+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Duvida!!!!

    Galera blz..

    Tenho a seguinte situacao possuo o POP que com 4 mini setoriais ligadas
    a 4 cartoes Orinoco Gold que estao em 2 AP 1000, esta funcionando bem

    Preciso fazer um segunto POP, que sera em um condominio que ja e cliente do meu primeiro POP. Pretendo colocar 3 cartoes Orinoco Gold ligados em antenas mini setoriais

    E após isso preciso fazer um link do terceiro POP desse segundo POP qie vou montar, nesse terceiro POP sera somente um antena Omni.

    Eu tava vendo na lista que o pessoal esta utilizando bastante o StarOS com as placas de dlink 530. Sera que consigo fazer um link bom em 5.8 colocando um StarOS no POP2 com placas dlink 530 e distribuindo inet junto com 3 cartoes orinoco e mais uma placa de rede para o predio????

    Preciso trabalhar com 5.8 pq a frequencia 2.4 ja tah saturada, nao consigo ter quase nenhum knal limpo sem interferencia.

    Lembrando que nao preciso rotear nada nesse Staros, vou deixar tudo transparente menos a rede do predio que ficara com ip invalido atras do firewall.

    Estava vendo essa solucao com DLink 7100 mas e muita coisa para estar ligando e configurando, se da um temporal eh uma correria, sei que funciona muito bem com os dlink pois ja tenho esperiencia com links nele.

    E gostaria de saber da confiabilidade do Star OS num sistema desses, vou
    poder ter controle de sinal como eu tenho nas AP1000 dos clientes, e a velocidade que vou poder trafegar ateh o POP3 utilizando essa solução de placas dlink.

  2. #2

    Padrão Duvida!!!!

    killabc,

    Vou dar a resposta mais sinistra que tu vai ver aqui:

    TUDO DEPENDE!

    Infelizmente não posso te dizer se o StarOS será confiável no teu esquema de trabalho. Vamos aos fatos:

    1) Se tu usar equipamentos de boa qualidade (placa-mãe boa, memória, Cf, adaptadores pcmcia) provavelmente irá ficar ok;

    2) Se nesse POP tiver queda de energia constante e teu nobreak nao for bom... bye bye;

    3) Velocidade em link 802.11a depende totalmente da distância. Veja qual é a distância. Eu consegui 18~21 Mbps em um enlace de 1 Km usando 802.11a, mas to usando AP600a;

    Att,

    Nataniel Klug

  3. #3

    Padrão Duvida!!!!

    Citação Postado originalmente por nataniel
    killabc,

    Vou dar a resposta mais sinistra que tu vai ver aqui:

    TUDO DEPENDE!

    Infelizmente não posso te dizer se o StarOS será confiável no teu esquema de trabalho. Vamos aos fatos:

    1) Se tu usar equipamentos de boa qualidade (placa-mãe boa, memória, Cf, adaptadores pcmcia) provavelmente irá ficar ok;

    2) Se nesse POP tiver queda de energia constante e teu nobreak nao for bom... bye bye;

    3) Velocidade em link 802.11a depende totalmente da distância. Veja qual é a distância. Eu consegui 18~21 Mbps em um enlace de 1 Km usando 802.11a, mas to usando AP600a;

    Att,

    Nataniel Klug
    Cara, onde vc comprou o AP 600a ? E qual a faixa de preço ? Ele funfa bacana em outdoor? Valeu!

  4. #4

    Padrão Duvida!!!!

    Citação Postado originalmente por roneyeduardo
    Cara, onde vc comprou o AP 600a ? E qual a faixa de preço ? Ele funfa bacana em outdoor? Valeu!
    Respondi em MP.

    Att,

    Nataniel Klug

  5. #5

    Padrão Duvida!!!!

    Nataniel,

    Mas a outra ponta de seu link eh um bridge?! Ou são 2 AP600a em WDS mesmo?! Consegue 20Mbps reais de verdade ou só nominais!? Com quais antenas?!

    Estou pensando em migrar em breve o meu sistema para 802.11a porém não acho muitos equipamentos confiáveis no mercado. Pra piorar quando se acha é sem conector para antena externa (graças a apertada regulamentação do FCC).

    Abs.


    Maurílio

  6. #6

    Padrão Duvida!!!!

    Citação Postado originalmente por foxibr
    Mas a outra ponta de seu link eh um bridge?! Ou são 2 AP600a em WDS mesmo?! Consegue 20Mbps reais de verdade ou só nominais!? Com quais antenas?!
    Na outra ponta tenho APs 802.11b de 2.4 Ghz. As AP600a estão em WDS APENAS para o enlace PtP. O atendimento ao cliente é feito usando AP2000 com painel setorial em 2.4 Ghz.

    A velocidade varia entre 18~21Mbps de througput. A velocidade nominal é de 54 Mbps. Faço a medição usando o QCheck.

    Citação Postado originalmente por foxibr
    Estou pensando em migrar em breve o meu sistema para 802.11a porém não acho muitos equipamentos confiáveis no mercado. Pra piorar quando se acha é sem conector para antena externa (graças a apertada regulamentação do FCC).
    Eu comprei as AP600a e notei que na especificação da ANATEL não diz nada que não possa ser usada com antena externa. Procurei e achei que essas APs têm entradas para pigtail internamente e por isso comprei e fiz a adaptação.

    Ficou excelente. O pigtail é caro pacas. Paguei US$ 45,00 em cada um, mas o rendimento me deixou extremamente satisfeito.

    O maior enlace que tenho é de 5 Km e to usando antenas Visiontec de 23 dBi.

    Att,

    Nataniel Klug