+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Árvores atrapalham? SIM

    Pessoal,

    Ontem me deparei com um problema peculiar que sempre atribui, com exatidão a conectores mau isolados que havia ganho um banho e por isso tinham problemas.

    Vamos ao caso:

    Cliente NAVA liga ao provedor reclamando que sua conexão é muito instável. Tem horas que navega perfeitamente e tem horas que fica muito ruim. Verifiquei no LOG do rádio e notei que naquele instante ele estava logado com apenas 1 dB de sinal. Achei estranho e pensei que ele tivesse desligado a máquina.

    Entrei em contato com o cliente e notei que não havia desligado, apenas estava sem sinal.

    No outro dia fui ao cliente fazer a vistoria achando que era um pigtail. Cheguei lá, tudo correto, liguei o notebook e sinal perfeito, mas haviam variações estranhas. O sinal sumia e logo em seguida voltava, mas isso gerava uma perda de pacotes enorme.

    Na hora achei que era água que havia dentro do conector da antena. Fui até a antena e me deparei com ela assim:

    http://www.cnett.com.br/nata/25-10-05_1419.jpg

    Vejam que ela está coberta pelo beiral da casa... Portanto impossível que algum tipo de água chegasse ali. Alem disso a instalação está incorreta já que perdemos ganho da antena com o beiral tão próximo ao lado superior da antena, mas infelizmente não fomos nós que instalamos, mas o concorrente que teve problemas no cliente.

    Liguei o notebook na antena diretamente e tirei o seguinte log:

    http://www.cnett.com.br/nata/nava.log

    Vejam que no LOG existem variações absurdas no SNR.

    Depois disso verifiquei a posição da antena e me deparei com isso:

    http://www.cnett.com.br/nata/25-10-05_1420.jpg

    Meu POP está EXATAMENTE atrás daquela maldita árvore... E não podemos retirar a árvore dali. Resultado, teremos que mudar a antena de lugar.

    Depois de mudar a antena farei os mesmos testes e envio aqui.

    Falou...

    Att,

    Nataniel Klug

  2. #2
    fpmazzi
    Visitante

    Padrão Árvores atrapalham? SIM

    isso é, tive problemas assim quando trabalhava numa faculdade e a prestadora de servico de Net a Radio precisou mudar umas par de vezes pois sempre onde colocavamos tinha uma ou outra arvore que entrava na linha do nosso sinal...

  3. #3

    Padrão Árvores atrapalham? SIM

    Amigo,

    Tambem tive este mesmo problema, foi com uma MANGUEIRA, quase me deu vontade de cortar..heheh.. com muito esforço e cabo RGC-213 a mais.. deu certo.. realmente arvores atrapalha e muito.


    Márcio

  4. #4

    Padrão Árvores atrapalham? SIM

    Pessoal,

    Coloquei esse tópico mais para quem está começando para aprender que nunca se deve fazer isso... Se eu tivesse visitado o cliente no dia em que ele virou a antena para o provedor eu teria visto isso.

    Algo estranho que acontece ainda em maior frequencia é quando existe chuva e árvores.

    Segundo um curso que fiz o Eng. de Telecom falou que as gotas de água em cima de folhas de árvores geram uma defasagem no sinal, ou seja, elas trabalhariam como um prisma e isso interfere um absurdo na comunicação.

    Eles chamaram de espelhamento esse efeito (que segundo eles é o mesmo que ocorre com lagos).

    Att,

    Nataniel Klug