+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Logs do sistema

    Pessoal, dei uma olhada no forum e não encontrei algo que falasse sobre logs do sistema.
    Gostaria de saber como funciona, se esses logs são limpos pra não armazenar muito espaço no HD, ou se tenho que limpar manualmente. Como proceder????
    Grato.

  2. #2

    Padrão Logs do sistema

    qual distro ta usando ?
    logs do sistema vc nao precisa apagar nao.

  3. #3

    Padrão Logs do sistema

    Minha distribuição é o Rad Hat 9.
    Mas vi em vários sites que os logs geram arquivos gigantes no HD.

  4. #4

    Padrão Logs do sistema

    Colega, a maioria das distros traz um utilitario chamado "logrotate" que serve para isso mesmo, vc coloca uma entrada pra ele na cron, e ele faz o resto

  5. #5

    Padrão Logs do sistema

    Como uma boa dica de segurança na instalação crie uma partição separada para os arquivos de log (/var).
    Isso fara uma grande diferença se sofrer um ataque!

  6. #6

    Padrão Logs do sistema

    Legal....agradeço as respostas dos amigos.

  7. #7

    Padrão Logs do sistema

    Mas como faço essa entrada no cron, por exemplo pra ele apagar os logs todos os meses????

  8. #8

    Padrão Logs do sistema

    Cara procure sobre o logrotate ele trabalha básicamente com 2 pontos o arquivo /etc/logrotate.conf e com as especificações de cada arquivo de log em /etc/logrotate.d/ dentro dessa pasta estão as espcificações de logs de alguns programas.

    falows

  9. #9
    vfsmount
    Visitante

    Padrão Logs do sistema

    Olá amigo

    realmente, é possivel um servidor parar por causa de logs.
    é incrivel, porém existem ataques DoS que ficam tentando fazer coisas
    com o computador até o hd ficar cheio de logs, entao o samba, por exemplo para de funcionar.

    Por isso e bom fazer como o amigo ai em cima disse, criar uma particao para /var, isso ajuda bem

    valew

  10. #10

    Padrão Logs do sistema

    Coreto, mas como faria pra gravar os logs nessa partição, suponhas que criasse uma /var, onde redirecionaria os logs para ela?

  11. #11

    Padrão Logs do sistema

    os logs ja ficam no /var, eles ficam em /var/log

    falows

  12. #12

    Padrão Logs do sistema

    Certo, mas gsotaria de colocar os logs em uma outra partição. Não teria que mexer em algum arquivo, para que o sistema deixe de gravar os lgos no padrão e passe a gravar na nova partição?

  13. #13

    Padrão Logs do sistema

    sim colega, teria de mexer.. a maioria dos softwares mete os logs em /var/log, pois aí é onde a maioria, senao todas as ditros guardem os logs...para mudar é editar as confs dos softwares e colocar entao a outra dir...
    qnto aos logs do sistem, está tudo em /etc/syslog.conf

  14. #14

    Padrão Logs do sistema

    mas se ele criasse apenas um novo ponto de partição /var em outro hd não seria necessario tudo isso so copiar o conteudo de um /var pro outro e transformar o antigo em outro ponto de montagem, que é o mais facil de fazer.

    falows

  15. #15

    Padrão Logs do sistema

    Rapaziada, ainda não entendi como colocar os arquivos de log na nova partição. O pessoal só fala que tem que colocar e tals, mas não fala como. O que deveria mudar nos arquivos de config?

  16. #16

    Padrão Logs do sistema

    amigo, Se nao tem uma partição disponível para isso, faz o seguinte...
    pega outro hd, formata, altera no fstab para ele ser montado em /var/log, move tudo que tem no /var/log atual e já era.

  17. #17

    Padrão Logs do sistema

    Mas ainda tenho dúvidas, gostaria de montar um novo server já colocando os arquivos de log em uma nova partição.
    Quero saber como faz.
    Se puderem ajudar, ficarei grato.

  18. #18

    Padrão Logs do sistema

    Cara qual é sua duvida?? o pessoal já explicou de mil jeitos, vc já procurou ler sobre o assunto tb?? Acho que voce quer algo pronto se for isso é melhor ler

    falows

  19. #19

    Padrão Logs do sistema

    Já procurei sim, mas não encontrei, creio que é vcs que não estão me entendendo.
    Veja bem, tenho uma partição só para os logs, por exemplo, dei o nome pra ela de /log.
    Qual arquivo devo mudar para que os logs sejam gravados nessa partição, e como devo configurar o tal arquivo. É apenas isso.
    Grato.

  20. #20

    Padrão Logs do sistema

    Cara seguinte no meu systema eu uso o syslog-ng mas tanto faz procure o arquivo syslog-ng.conf ou o syslog.conf e modifique dentro dele esse é o jeito certo, o errado mas que funciona é linkar o /var/log /logs.

    falows