresa. Temos 2 servidores utilizando o Slack e um com o Conectiva 8.
    Mas instalei o SuSE 9.3 no meu pc pessoal na empresa para conhecê-lo.
    É uma distro muito poderosa também. Pena que tem poucos artigos sobre o SuSE.
    Mas é legal ver o SuSE sendo comentado aqui. E é agradável termos n distribuições Linux muito boas.
    Inté + ..........

  7. #7

    Padrão Suse 10. apt-get

    Cara tem pouca documentação voltada especificamente para SuSE, mas seguindos documentações gerais sempre consegui fazer tudo no SuSE, a unica coisa que tem de conhecer é os locais dos arquivos de configuração que são bem diferentes da maioria das outras distos, mas que eu acho mais organizados.

    falows

  8. #8

    Padrão Suse 10. apt-get

    Eu particularmente gostaria de entender como configurar o firewall que vem como padrão nele. Ainda não consegui entender mesmo. E tentei alguns dias atrás configurar o smb.conf que é instalado nele, mas também não consegui fazê-lo funcionar.
    O negócio é estudar e pesquisar. O SuSE é excelente.
    Se alguém que utiliza o SuSE puder publicar tutoriais dessa distro seria ótimo.
    Um abraço galera ........ :good:

  9. #9

    Padrão Suse 10. apt-get

    Com certeza, o SuSE esta cada vez mais poderoso! E ao contrariando as regras, os configuradores gráficos sempre funcionam!! :P
    O firewall dele é bem diferente pois tem umas chains diferentes e tal, mas é show de bola.
    A galera que puder disponibilizar material sobre ele, ou até mesmo sobre a Novell, por favor faça-o.

    [ ] 's

  10. #10

    Padrão Suse 10. apt-get

    Bom se eu tiver tempo ate escrevo alguma coisa, mas final de facul é dificil não to com tempo pra pegar e escrever mto, mas o jeito mais legal de aprender o firewall do SuSE é ler o arquivo de configuração dele, ele explica como funciona a maior parte das coisas, e se não me engano tb tem um tipo manual dele nas documentações do SuSE.

    falows

  11. #11

    Padrão Suse 10. apt-get

    Não sei, mas quando estava iniciando no Linux, um dos nossos moderadores me sugeriu sempre tentar configurar os pacotes do Linux, preferencialmente no modo texto. Eu mesmo tinha a mania de usar o Linuxconf no Conectiva e depois o Synaptic. Parece que quando configuramos na mão, nos proporciona um conhecimento ou domínio melhor do sistema operacional. É claro que no caso do SuSE é um avanço. E temos mais é que conhecer, pesquisar e aprender. O chato é quando as vezes precisamos por exemplo configurar alguma máquina Linux de alguém que nos pede ajuda, ou até nos paga por isso. E aí nessa hora quando a distro não um SuSE por exemplo, a coisa as vezes pode nos complicar.
    Não quero aqui polemizar sobre isso.
    Um grande abraço a todos ....... 8)

  12. #12

  13. #13

    Padrão Suse 10. apt-get

    Citação Postado originalmente por pssgyn
    Não sei, mas quando estava iniciando no Linux, um dos nossos moderadores me sugeriu sempre tentar configurar os pacotes do Linux, preferencialmente no modo texto. Eu mesmo tinha a mania de usar o Linuxconf no Conectiva e depois o Synaptic. Parece que quando configuramos na mão, nos proporciona um conhecimento ou domínio melhor do sistema operacional. É claro que no caso do SuSE é um avanço. E temos mais é que conhecer, pesquisar e aprender. O chato é quando as vezes precisamos por exemplo configurar alguma máquina Linux de alguém que nos pede ajuda, ou até nos paga por isso. E aí nessa hora quando a distro não um SuSE por exemplo, a coisa as vezes pode nos complicar.
    Não quero aqui polemizar sobre isso.
    Um grande abraço a todos ....... 8)
    Eu configuro a maioria das coisas do SuSE na mão mesmo, até o firewall eu já dei uma mexida não mao mesmo.

    falows

  14. #14

    Padrão Suse 10. apt-get

    Citação Postado originalmente por pssgyn
    Não sei, mas quando estava iniciando no Linux, um dos nossos moderadores me sugeriu sempre tentar configurar os pacotes do Linux, preferencialmente no modo texto. Eu mesmo tinha a mania de usar o Linuxconf no Conectiva e depois o Synaptic. Parece que quando configuramos na mão, nos proporciona um conhecimento ou domínio melhor do sistema operacional. É claro que no caso do SuSE é um avanço. E temos mais é que conhecer, pesquisar e aprender. O chato é quando as vezes precisamos por exemplo configurar alguma máquina Linux de alguém que nos pede ajuda, ou até nos paga por isso. E aí nessa hora quando a distro não um SuSE por exemplo, a coisa as vezes pode nos complicar.
    Não quero aqui polemizar sobre isso.
    Um grande abraço a todos ....... 8)
    Eu configuro a maioria das coisas do SuSE na mão mesmo, até o firewall eu já dei uma mexida não mao mesmo.

    falows

  15. #15

    Padrão Suse 10. apt-get

    Ruyneto, passe essa dicas prá nós caro amigo.
    O SuSE é muito bom. Eu estou usando ele no meu pc pessoal na empresa e no meu pc em casa. Mas conheço pouco. Uso o Slackware. Mas admiro o SuSE. Estou instalando o SuSE 10.0. Usava o 9.3. Não entendi ainda o Firewall que o acompanha e nem o Samba. O SuSE tem características próprias.
    Se puder caro amigo, publique um material do tipo do que o Xstefanox fez com o squid que hoje é uma referência no Underlinux.
    Sei que é uma trabalheira ..........!!!!!!!
    Mas vale esperar ........... :clap:

  16. #16

    Padrão Suse 10. apt-get

    Também tenho muito interesse no SUSE, no que puder ajudar, estarei colocando aqui no Under algum material.

    Abraço a todos

  17. #17

    Padrão Suse 10. apt-get

    Citação Postado originalmente por pssgyn
    Ruyneto, passe essa dicas prá nós caro amigo.
    O SuSE é muito bom. Eu estou usando ele no meu pc pessoal na empresa e no meu pc em casa. Mas conheço pouco. Uso o Slackware. Mas admiro o SuSE. Estou instalando o SuSE 10.0. Usava o 9.3. Não entendi ainda o Firewall que o acompanha e nem o Samba. O SuSE tem características próprias.
    Se puder caro amigo, publique um material do tipo do que o Xstefanox fez com o squid que hoje é uma referência no Underlinux.
    Sei que é uma trabalheira ..........!!!!!!!
    Mas vale esperar ........... :clap:
    Cara o seguinte se eu tivesse tempo ate fazia mas minha vida anda meio enrolada, mas se der passo pelo menos umas dicas la no wiki.

    falows