+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão distro para usuarios finais

    Ola pessoal,

    Estamos definindo qual distro usar para instalacao para usuarios finais.
    Qual a opiniao de voces?

  2. #2
    augusto_jdl
    Visitante

    Padrão distro para usuarios finais

    Depende do q estará disponível para o usuário final usar e qual a sua capacidade técnica.

    Aki no TJSE, por exemplo, optamos por remasterizar uma distro a partir do Kurumin, sendo assim limitamos os acessos do KDE a apenas o q usuário poderia acessar.

    Instalamos OpenOffice 2.0, SMB4k, Mozilla Firefox e desabilitamos todos os menus q soh dizem respeito ao administrador, além do q alteramos algumas figuras, como o bootsplah, ícones padronizados, etc...

    Não q tenha sido a melhor escolha, mas por causa do pouco tempo q tivemos para apresentar um resultado satisfatório e pela facilidade dos scripts q vem no Kurumin, achamos melhor utilizá-lo.

    Confesso q não eh a minha distro preferida. Jah usei Conectiva por causa da facilidade q era criar BootRemoto.

    Analise bem e antes de tudo pesquise o q cada usuário precisa usar. Isso é fundamental para evitar aborrecimentos.

    Qualquer coisa estamos aí.

  3. #3

    Padrão distro para usuarios finais

    Basicamente a ideia é ter: OpenOffice, Firefox, Thunderbird, Gaim, Samba, GFTP, compactador, multimidia... é claro que todas as distribuicoes tem tudo isso ou a maioria disso, mas gostaria de saber qual seria a mais amigavel para eles nao ficarem falando que Windows é mais facil de usar. Coisas do tipo teclas de atalho para disparar alguns programas, botao direito do mouse e ja aparecer opcao para zipar, estas coisinhas que facilitam a vida do cidadao e que algumas distros que uso nao tem. Ja usei Conectiva, Debian, hoje uso Fedora tambem, e nenhuma tem estes facilitadores...

  4. #4

    Padrão distro para usuarios finais

    Basicamente a ideia é ter: OpenOffice, Firefox, Thunderbird, Gaim, Samba, GFTP, compactador, multimidia... é claro que todas as distribuicoes tem tudo isso ou a maioria disso, mas gostaria de saber qual seria a mais amigavel para eles nao ficarem falando que Windows é mais facil de usar. Coisas do tipo teclas de atalho para disparar alguns programas, botao direito do mouse e ja aparecer opcao para zipar, estas coisinhas que facilitam a vida do cidadao e que algumas distros que uso nao tem. Ja usei Conectiva, Debian, hoje uso Fedora tambem, e nenhuma tem estes facilitadores...

  5. #5
    luccosta
    Visitante

    Padrão distro para usuarios finais

    Cara eu vou ser bem objetivo.

    Para usuário final, recomendo o SuSe 10, ou Fedora 4. Isto se o usuário não souber nada, se estiver migrando do Windows para Linux.

    Acredito que estas duas distros irão te ajudar muito, pois é necessário acima de tudo ter suporte na mesma.

    Abrax.

  6. #6

    Padrão distro para usuarios finais

    Concordo com o que o luccosta disse o SuSE 10 tem tudo, e é um dos que está mais rapido para inicialização de programas e consome menos memoria que os outros SuSE's anteriores por isso digo SuSE 10 na cabeça.

    falows

  7. #7

    Padrão distro para usuarios finais

    Como esta o SUSE em relacao a lingua portuguesa-BR?
    Ele tem estes atalhos facilitadores para usuarios finais, tipo botao direito - um monte de opcoes disponiveis e faceis de usar?
    Por exemplo, uma opcao "compactar arquivos" ou "selecionar varios arquivos e mandar compactar", ou "selecionar varios e abrir no xmms", e outras coisas aleatorias que tem de monte no Windows...

  8. #8

    Padrão distro para usuarios finais

    ai, dá uma estudada, pode te ajudar :

    http://www.guiadohardware.net/kurumin/#recursos

  9. #9
    luccosta
    Visitante

    Padrão distro para usuarios finais

    Citação Postado originalmente por Edilmar
    Como esta o SUSE em relacao a lingua portuguesa-BR?
    Ele tem estes atalhos facilitadores para usuarios finais, tipo botao direito - um monte de opcoes disponiveis e faceis de usar?
    Por exemplo, uma opcao "compactar arquivos" ou "selecionar varios arquivos e mandar compactar", ou "selecionar varios e abrir no xmms", e outras coisas aleatorias que tem de monte no Windows...
    Tudo depende de qual gerenciador de janelas vc esta usando.
    Lá em casa eu tenho instalado na minha máquina com o Gnome e por padrão todos os programas estão abrindo normalmente, basta clicar no ícone do arquivo que ele já encontra a aplicação correta.
    Como já usei muito o KDE, sei que as opções de botão direito habilitam recursos como compactação nos formatos mais usados.
    Acho que a melhor coisa que vc pode fazer é baixar as ISOs e depois fazer um mini lab com algumas máquinas de sua rede. Isto pq muitos hardwares podem não ser detectados/encontrados/configurados corretamente. Ai vc vai ficar frustrado no momento da migração.

    Um detalhe muito importante: lembre-se que vc esta usando Linux, no geral a implementação de teclados e outros dispositivos já estão bem maduras e vc não encontrará muitas dificuldades para a customização de acordo com suas necessidades.

    Tente ser o mais fiel a seu ambiente possível e seja muito crítico antes de abraçar a solução escolhida, assim vc diminui o impacto negativo que uma migração mal planejada pode causar em seus usuários e principalmente Gerentes.

