+ Responder ao Tópico



  1. #1
    jlbavaresco
    Visitante

    Padrão Suse 10 apostila

    Pessoal, eu usava conectiva 10 em modo texto, e peguei o suse 10 para testar, mas os arquivos de configuração são bem diferentes, onde posso achar uma apostila ou livro para me orientar um pouco?
    Se alguem souber de algo por favor dê um toque!
    Grato pela atenção de todos!
    um forte abraço a todos!

  2. #2
    guardian_metal
    Visitante

  3. #3
    cradiao
    Visitante

    Padrão instale os pacotes o Yast

    No SuSE 90% das configurações podem ser feitas no YaST, ele existe em modo texto tbm, é extremamente simples de ser utilizado.

    att.
    Cláudio Mendes
    Eng. Computação
    Expert Soluções em Informática
    Londrina PR

  4. #4

    Padrão Re: instale os pacotes o Yast

    Citação Postado originalmente por cradiao
    No SuSE 90% das configurações podem ser feitas no YaST, ele existe em modo texto tbm, é extremamente simples de ser utilizado.

    att.
    Cláudio Mendes
    Eng. Computação
    Expert Soluções em Informática
    Londrina PR
    Cara com certeza o Yast é uma mão na roda, mas eu aprendi mto mais quando começei a ler as documentações do SuSE e perceber o funcionamento dele, pois se não voce vira um robo, e se um dia seu yast por algum motivo der algum problema voce para, então concordo que tem de saber usar o Yast, mas entender como funciona internamente é melhor ainda.

    falows

  5. #5
    cradiao
    Visitante

    Padrão Concordo

    Concordo 100%, utilizo o SuSE desde a versao 8, o yast nao era tao completo por isso o utilizo tanto, caso ele der problema... de tanto apanhar.. já me viro sem ele...
    mas sabe como é complexo vc sair de um sistema onde vc sabe se virar e cair em outro que julga tudo diferente, vc acaba voltando... entao.. a utilização do YaST a primeira vista é pra mostrar o poder dele.. que o grande diferencial do SuSE antes da Novell na minha opiniao é ele...

  6. #6

    Padrão Re: instale os pacotes o Yast

    Citação Postado originalmente por ruyneto
    Cara com certeza o Yast é uma mão na roda, mas eu aprendi mto mais quando começei a ler as documentações do SuSE e perceber o funcionamento dele, pois se não voce vira um robo, e se um dia seu yast por algum motivo der algum problema voce para, então concordo que tem de saber usar o Yast, mas entender como funciona internamente é melhor ainda.
    falows
    Concordo com você.
    Quanto mais independente de ferramentas para se realizar configurações é melhor.

  7. #7
    cradiao
    Visitante

    Padrão Isso ae..

    O ideal, utilize as ferramentas somente depois de ser capaz de fazer sem elas, problema do SuSE sao alguma peculiaridades.. por exemplo.. ao o /mnt/hda1 fica em /media/hda1 e por várias vezes ele reconhece uma gravadora de dvd ou uma combo como hdX e isso gera um certo transtorno pra montar na mao.. tem que colocar mount -t isso 9660 e etc... nada que o fstab nao resolva... mas uma dorzinha de cabeca a mais...

    na época da escuridado.. digo do marumbí hahah que só de levantar o servidor X já era um grande feito.. eu me acostumei com a tela preta, uso o YaST por preguiça mesmo... e a tendencia é que apenas utilize o mesmo...

    uma coisa que eu sempre falo com alunos, eu como estou mais velho tendo a me prender no que era novo pra mim... fizemos uma pesquisa na época da faculdade... quando saiu o pokemon as criancas amaram,... logo depois saiu o digimon... as criancas mais novas já alteraram o gosto por existir algo mais novo.. as mais velhas preferiam o pokemon por ser original e nao gostar de imitação... eu tento muito nao me deixar fazer isso... mas eu ainda adoro usar o MS-Dos hahaha jogo ultima 8.... quake 1, dune 2 hahahah é foda...