+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Duplicação de HD via dd

    Olá amigos do Fórum ...

    Possuo dois servidores rodando o CL9 que ficam em um site externo. No mês passado por questões de contingência, tentei duplicar os HD deste servidores via GHOST sem sucesso. Após umas pesquisas na www, chequei a possibilidade de efetuar a cópia vi dd. Baixei o Kurumin live CD e fiz o teste em uma máquina W2K3 e funcionou perfeitamente, ou seja clonei um HD inteiro do W2K3 para o outro que deu boot e funcionou sem problemas.

    Agora pretendo aplicar a mesma solução nos servidores CL9, mas o problema é que só posso efetuar esta manobra no final de semana, além do incoveniente de ter que ir até o data center.

    Os HD de backup já estão nas duas máquinas e reconhecido pelo CL9. A pergunta :

    Dá para fazer o dd com as máquinas rodando em produção ?

    Obrigado


    Paz, Saúde e Amor ....


    Paulo Roberto

  2. #2

    Padrão Re: Duplicação de HD via dd

    Citação Postado originalmente por prs_linux
    Olá amigos do Fórum ...

    Possuo dois servidores rodando o CL9 que ficam em um site externo. No mês passado por questões de contingência, tentei duplicar os HD deste servidores via GHOST sem sucesso. Após umas pesquisas na www, chequei a possibilidade de efetuar a cópia vi dd. Baixei o Kurumin live CD e fiz o teste em uma máquina W2K3 e funcionou perfeitamente, ou seja clonei um HD inteiro do W2K3 para o outro que deu boot e funcionou sem problemas.

    Agora pretendo aplicar a mesma solução nos servidores CL9, mas o problema é que só posso efetuar esta manobra no final de semana, além do incoveniente de ter que ir até o data center.

    Os HD de backup já estão nas duas máquinas e reconhecido pelo CL9. A pergunta :

    Dá para fazer o dd com as máquinas rodando em produção ?

    Obrigado


    Paz, Saúde e Amor ....


    Paulo Roberto
    Pesquise sobre SystemImager....

  3. #3
    belvio
    Visitante

    Padrão Duplicação de HD via dd

    vou acompanhar o tópico.

  4. #4
    cradiao
    Visitante

    Padrão Nao recomendável

    O DD inicialmente nao é um comando para a clonagem de hds.. logo ele nao detecta alteracoes nos arquivos, ele vai de bit a bit gerando um arquivo iso...


    imagine o problema. vc tem um banco de dados de 2 gb...

    nele contem a seguinte codigo binário...

    1100010100010010101010101 ..... lá pra frente.. mas bem lá pra frente 101000010101

    imagine que o comp, leve uns 5 minutos pra clonar essa parte..
    o problema é... se nesse intervalo de tempo.. o conteudo inicial do banco de dados for alterado.... o arquivo se corrompe...

    o ideal mesmo.. é o kurumin... sem os cabos de rede mesmo...


    Att.
    Cláudio Mendes
    Eng. Computação
    Expert Soluções em Informática
    Londria - PR
    MSN: [email protected]
    UIN: 12628720

  5. #5

    Padrão Duplicação de HD via dd

    Bem, vc pode sim usar o dd. Basta que vc faça backup dos arquivos que sofrem alterações constantemente (bancos de dados, logs, emails, etc...)

    Assim, quando vc for utilizar o clone, basta restaurar estes arquivos.

  6. #6

    Padrão Duplicação de HD via dd

    Primeiramente obrigado pela respostas ...

    Eu tenho ciência das alterações efetuadas em tempo real de execução do SO. No AIX eu posso dar um shutdown -Fm ou entrar em init 1 para executar em modo mono-usuário. Estou pensando em fazer isto, mas infelizmente terei que ir no data center para efetuar a manutenção.

    Paulo Roberto

  7. #7

    Padrão Duplicação de HD via dd

    Citação Postado originalmente por Jim
    Bem, vc pode sim usar o dd. Basta que vc faça backup dos arquivos que sofrem alterações constantemente (bancos de dados, logs, emails, etc...)

    Assim, quando vc for utilizar o clone, basta restaurar estes arquivos.
    Hoje já efetuo backup dos arquivos que sofrem alterações e vou fazer o dd, pois tenho um HD disponível para em caso de contingência, somente restaurar estes arquivos.

    Obrigado pela resposta.


    Paulo Roberto

  8. #8
    Visitante

    Padrão Duplicação de HD via dd

    Olá amigos do Fórum ....

    Neste último fim de semana, fui ao Data Center e efetuei o clone dos HD, via DD com sucesso, inclusive efetuei boot com os HD clonados.

    Obrigado a todos que contribuiram com informações.


    Paz, Saúde e Amor para todos


    Paulo Roberto Rocha Souza