Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1
    mvtica
    Visitante

    Padrão Ajuda Tar

    bom, tenho um servidor no qual é feito back-ups diarios no hd, e gostaria de saber se alguem sabe se tem como abilitar o multiplo volume e especificar o tamanho de cada volume, gostaria q o back up ja fosse feito em varios volumes e cada volume com o tamanho de um cd


    se alguem pudar ajudar eu fico grato :clap:

    valeuz

  2. #2

    Padrão Ajuda Tar

    Para fazer o que você quer, você precisara combinar o tar, com o split (usado para dividir arquivos).

    Ex:

    Código :
     $ tar cjvf - documentos/ | split -b 695m - arquivo_

    Agora vou explicar.

    O diretorio documentos vai ser compactado e o arquivo resultado dessa compactação será passado para o split, que ira dividir o arquivo compactado em volumes de 695MB e o nome dos arquivos divididos serão arquivo_aa, arquivo_ab, arquivo_ac e assim por diante.


    Para "juntar" esses volumes depois é só usar:

    Código :
     $ cat arquivo_* > backup.tar.bz2

    Isso ira listar os arquivos iniciados com nome "arquivo_" e ira mandar o resultado dessa listagem para o arquivo backup.tar.bz2

    Depois para ver se deu tudo certo e não ocorreu nenhum problema com o arquivo depois de ser dividido e unido novamente, você pode usar o md5sum.

    Código :
     $ md5sum arquivo

    Será gerada uma chave do tipo:
    6e383bb6a0153668cbab8f5cdd48157f

    Depois você faz isso com o arquivo apenas compactado (que nao foi dividido) e compare as chaves para ver se ficou tudo igual.


    Fico legal isso aqui heim.
    Vou postar como artigo aqui na under depois.


  3. #3
    mvtica
    Visitante

    Padrão Ajuda Tar

    aehueaheauh
    realmente, da um otimo tuto cara
    valeu mesmo pela ajuda, vo testar agora, eu esqueci totalmente do split ...
    valeu hein



    Citação Postado originalmente por Skorpyon
    Para fazer o que você quer, você precisara combinar o tar, com o split (usado para dividir arquivos).

    Ex:

    Código :
     $ tar cjvf - documentos/ | split -b 695m - arquivo_

    Agora vou explicar.

    O diretorio documentos vai ser compactado e o arquivo resultado dessa compactação será passado para o split, que ira dividir o arquivo compactado em volumes de 695MB e o nome dos arquivos divididos serão arquivo_aa, arquivo_ab, arquivo_ac e assim por diante.


    Para "juntar" esses volumes depois é só usar:

    Código :
     $ cat arquivo_* > backup.tar.bz2

    Isso ira listar os arquivos iniciados com nome "arquivo_" e ira mandar o resultado dessa listagem para o arquivo backup.tar.bz2

    Depois para ver se deu tudo certo e não ocorreu nenhum problema com o arquivo depois de ser dividido e unido novamente, você pode usar o md5sum.

    Código :
     $ md5sum arquivo

    Será gerada uma chave do tipo:
    6e383bb6a0153668cbab8f5cdd48157f

    Depois você faz isso com o arquivo apenas compactado (que nao foi dividido) e compare as chaves para ver se ficou tudo igual.


    Fico legal isso aqui heim.
    Vou postar como artigo aqui na under depois.


  4. #4
    EvertonCastro
    Visitante

    Padrão Ajuda Tar

    Skorpyon,

    Achei legal esta maneira, pois pretendo fazer da mesma maneira, porem gostaria de saber se não há como este procedimento (Backup e Split e md5sum) ser via script, ou seja, que eu possa "disparar" o script mais ou menos como abaixo e direcionar para a minha unidade de fita DAT?

    backup.sh /home/ 27102005_0951_ 1000m, onde:

    backup = arquivo script
    /home/ = diretório que quero fazer backup
    27102005_0951_ = prefixo do nome dos arquivos para o backup
    1000m = tamanho (em Mb) de cada arquivo gerado pelo split

    [],
    Everton.

  5. #5

    Padrão Ajuda Tar

    Acho que isso resolve seu problema.

    Fiz um script com nome de bkp
    Código :
    #!/bin/sh
     
    tar cjvf - $1 | split -b $2 - $3
     
    #eof


    A sintaxe seria a seguinte:

    Código :
    $ ./bkp arquivo_que_quer_fazer_bkp  tamanho_dos_volumes  prefixo_dos_volumes


    Ex:

    Código :
     $ ./bkp projetos/ 695m bkp_projetos-

    Precisar de mais alguma coisa é só postar ae.
    flw

  6. #6
    EvertonCastro
    Visitante

    Padrão Ajuda Tar

    Skorpyon,

    Blz era isto mesmo, mas tem como eu "direcionar" este backup direto para uma fita de backup (DAT) que tem no meu server, tipo eu fazer um agendamento durante a madruga que execute este backup e já grave na fita?

