+ Responder ao Tópico



  1. #1
    victorio
    Visitante

    Padrão Rodar Linux no Windows XP

    Gostaria de saber onde posso baixar uma versão do Shell Linux para rodar em um ambiente do Windows XP, estou estudando bastante Linux mas no meu estágio a cultura ainda não permite mudança de sistema operacional, apesar de trabalhar-mos com JAVA e JSP.

    Como tenho as vezes um bom tempo livre, gostaria de praticar alguns comandos e scripts.


    []s,


    Victório

  2. #2
    hunt3r
    Visitante

    Padrão Rodar Linux no Windows XP

    Bom, tenho 2 sugestões.....

    1a (recomendavel) - Instala uma distro linux em "paralelo" com o teu xp...

    voce nao precisa NECESSARIAMENTE migrar para o lnx, pode continuar a uzar o teu xp tranquilo, e tambem uzar um lnx junto....
    Quando voce instala uma distro lnx, voce tem a opcao de instalar um bootloader como o "grub" ou o "lilo", que nada mais sao do que, um "menu" de opcoes de sistema operacional, e na inicialização da maquina, ele te pede, se voce quer uzar o win ou o lnx
    Caso queira alternar entre um e outro, e so reiniciar o pc

    (cuidado, se voce instalar primeiro o lnx dps o win, o win vai apagar o registro no MBR do hd, e voce nao vai conseguir acessar a particao lnx, a nao ser que use um "rescue disk"... entao instala o xp antes (ou simplesmente mantem o que tu tem ai na maquina)

    Nao fique com receio, nao existe esse negocio de "ah mas o lnx vai dar pau no meu xp depois"... vai tranquilo que eh 100% seguro, soh da uma observadinha na hora de particionar o hd (se eh que voce nao vai usar 2)...


    2a opcao - Ta, tu nao quer MESMO instalar o lnx na tua maquina, ou nao quer particionar, ou ainda assim se sente inseguro quanto a isso....

    SEUS PROBLEMAS SE ACABARAM-SE!

    CYGWIN está aqui para resolver os seus problemas! ;P

    Gnu+Cygnus+Windows :P

    lnx que roda "dentro" do ambiente windows

    entra ai no site e da uma @@dinha

    CygWin


    abracao

  3. #3
    victorio
    Visitante

    Padrão Mas não roda no XP

    Cara valeu, mas tem um problema!, essa versão do Cygwin não é compatível com o Windows XP, dá um erro geral (Tela de enviar relatório para Microsoft), o problema não é em instalar ou não o linux, tenho e uso CentOS 4 em casa, mas é que no estágio sou obrigado a ficar com a máquina logada no Windows para que alguns aplicativos que usamos aqui sempre fiquem disponíveis ,

    Então a única saida que achei é, ou procuro um shell que rode no windows XP para ficar testando e criando alguns scripts, ou troco de estágio e mando tudo aqui pra put......

    kkkk

    []s,

  4. #4
    hunt3r
    Visitante

    Padrão Rodar Linux no Windows XP

    ashudhaushdasuhdas

    eh uma alternativa! :P

    bom, tem uma ultima, nao tao ortodoxa....
    se voce arrumar um pc com ip real, voce pode deixar ele on, e simplesmente logar via ssh (putty ou outro client) nele

  5. #5
    victorio
    Visitante

    Padrão Rodar Linux no Windows XP

    é uma saída .. heheh mas isso também não seria uma realidade aqui.... :toim: (infelizmente). Valeu mesmo pelas dicas, e se tiver mais algumas ai pra me ajudar nesse problemão pode mandar...


    []s,

    Victório

  6. #6
    vfsmount
    Visitante

    Padrão Rodar Linux no Windows XP

    Olá amigo

    caso vc nao queira particionar seu disco a solucao é tão simples que voce nem imagina.
    Basta usar o Microsoft Virtual PC, vai na pagina dos caras microsoft.com e baixa a versao trial para 45 dias, ja da tempo de voce saber se gosta de usar o programa ou nao.

