+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão ETH0 funciona mas nao funciona. hhee

    Amigos, sei que falarão, já existe algo assim aqui no forum (use a pesquisa), mas usei e não encontrei. Veja porque:

    Eu tenho duas máquinas (já até postei algo assim antes, mas não com esse problema).

    Vamos fazer as seguintes relações:

    Maquina1 = P4 2.4MHz 512 RAM (suse 9.3).
    A placa eth0 está ok, configurada (ip, mask, tudo certinho).

    Maquina2 = P 166MHz 32 RAM (Conectiva 10)
    A placa eth0 está ok, configurada (ip, mask, tudo certinho).


    Bom, as placas de rede estão funcionando corretamente, mas não se comunicam entre si. Porque?
    Estão na mesma rede (ou melhor, só estão as duas ligadas) estou usando um cabo crimpado (crossover), testei o cabo em outras máquinas e está tudo bem, já troquei por outro cabo e nada.
    Não consigo nem dar um ping na outra máquina. Porque?

  2. #2

    Padrão ETH0 funciona mas nao funciona. hhee

    Opa

    Bem, se vc diz que já testou o cabo em outra situação, e afirma que as configurações estão corretas, só pode ser firewall...

    Dica: Já verificou com ifconfig para realmente certificar-se que as interfaces foram inicializadas ???

    Dá uma confirida ai...

  3. #3

    Padrão ETH0 funciona mas nao funciona. hhee

    Eu conferi, quando digito IFCONFIG ele me retorna normalmente o IP, Bcast, tanto do loquanto do eth0.
    Reiniciei o ifup, etc..!!!
    E nada...

    Você disse que pode ser firewall?
    Mas eu somente instalei para fuçar mesmo, essas máquinas estão em casa e não uso para trabalho, tenho certeza que não mexi no firewall (iptables, etc...)
    Eu to ficando louco, não tem lógica isso.
    Tem mais alguma dica.?
    Tem algum lugar que eu devo configurar?
    Pq eu instalei na 166MHz somente texto e nem instalei o X...

  4. #4
    Avenger
    Visitante

    Padrão ETH0 funciona mas nao funciona. hhee

    na dúvida, põe tudo quanto é corrente com política 'ACCEPT' (se tiverem "DROP"), e faça um 'iptables -F; iptables -F -t nat ; iptables -F -t mangle'

    Daí testa de novo. Uma indicação de que o problema é firewall (filtro no iptables) é se, quando você pingar a máquina, no 'arp -n' aparece o IP e o MAC da máquina remota na lista.

    Outra coisa... Se você configura mak1 como 192.168.0.1 e mak2 com 192.168.1.2, mascara em ambas 255.255.255.0, uma não vai enchergar a outra.
    Portanto certifique-se de uma ter 'rota' à outra (e vice-versa), procure usar a mesma máscara de sub-rede -- se você neste caso que exemplifiquei trocar a máscara para 255.255.0.0 (ou mesmo 255.255.254.0) ou passar mak2 para 192.168.0.2, resolveria o problema.

    Penultima coisa que eu faria nesse caso era, depois de vário pings, rotas ok e arp -n 'limpo', seria um 'dmesg' prá ver se tá expelindo alguma mensagem de erro relacionada à placa de rede.

    A ultima coisa que eu faria nesse caso, seria pânico absoluto! :P

  5. #5
    vfsmount
    Visitante

    Padrão ETH0 funciona mas nao funciona. hhee

    Olá amigo

    veja soh, tem como vc mandar um ifconfig dos dois micros pra gente ver?
    seria apenas para verificar essas coisas de maskara e ip, vc nao sabe como isso da dor de cabeca se tiver um "1" errado

    valew

  6. #6

    Padrão ETH0 funciona mas nao funciona. hhee

    Bom, vou dar mais uma mexida seguindo os conselhos do meu amigo Avenger.... se não conseguir eu postarei aqui os dois pings.

    Valeu por enquanto.
    :clap:

  7. #7
    belvio
    Visitante

    Padrão ETH0 funciona mas nao funciona. hhee

    posta aki tb a saida do comando route blz

  8. #8
    CassioAbreu
    Visitante

    Padrão ETH0 funciona mas nao funciona. hhee

    Coloque as configuracoes das duas maquinas. Seria melhor para podermos analisar.