    []s,
    Everton!

  7. #7

    Padrão Ajuda Tar

    Citação Postado originalmente por EvertonCastro
    Skorpyon,

    Blz era isto mesmo, mas tem como eu "direcionar" este backup direto para uma fita de backup (DAT) que tem no meu server, tipo eu fazer um agendamento durante a madruga que execute este backup e já grave na fita?

    []s,
    Everton!

    Facil

    Código :
    #!/bin/sh
     
    tar cjvf - $1 | split -b $2 - $3
     
    mv $3* /diretorio/de/destino
     
    #eof


    Agora é só você editar o destino no script.
    Depois de compactar e dividir os arquivos, eles serão movidos para o diretorio definido no script.

  8. #8
    EvertonCastro
    Visitante

    Padrão Ajuda Tar

    Legal Skorpyon, era mais ou menos isto que eu queria, valeu!
    Agora uma última perguntinha. Como faço para, via konsole, acessar um compartilhamento windows (via samba) e que dependa de senha para acesso à pasta compartilhada?
    Ex.:
    Meu compartilhamento windows é "\\servidor\backup", onde esta pasta somente o usuário do windows tem acesso por senha. Entretanto eu consigo acessar via terminal X (KDE, GNome etc) pelo caminho "smb://bkpsmb:senha@servidor/backup", onde "bkpsmb" é o usuário; mas quando digito este caminho no konsole o linux me diz que o diretório destino não existe. Pode me dar uma ajuda neste sentido?!

    []s,
    Everton.

  9. #9

    Padrão Ajuda Tar

    Agora vou ficar te devendo a explicacao.
    Infelizmente nao trabalho com linux e não tenho rede em casa e por isso nunca mexi com samba.

    Faz umas buscas aqui no forum para ver se ja não tem isso respondido.
    Poste sua duvida na sessão sobre Samba.

  10. #10
    rato16br
    Visitante

    Padrão Ajuda Tar

    Citação Postado originalmente por EvertonCastro
    Legal Skorpyon, era mais ou menos isto que eu queria, valeu!
    Agora uma última perguntinha. Como faço para, via konsole, acessar um compartilhamento windows (via samba) e que dependa de senha para acesso à pasta compartilhada?
    Ex.:
    Meu compartilhamento windows é "\\servidor\backup", onde esta pasta somente o usuário do windows tem acesso por senha. Entretanto eu consigo acessar via terminal X (KDE, GNome etc) pelo caminho "smb://bkpsmb:senha@servidor/backup", onde "bkpsmb" é o usuário; mas quando digito este caminho no konsole o linux me diz que o diretório destino não existe. Pode me dar uma ajuda neste sentido?!

    []s,
    Everton.

    tente com o comando:

    mount -t smbfs -o username=(nome do usuario),password=(senha) //ip do servidor/compartilhamento /ponto de montagem


    Espero ter ajudado.

  11. #11

    Padrão Ajuda Tar

    Citação Postado originalmente por Skorpyon
    Para fazer o que você quer, você precisara combinar o tar, com o split (usado para dividir arquivos).

    Ex:

    Código :
     $ tar cjvf - documentos/ | split -b 695m - arquivo_

    Agora vou explicar.

    O diretorio documentos vai ser compactado e o arquivo resultado dessa compactação será passado para o split, que ira dividir o arquivo compactado em volumes de 695MB e o nome dos arquivos divididos serão arquivo_aa, arquivo_ab, arquivo_ac e assim por diante.


    Para "juntar" esses volumes depois é só usar:

    Código :
     $ cat arquivo_* > backup.tar.bz2

    Isso ira listar os arquivos iniciados com nome "arquivo_" e ira mandar o resultado dessa listagem para o arquivo backup.tar.bz2

    Depois para ver se deu tudo certo e não ocorreu nenhum problema com o arquivo depois de ser dividido e unido novamente, você pode usar o md5sum.

    Código :
     $ md5sum arquivo

    Será gerada uma chave do tipo:
    6e383bb6a0153668cbab8f5cdd48157f

    Depois você faz isso com o arquivo apenas compactado (que nao foi dividido) e compare as chaves para ver se ficou tudo igual.


    Fico legal isso aqui heim.
    Vou postar como artigo aqui na under depois.

    Isso foi 10 !!!!!!!!! :good: :good: :good:

    Crédito a quem merece... Parabéns !!

