Pessoal, gostaria de uma ajuda.

Estou pesquisando a respeito de uma forma confiável e robusta de se fazer balanceamento de carga entre dois servidores de aplicação (rodando iAS da Oracle). O objetivo além do balanceamento de carga é montar um ambiente de alta disponibilidade, frente a importância que as aplicações instaladas nestes servidores terão.

Pois bem, o iAS não me dá ferramenta para fazer isso. A alternativa é fazer isso em software ou em hardware. Em software, existe alguns problemas para atender, pois a ferramenta que irá fazer obalanceamento de carga precisa ter características como afinidade de sessão (para manter os usuários conectados na máquina onde ele fez login), detecção de morte (para balancear corretamente as conexões), entre outros. Não tenho conhecimento de que ferramenta em software poderia propiciar isso.

Já em hardware, a questão é custo. A melhor alternativa que andei vendo seria o F5bigip. Mas o valor é de apavorar até quem tem dinheiro sobrando. Então estou em uma encruzilhada. Gostaria da opinião de alguém que já tenha experiência com essa tecnologia.

Um grande abraço e obrigado pela atenção.

Rovilso

--