    No mais estamos aqui pra te ajudar.

  10. #10

    Padrão distro para usuarios finais

    Como o luccosta disse uso SuSE com KDE e ele tem o botão direito com mais atalhos que o windows inclusive, e ja consegui por ate tipo um daemon tools rodando aqui, então digo se procura coisa desse tipo pode testar o SuSE que não vai se arrepender.

    falows

  11. #11

    Padrão distro para usuarios finais

    Concordo e apoio o SuSE!!!
    Mas sugiro o Mandriva ou o Kubuntu/Ubuntu!!!!

    Vai mais do gosto do freguês!!

  12. #12
    Visitante

    Padrão distro para usuarios finais

    o que vale ae é a escolha dos aplicativos/interface gráfica e não da distro, já que issu pouco importa pro user final... escolha uma que tem boa tradução pro pt_BR...

    FC4, Mandriva, SuSE, KUbuntu, Ubuntu, Kurumin, etc podem ser otimas escolhas...ae fica a seu cargo qual vc gosta mais de utilizar, qual vc acha mais facil pra manutencao e configuracao....

    são pequenos detalhes que fazem a diferença.... Firefox com Java(Sun) e flash configurados....cliente de email thunderbird/evolution,..... icones amigaveis...personalizacao de tela de login.....splash screen.... open office em pt_BR e com dicionario em pt_BR instalado....deixei no OO.org o salvamento por default os arquivos no formato MSOffice.....real player pra ver videos na net... etc.... monta uma distro como base e usa a imagem dela para o restro...

  13. #13

    Padrão distro para usuarios finais

    Estranho, eu tenho o SuSE 9.3 instalado no meu pc que uso na empresa, e achei esquisito o português. Não ficou o português brasileiro. Ficou muitas palavras do português de Portugal. Tipo ecrâ, ficheiro, etc .....
    Reinstalei novamente e selecionei o português-br e continua a mesma encrenca.
    Mas concordo com tudo que o nosso amigo Luccosta, escreveu. Analise bem o que você deseja. E também acho o SuSE uma distro muito madura, para o usuário final. Nos nossos servidores, nós instalamos o Slackware 10.1. E estamos também testando distros para usuários finais. Prá isso estou correndo para aprender Java, para programarmos os sistemas aplicativos tudo no Linux. E para terminar, ontém estava num Carrefour aqui em Goiânia e quando fui ao caixa, não sei porque mas um dos terminais de um caixa estava sendo reiniciado ou ligado, não sei bem. Mas quando olhei o sistema operacional carregando , era o LINUX . Eu não sabia que o Carrefour estava usando o Linux nos caixas.
    Inté + .......... :clap: :good:

  14. #14

    Padrão distro para usuarios finais

    tem tb o fato de qto tempo disponivel vc vai ter p teste e correção pq vc pode implementar o slack e colocar um gerenciador como o KDE e a partir dai ir editando as tcls de atalho naum eh uma tarefa mto simples tendo em vista q por um simples alt+f4 naum fexar o pograma o usuario ficar... "ah mais eh mai dificil tem q ir comm o mouse lah looooge nakele Xizinho..." e por ai vai... mas em questao de controle seria mto bom mesmo o slack ou suse. distros mais robustas...mas depende d qto tempo vc vai poder usar p customizar os "enfeites" do gerenciador de janelas...
    ok? abs t+

  15. #15
    Celio-Ctba
    Visitante

    Padrão distro para usuarios finais

    Kurumin na kbeça, 100% brasileiro(rs...) tem tudo q vc pode precisar para um desktop.

  16. #16

    Padrão distro para usuarios finais

    Este cara é bom Ubuntu

    Pega o Live CD e teste se gostar manda ver

  17. #17
    Celio-Ctba
    Visitante

    Padrão distro para usuarios finais

    Assino em baixo, Ubuntu e Kurumin, vieram pra facilitar o mundo do pinguim

  18. #18

    Padrão distro para usuarios finais

    servidor pra mim é o slack sem dúvida, agora desktop to apaixonado
    pelo [/b]kurumin light

    http://www.guiadohardware.net/kurumin/#light

  19. #19

    Padrão distro para usuarios finais

    Citação Postado originalmente por pssgyn
    Estranho, eu tenho o SuSE 9.3 instalado no meu pc que uso na empresa, e achei esquisito o português. Não ficou o português brasileiro. Ficou muitas palavras do português de Portugal. Tipo ecrâ, ficheiro, etc .....
    Reinstalei novamente e selecionei o português-br e continua a mesma encrenca.
    Mas concordo com tudo que o nosso amigo Luccosta, escreveu. Analise bem o que você deseja. E também acho o SuSE uma distro muito madura, para o usuário final. Nos nossos servidores, nós instalamos o Slackware 10.1. E estamos também testando distros para usuários finais. Prá isso estou correndo para aprender Java, para programarmos os sistemas aplicativos tudo no Linux. E para terminar, ontém estava num Carrefour aqui em Goiânia e quando fui ao caixa, não sei porque mas um dos terminais de um caixa estava sendo reiniciado ou ligado, não sei bem. Mas quando olhei o sistema operacional carregando , era o LINUX . Eu não sabia que o Carrefour estava usando o Linux nos caixas.
    Inté + .......... :clap: :good:
    Seguinte cara no SuSE 9.3 tb tive alguns problemas desses, mas agora no SuSE 10 ta tudo em portugues br já estou atpe com open office 2.0 em portugues br.

    falows