  12. #12
    EvertonCastro
    Visitante

    Padrão Ajuda Tar

    Valeu galera, era isso mesmo!!!
    Brigadão! :good:

    []s,
    Everton.

  13. #13

  14. #14
    EvertonCastro
    Visitante

    Padrão Ajuda Tar

    Galera,

    Montei o seguinte script com o auxílio de vcs, porem não consegui fazer o backup com SPLIT e daí não me adianta muito porque o arquivos compactado chega em 2gb e pára. Alguem pode ajudar?

    ####################################################################
    ### Script de BACKUP ###
    ####################################################################
    #!/bin/bash
    ds=`date | cut -d " " -f1`
    d=`date | cut -d " " -f2`
    m=`date | cut -d " " -f3`
    a=`date | cut -d " " -f6`
    h=`date | cut -d " " -f4`
    servidor='FileServer'
    diretorios=" /home /compsmb1 /compsmb2 "
    log="Backup-$servidor-$d-$m-$a.log"
    arqui="Backup-$servidor-$d-$m-$a.tar.gz"

    echo "############################################################" >> /root/odin/$log
    echo "###### Backup iniciou às '$h' ######" >> /root/odin/$log
    echo "############################################################" >> /root/odin/$log

    echo " " >> /root/odin/$log
    echo " " >> /root/odin/$log

    echo "############################################################" >> /root/odin/$log
    echo "###### Diretórios do backup ('$diretorios') ######" >> /root/odin/$log
    echo "############################################################" >> /root/odin/$log

    echo " " >> /root/odin/$log
    echo " " >> /root/odin/$log

    echo "############################################################" >> /root/odin/$log
    echo "###### Lista dos arquivos no backup ('$diretorios') ######" >> /root/odin/$log
    echo "############################################################" >> /root/odin/$log

    echo " " >> /root/odin/$log
    echo " " >> /root/odin/$log

    find $diretorios >> /root/odin/$log
    tar -zcf /root/odin/$arqui $diretorios
    h2=`date | cut " " -f4`

    echo " " >> /root/odin/$log
    echo " " >> /root/odin/$log

    echo "############################################################" >> /root/odin/$log
    echo "###### Backup terminou ás '$h' ######" >> /root/odin/$log
    echo "############################################################" >> /root/odin/$log
    #eof

  15. #15

    Padrão Ajuda Tar

    Pelo que vi em alguns sites 2Gb é o tamanho maximo de um arquivo tar

  16. #16
    EvertonCastro
    Visitante

    Padrão Ajuda Tar

    Skorpyon,

    Pois é, foi o que percebi e andei vaculhando na net tb, mas o problema ach oque se resolve com o SPLIT "conjugado", que aí que foi minha dificuldade detro do script, porque gostaria de mater mais ou menos como ele é, porem com o split, que aí divido o arquivo em 1.5Gb, por exemplo.

    []s,
    Everton.

  17. #17

    Padrão Ajuda Tar

    http://www.google.com.br/search?hl=p...a+Google&meta=

    Da uma olhada nesses resultados.
    Mostram que o tamanho maximo para arquivos tar é de 8GB.

  18. #18

    Padrão Ajuda Tar

    Citação Postado originalmente por Skorpyon
    http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&q=tar+maximum+file+size&btnG=Pesquisa+Google&meta=

    Da uma olhada nesses resultados.
    Mostram que o tamanho maximo para arquivos tar é de 8GB.
    Nossa estranho o tar ser 8gb, pq eu fazia em freebsd tars com mais de 20gb e nunca deram problemas, eram tars de sistemas inteiros, inclusive ja necessitei desses tars e eles sempre funcionaram.

    falows

  19. #19

    Padrão Ajuda Tar

    GNU tar maximum file size is limited by the tar header format. The tar header uses 11 octal digits to represent the file size, which is 33 bits or 8GB. I vaguely recall (but I haven't recently checked) that GNU tar uses an extra octal digit (replacing a trailing delimiter) if necessary, allowing 64GB files. So tar transport limits the maximum file size to 8GB or perhaps 64GB. It is possible that files >= 8GB don't work; this needs to be looked into.
    Olhem o que achei em outro site.
    Ja nem sei mais o que ta certo ou não.


    Estava vendo que a limitação de 2gb que nosso colega citou acima é normal quando se usa tar atraves do samba.

  20. #20

    Padrão Ajuda Tar

    Realmente muito estranho isso skorpion, mas tpo eu tinha servers que rodavam samba e fazia tar de tudo com mais de 8mb e funcionava show, já nao sei mais, a maioria era no freebsd entao nao sei.

    falows