Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Visita ANATEL

    Pessoal,

    Ontem recebi a visita de dois fiscais da ANATEL que vieram verificar a procedência de uma denuncia feita por mim e, como é de prache, verificar todas as minhas instalações e, MILAGRE, não encontraram nada de errado e até me parabenizaram... hehehehe...

    O que eu fiz foi aproveitar para especular com eles alguns assuntos que eu estava em dúvida, entre eles:

    1) Repetidoras usando sistemas PtP na mesma cidade precisam ter registro da segunda estação? Resposta: NÃO. O projeto SCM é válido para todo o território onde ele foi feito, não importando o número de estações instaladas. Apenas não se pode ultrapassar o limite de link físico e nem querer instalar vários links em vários POPs, tem que ser tudo por rádio e, preferencialmente, usando 5.8 Ghz.

    2) Repetidoras usando sistemas PtP em outra cidades precisam ter registro da segunda estação? Resposta: SIM.

    3) Cartões ORiNOCO e antenas de 24 dBi estão fora da regulamentação de 36 dBi? Resposta: SIM. Deve-se SEMPRE desconsiderar as perdas em cabos e conectores já que isso não será vistoriado pela ANATEL. A potência e.i.r.p para sistemas 2.4 Ghz máxima é de 36 dBi e com um cartão desses e uma antena de 24 dBi o limite chega em 39 dBi.

    4) A ANATEL pode fiscalizar os clientes wireless? Resposta: SIM/NÃO. Apenas se houver denuncias principalmente de sistemas MMDS (TV por assinatura usando 2.4 Ghz) de que um determinado ponto está gerando interferência, senão esse ponto é considerado PASSIVO e a premissa do problema com ele é do provedor. Deve-se respeitar o máximo de potência e.i.r.p TAMBÉM no cliente, ou seja, ESQUEÇA antena de 24 dBi.

    5) Amplificadores podem ser usados em sistemas WiFi/WiMax? Resposta: SEM A MENOR CHANCE. Se tiver amplificador retiramos e lacramos.

    6) Sistemas WiMax não serão liberados em frequência livre como é o 802.11b e 802.11a? Resposta: Provavelmente NÃO. Deverá ser comprada uma faixa RF para utilização com o WiMax. Mas sistemas 3,5 Ghz deverão entrar no mercado (mesmo usado pela telefonia 3G) em faixas de frequência livre para comercio geral.

    Eles sanaram mais uma infinidade de dúvidas que eu tinha e fiquei satisfeito com as respostas. Espero ter ajudado. Sei que vai gerar polêmica o que escrevi mais isso eu retirei da instituição a que devemos obedecer e não de interpretações dúbias de resoluções.

    Att,

    Nataniel Klug

  2. #2

    Padrão Visita ANATEL

    Como vc mesmo previu, algumas discordâncias:

    1 - Os itens 1 e 2 que vc citou estão contraditórios; a Autorização SCM permite que a empresa preste o serviço em toda a área para a qual a mesma foi solicitada; licença de estação é para todos os pontos em que há roteamento de redes de uma operadora para outra (link da telecom x rede da SCM) ou onde haja necessidade de RF fora dos padrões permitidos para radiação restrita, entre outras;

    2 - "Deve-se SEMPRE desconsiderar as perdas em cabos e conectores já que isso não será vistoriado pela ANATEL."
    Se os cabos e conectores estão lá, fazem parte da estação. Olha a incongruência: se colocar amplificador conta (tudo bem que não são homologados, mesmo que fossem), atenuação de cabos/conectores não?

    Sds...

  3. #3

    Padrão Visita ANATEL

    ryiades,

    Eu me coloquei mau no item 1 e 2. O que eu quis dizer é que no registro de uma estação rádio base é feito um projeto de atendimento de uma determinada área com ela. Então digamos que essa área seja de 6 Km de raio. Qualquer POP dentro desses 6 Km de raio não precisa ser registrado como outra estação base.

    Agora se você levar um link de uma cidade para outra sai fora (bem fora) desses 6 Km e essa outra estação deve ser devidamente registrada (apenas a estação já que a SCM é nacional).

    Eu fiz meu projeto com raio de 14 Km o que, na época eu não sabia, me deixou feliz já que não precisarei registrar os outros dois POPs que tenho aqui onde trabalho. Apenas as cidades vizinhas que terei que fazer registros.

    Já no item que trata dos conectores realmente eles foram enfáticos e não se considera esses itens no calculo e.i.r.p inicial apenas depois, usando o analisador de espectro, é que fazem usando esses itens.

    Att,

    Nataniel Klug

  4. #4

    Padrão Visita ANATEL

    Citação Postado originalmente por Anonymous
    É isso aí :clap:
    Esqueci de logar

  5. #5

    Padrão Visita ANATEL

    Amigo,

    uma ressalva no seu item 4,
    o q vc falou vale para pontos de acesso (AP), para ptp em 2.4 ghz a norma é diferente.

    pela norma da anatel, a potencia maxima é de 36 db prevendo-se 30 db para o transmissor e 6 db para a antena, qdo se utiliza transmissores de menor potencia a cada db q diminui no trasmissor é possivel aumentar 3db na antena,
    entao desta forma com um cartao orinoco que tem 15 db de potencia vc teria uma sobra de 15 db no transmissor, entao isso,

    15 X 3 = 45 + 6 = 51,

    desta forma com um cartao orinoco vc poderia ter uma antena de até 51 dbi

  6. #6

    Padrão Visita ANATEL

    Citação Postado originalmente por rosauro
    Amigo,

    uma ressalva no seu item 4,
    o q vc falou vale para pontos de acesso (AP), para ptp em 2.4 ghz a norma é diferente.

    pela norma da anatel, a potencia maxima é de 36 db prevendo-se 30 db para o transmissor e 6 db para a antena, qdo se utiliza transmissores de menor potencia a cada db q diminui no trasmissor é possivel aumentar 3db na antena,
    entao desta forma com um cartao orinoco que tem 15 db de potencia vc teria uma sobra de 15 db no transmissor, entao isso,

    15 X 3 = 45 + 6 = 51,

    desta forma com um cartao orinoco vc poderia ter uma antena de até 51 dbi
    Então terei que explicar isso para o fiscal que não entende dessa forma a coisa toda...



    O bom é ter essa informação registrada para que se tenha argumentos. Podes me informar em qual seção da resolução 365 que fala sobre isso?

    Att,

    Nataniel Klug

  7. #7

    Padrão Visita ANATEL

    Desculpem... Achei que a mensagem não havia ido.

  8. #8

    Padrão Visita ANATEL

    Nataniel,

    está descrito na resolução 365, a partir do artigo 41, o que eu citei está mais espeficicamente no artigo 43, inciso I

  9. #9

    Padrão Visita ANATEL

    Citação Postado originalmente por rosauro
    Amigo,

    uma ressalva no seu item 4,
    o q vc falou vale para pontos de acesso (AP), para ptp em 2.4 ghz a norma é diferente.

    pela norma da anatel, a potencia maxima é de 36 db prevendo-se 30 db para o transmissor e 6 db para a antena, qdo se utiliza transmissores de menor potencia a cada db q diminui no trasmissor é possivel aumentar 3db na antena,
    entao desta forma com um cartao orinoco que tem 15 db de potencia vc teria uma sobra de 15 db no transmissor, entao isso,

    15 X 3 = 45 + 6 = 51,

    desta forma com um cartao orinoco vc poderia ter uma antena de até 51 dbi
    Mas para cidades com mais de 500 mil hab. nada disso importa, o limite é 400 mw e.i.r.p (26 dbm), não importando se é ptp ou ptmp (resolução 365, seção IX, art. 39, parágrafo 2º).

    Na verdade, poder pode, é só licenciar a estação $$$$$$$$$

  10. #10

    Padrão Visita ANATEL

    me fala uma coisa sua licença é propria ou é alugada ???

  11. #11

    Padrão Visita ANATEL

    Citação Postado originalmente por ryiades
    Mas para cidades com mais de 500 mil hab. nada disso importa, o limite é 400 mw e.i.r.p (26 dbm), não importando se é ptp ou ptmp (resolução 365, seção IX, art. 39, parágrafo 2º).

    Na verdade, poder pode, é só licenciar a estação $$$$$$$$$
    ryiades,

    O limite então é 400 mw ou 36 dBi e não 26 dBi...

    A minha estação é licensiada e têm registro tudo bonitinho junto a ANATEL e não posso passar desses 36 dBi eirp (segundo eles nem em PtP nem em PtMP).

    Att,

    Nataniel Klug

  12. #12

    Padrão Visita ANATEL

    Citação Postado originalmente por fabio-ensite
    me fala uma coisa sua licença é propria ou é alugada ???
    Fabio,

    Minha licensa é comunitária... hehehehe... Sou associado Rede Networks para exploração SCM, mas o registro da estação radio base fica em nome da Rede Networks, mas sou eu quem paga tudo.

    Porque?

    Att,

    Nataniel Klug

  13. #13

    Padrão Visita ANATEL

    Porque tenho uma licença alugada e gostaria de saber se realmente funciona. Queria saber se Caras da Anatel naum enche o saco.

  14. #14

    Padrão Visita ANATEL

    Citação Postado originalmente por fabio-ensite
    Porque tenho uma licença alugada e gostaria de saber se realmente funciona. Queria saber se Caras da Anatel naum enche o saco.
    Fabio,

    Não sei se sou de sorte ou realmente o tratamento da ANATEL é esse. Eu fiz duas denuncias até hoje, uma de meu concorrente direto que trabalha na mesma cidade e outra que foi semana passada sobre um provedor de fundo de quintal que se instalou em uma cidade vizinha onde presto atendimento.

    Em ambos os casos os fiscais vieram até a minha empresa e verificaram tudo, desde a entrada do link de dados (para ver se eu não tinha mais do que os 4 Mbps que está no projeto) até os rádios no POP. Sempre indicando as melhores opções.

    Foram extremamente gentis e nunca me encomodei por ter uma licensa compartilhada que, na verdade, é apenas um forma de vários provedores terem essa situação regular junto a ANATEL.

    Att,

    Nataniel Klug

  15. #15

    Padrão Visita

    Citação Postado originalmente por nataniel
    Citação Postado originalmente por fabio-ensite
    Porque tenho uma licença alugada e gostaria de saber se realmente funciona. Queria saber se Caras da Anatel naum enche o saco.
    Fabio,

    Não sei se sou de sorte ou realmente o tratamento da ANATEL é esse. Eu fiz duas denuncias até hoje, uma de meu concorrente direto que trabalha na mesma cidade e outra que foi semana passada sobre um provedor de fundo de quintal que se instalou em uma cidade vizinha onde presto atendimento.

    Em ambos os casos os fiscais vieram até a minha empresa e verificaram tudo, desde a entrada do link de dados (para ver se eu não tinha mais do que os 4 Mbps que está no projeto) até os rádios no POP. Sempre indicando as melhores opções.

    Foram extremamente gentis e nunca me encomodei por ter uma licensa compartilhada que, na verdade, é apenas um forma de vários provedores terem essa situação regular junto a ANATEL.

    Att,

    Nataniel Klug
    Qdo os caras da ANATEL vem eles sobem na torre tb??
    tipow para olhar os radios antenas etc??

  16. #16

    Padrão Re: Visita

    Citação Postado originalmente por douglassantos
    Qdo os caras da ANATEL vem eles sobem na torre tb??
    tipow para olhar os radios antenas etc??
    Douglas,

    Depende do fiscal. O primeiro que veio subiu com cinto e tudo mais. Os outros dois que vieram essa semana subiram no prédio para ver as antenas e usaram um notebook com netstumbler para ver se os rádios que eu disse existir realmente eram aqueles.

    Além disso usaram um analisador de espectro absurdamente grande para ver que potencia eu tava usando (o que aproveitei para ver a do concorrente tambem... hahaha).

    Ainda pediram as NF dos equipamentos certificados para ver se eu tinha comprado eles antes de perder a validade da certificacao.

    Da mesma forma alguns equipamentos que tenho nao tem NF pois comprei de atravessadores e falei isso para eles que entenderam e só verificaram se realmente era o mesmo equipamento.

    Att,

    Nataniel Klug

  17. #17

    Padrão Re: Visita

    Citação Postado originalmente por nataniel
    Citação Postado originalmente por douglassantos
    Qdo os caras da ANATEL vem eles sobem na torre tb??
    tipow para olhar os radios antenas etc??
    Douglas,

    Depende do fiscal. O primeiro que veio subiu com cinto e tudo mais. Os outros dois que vieram essa semana subiram no prédio para ver as antenas e usaram um notebook com netstumbler para ver se os rádios que eu disse existir realmente eram aqueles.

    Além disso usaram um analisador de espectro absurdamente grande para ver que potencia eu tava usando (o que aproveitei para ver a do concorrente tambem... hahaha).

    Ainda pediram as NF dos equipamentos certificados para ver se eu tinha comprado eles antes de perder a validade da certificacao.

    Da mesma forma alguns equipamentos que tenho nao tem NF pois comprei de atravessadores e falei isso para eles que entenderam e só verificaram se realmente era o mesmo equipamento.

    Att,

    Nataniel Klug
    tipow e se tiver um amplificador os caras sabem mesmo que seja um baixo tipow 200 ou 100mw??

  18. #18

    Padrão Re: Visita

    Citação Postado originalmente por douglassantos
    tipow e se tiver um amplificador os caras sabem mesmo que seja um baixo tipow 200 ou 100mw??
    Sabem sim. Imagine que tu diz pra eles que têm um cartão ORiNOCO (ou eles verificam o MAC dele usando o Netstumbler) e daí diz ainda que têm uma antena de 12 dBi. Eles fazendo a conta verão que o máximo de sinal será "x"... Se tiver "y" tu te ferrou... hehehehe...

    Att,

    Nataniel Klug

  19. #19

    Padrão Re: Visita

    Na minha opiniao os cara deveriam se preocupar com outras coisas ao inves de ir enxer o saco de quem ta trabalhando !!! hehehe

    Valeu !!!

  20. #20

    Padrão Re: Visita

    Citação Postado originalmente por gatoseco
    Na minha opiniao os cara deveriam se preocupar com outras coisas ao inves de ir enxer o saco de quem ta trabalhando !!! hehehe

    Valeu !!!
    Hahahaha...

    Eu concordo contigo. Mas infelizmente têm pessoas que se aproveitam e acabam usando equipamentos e sistemas que não deveriam.

    Infelizmente os honestos nesse país só se quebram. Digo isso por experiência. Agora tenho um principio que esta em propaganda: "SE NÃO PUDER FAZER TUDO, FAÇA TUDO QUE PUDER!"

    Resumindo: nem eu nem tu poderemos mudar o mundo, então tentemos fazer o mais correto dentro do possível.



    Att,

    Nataniel Klug