+ Responder ao Tópico



  1. #1
    marquinhoscx
    Visitante

    Padrão Fibra optica

    Galera coloquei fibra optica em um dos meus radio, agora quero coloca em mas tres radios, o q vcs recomendam? coloca essa fibra para entra em uma sweitch e dela sair para os radios ou colocar fibra ceparada em cada radio?
    No caso da fibra entra na swetch tem q ser uma swetch muito boa pois vai ter q aguenta uma temperatura altissima de cima de uma torre e não travar. Qual swetch vcs recomendam?

  2. #2

    Padrão Fibra optica

    Bem, se vc for usar witch nao precisa fibra ótica! Liga direto que é muito melhor...

  3. #3

    Padrão Fibra optica

    na realidade não entendi pq usou fibra!



    vc não aumentará em nada a velocidade, pois se o rádio for "b" vc não passará de 11mb.


    a não ser q o cabo esteja passando de 110m até o servidor, caso contrario use cabeamento comum.

  4. #4
    marquinhoscx
    Visitante

    Padrão Fibra optica

    Estou usando fibra optica pq os radio estão a 130 metros do servidor. mas como na torre tem 4 radio e a fibra so estar ligando um, gostaria de saber se é melhor colocar uma fibra separada para cada radio ou coloca uma sweitch em cima da torre e ligar atraves de patrançado todos os radio.

    Pois o custo de colocar fibra é muito cara e uma sweitch de boa qualidade não é tão cara assim!!!

  5. #5

    Padrão Fibra optica

    Cara não sai mais barato por um switch no meio do caminho?? ou não tem essa possibilidade??

    falows

  6. #6

    Padrão Re: Fibra optica

    Citação Postado originalmente por marquinhoscx
    Galera coloquei fibra optica em um dos meus radio, agora quero coloca em mas tres radios, o q vcs recomendam? coloca essa fibra para entra em uma sweitch e dela sair para os radios ou colocar fibra ceparada em cada radio?
    No caso da fibra entra na swetch tem q ser uma swetch muito boa pois vai ter q aguenta uma temperatura altissima de cima de uma torre e não travar. Qual swetch vcs recomendam?
    Na minha opinião acho melhor vc colocar fibra óptica na primeira torre, por dois fatores (Segurança e Distancia), já p/ as outras torres vc devia fazer um ponto a ponto. Este e minha opinião!!!

  7. #7
    infect
    Visitante

    Padrão Fibra optica

    Não precisa usar swift não.
    usa fibra onde existe condições adversas para fios , depois usa um transceiver para passar para cabo que é mais barado.
    aliás, quanto está o preço da fibra atualmente?

  8. #8

    Padrão Fibra optica

    Bem, se a distância excede o máximo do UTP, e vc acha que nao vale à pena levar radios, use fibra para ir do servidor até a torre, ligue-a à um switch e divida pros radios. No seu caso a fibra é util em virtude da distância e nao do tráfego. A nao ser que vc possa colocar este switch na metade do caminho e levar o par trançado até os rádios, se`as condições financeiras permitem, sugiro o primeiro caso.

  9. #9
    rgz
    Visitante

    Padrão Fibra optica

    Olá!

    Aí vai minha opinão, claro se for possível!!!
    Qual a altura da torre ?
    Que tal por uma caixa hermética no pé da torre com um switch, vc pode baixar um cabo para cada rádio ou melhor um cabo para 2 rádios, assim vc economiza, garante o tráfego e ainda tem na mão a possibilidade de testar cada rádio (num eventual problema) independete estando no chão!!!

    T+!

  10. #10
    SysRq
    Visitante

    Padrão Re: Fibra optica

    Citação Postado originalmente por marquinhoscx
    Galera coloquei fibra optica em um dos meus radio, agora quero coloca em mas tres radios, o q vcs recomendam? coloca essa fibra para entra em uma sweitch e dela sair para os radios ou colocar fibra ceparada em cada radio?
    No caso da fibra entra na swetch tem q ser uma swetch muito boa pois vai ter q aguenta uma temperatura altissima de cima de uma torre e não travar. Qual swetch vcs recomendam?
    Arrume uma bancada, dois ou tres micros e um switching hub barato.
    Corte um cabo CAT5 de boa qualidade c/ 200m e vá diminuindo o comprimento de 10 em 10 ou de 20 e 20 metros e gerando tráfego pesado nas duas direções.

    Vc vai se surpreender ao notar que com muito mais de 130 m vc trafega 100% sem perder nenhum pacote.
    O caso é que a especificação de 100 m maximo para o par trançado a 10 mbps foi feita quando os cabos UTP mais usados eram CAT3. Os cabos atuais são infinitamente melhores que os antigos.
    Vc simplesmente não precisa de fibra para trafegar ethernet em par de cobre com 130 m. Compre um cabo ethernet externo da Furokawa e pronto.

    Um detalhe, os switching hubs atuais são bons detectores de degradação do sinal no cabo. Quando o sinal cai demais eles passam a tentar inverter (cruzar) insistentemente os pares devido ao protocolo Auto MDI/MDX e a performance despenca.

  11. #11

    Padrão Re: Fibra optica

    Citação Postado originalmente por SysRq
    Citação Postado originalmente por marquinhoscx
    Galera coloquei fibra optica em um dos meus radio, agora quero coloca em mas tres radios, o q vcs recomendam? coloca essa fibra para entra em uma sweitch e dela sair para os radios ou colocar fibra ceparada em cada radio?
    No caso da fibra entra na swetch tem q ser uma swetch muito boa pois vai ter q aguenta uma temperatura altissima de cima de uma torre e não travar. Qual swetch vcs recomendam?
    Arrume uma bancada, dois ou tres micros e um switching hub barato.
    Corte um cabo CAT5 de boa qualidade c/ 200m e vá diminuindo o comprimento de 10 em 10 ou de 20 e 20 metros e gerando tráfego pesado nas duas direções.

    Vc vai se surpreender ao notar que com muito mais de 130 m vc trafega 100% sem perder nenhum pacote.
    O caso é que a especificação de 100 m maximo para o par trançado a 10 mbps foi feita quando os cabos UTP mais usados eram CAT3. Os cabos atuais são infinitamente melhores que os antigos.
    Vc simplesmente não precisa de fibra para trafegar ethernet em par de cobre com 130 m. Compre um cabo ethernet externo da Furokawa e pronto.

    Um detalhe, os switching hubs atuais são bons detectores de degradação do sinal no cabo. Quando o sinal cai demais eles passam a tentar inverter (cruzar) insistentemente os pares devido ao protocolo Auto MDI/MDX e a performance despenca.
    vi no mercado cabo UTP CAT6.

    aqui algums comentarios com cabo CAT6

    http://www.forosdeelectronica.com/about501.html

    Lee

  12. #12

    Padrão Fibra optica

    tenho um Wet11 com 128 metros ate o swich pq não faz um teste antes

    tenho tambem outro caso de um cliente a 98 metros do Swich

  13. #13
    Visitante

    Padrão Fibra optica

    cabos de rede ja foram o meu chao antes das wireless ja tive clientes com 230 metros de cabo utp a 10 mb usando 2 fios para cada pino do conector e funcionava show de bola... e ainda uso acima de 150 metros 100 mbs traquilamente com switch comuns esses que custam 70 reais... sem alguem quiser posso ajudar..