    É perfeito, funciona e funciona muito bem, ja usei inumeras vezes, tenho um Duron 1.0 768mb Ram, e rodou ao mesmo tempo, NT4 Server, slackware e windows 98, tudo isso dentro do meu Windows 2003, o melhor é essa caracteristica, voce pode criar uma pancada de "virtual machines", e dentro de cada sistema voce configura um grupo de trabalho e ip em cada micro e faz uma rede entre eles, e tudo funciona como se voce tivesse tres ou quatro computadores tudo em uma mesa só.

    Parece até propaganda dos caras da microsoft né? mas é verdade o programa funciona muito bem. nunca deu pau comigo.

    Tente essa opçao tambem, e é claro que o cygwin também é muito bom apesar de eu nunca ter usado

    valew

  7. #7
    luccosta
    Visitante

    Padrão Rodar Linux no Windows XP

    Amigo,

    Como vc não pode usar dual-boot, pq vc não tenta uns CD-Live, pode ser o kurumin ou qualquer outro a sua escolha!!!

    Vc poderá praticar tudo o que deseja sem ter que instalar nada na máquina.

    Abrax

  8. #8

    Padrão Rodar Linux no Windows XP

    Olá!

    Você pode também utilizar o QEmu ()http://fabrice.bellard.free.fr/qemu/, e instalar um Linux. Funciona como o VirtualPC citado pelo colega. É livre, e funciona bem. Tem versão para Linux e para Windows.

    :good:

    []'s
    Cléoson.

  9. #9

    Padrão ...

    Amigo,

    Eu concordo com o Luccosta, um LiveCD acabaria com seu problema...Você usaria ele sem instalar nada, e quando quiser voltar ao Ruindow$ é só dar um reboot...

    Há braços

  10. #10

    Padrão VMware

    voce tambem pode usar o VMware Workstation...

  11. #11
    luccosta
    Visitante

    Padrão Rodar Linux no Windows XP

    Por estar em um ambiente corporativo, recomendo cuidado no uso do VMware. Antes de instalar leia o How-To com coidado pra não fazer coisas como ativar o DHCP do VMware na rede e causar um problemão ai.

    Digo isto pq ja tive este problema em minha rede de casa. Se o administrador da tua rede for um carrasco teu pescoço pode ir para o laço.

    Continuo achando o Kurumin a melhor saída.

  12. #12

    Padrão Rodar Linux no Windows XP

    baixa o vmware desktop ele vai criar uma maquina virtual ai vc faz a instalação da distro q vc quiser olhei no site e vi q tem uma versaum free agora da uma olhada lah.

    www.vmware.com

  13. #13
    victorio
    Visitante

    Padrão Efim uma Saída !!

    Achei o que procurava!!!

    Como estou em um ambiente coorporativo, não posso reiniciar a máquina por nada, como tinha explicado, usamos vários utilitários e aplicativos da empresa que iriam ficar indisponíveis pois rodam no Windows...

    Então para não ficar enferrujado só mexendo no Windows e deixando de lado o Linux, queria pelo menos usar o shell (Bash) para no tempo livre testar alguns scripts e comandos....

    Eis que surje o CygWin, só que dava uns erros muito doidos e travava tudo ... lendo com mais calma o site oficial do CygWin, vi que seria necessario um pacote de configuração que não acompanha a instalação, baixei e instalei.

    Tá tudo rodando... muito legal e bem leve, sua compatibilidade com sistema atual foi nota 10, e todos os aquivos e pastas ficam disponíveis, tanto na raiz do CygWin como do Windows.

    Posso editar o mesmo arquivo no "EDIT" do MS-DOS e no "CAT" do Shell

    Deixei toda a instalação disponível no meu site, é só descompactar e executar a instalação, apontando para a pasta "pacote".
    http://www.bbcom.eti.br/programas/linuxCygwin+patch.rar

    []s,

    Victório :clap:

  14. #14
    silmar
    Visitante

    Padrão Rodar Linux no Windows XP

    ops foi mal ... deu a louca aqui e acabou respondendo .. ops:

  15. #15
    helensurf
    Visitante

    Padrão Rodar Linux no Windows XP

    Tenta instalar o VMware... dai qualquer problema é só recriar o HD virtual... testei e funcionou sem problema algum... baixe no site www.vmware.com... Acredito que não terá problema algum...


    Abs...

    :good: