Página 3 de 3 PrimeiroPrimeiro 123
+ Responder ao Tópico

cokidi
    Primeiramente queria agradecer a todos q postaram ate aqui, este topico esta super interressante :clap:

Eu nao irei usar Windows nessa rede por isso estou querendo instalar o IE via Wine no Linux.

Pela respostas acho q nao existe mesmo uma solucao tipo anti-virus para wine mesmo, mas entao convido a todos q participaram deste forum e os futuros q iram participar a continuar pesquisando sobre alguma solucao a respeito e usarmos este topico para discutir, pois sabemos q fica complicado dependermos do usuario para evitar infeccoes pois mesmo que os instruirmos a somente usar o IE em sites que nao seja possivel usar o firefox, infelizmente alguns usuarios podem acabar usando o IE para tudo e ate tentar acessar algum site mal intecionado com ele, claro nesse caso o squid pode segurar muita coisa mas sera dificil segurarmos 100% dos sites maliciosos.

Entao novamente convido a todos para continuarmos pesquisando e dependendo do resultado podemos ate escrevermos um artigo com nossas conclusoes, pois este assunto e de grande interesse de quem trabalha com Linux e Software Livre.

Um Abraco a todos!

r3dd3v1l
    Citação Postado originalmente por cokidi
    [cut]sabemos q fica complicado dependermos do usuario para evitar infeccoes pois mesmo que os instruirmos a somente usar o IE em sites que nao seja possivel usar o firefox, infelizmente alguns usuarios podem acabar usando o IE para tudo[cut]
    hehehe, a algum tempo atras eu li alguma coisa semelhante a: "se voce achar que desenvolveu um sistema perfeito, voce nao esta levando em conta a criatividade dos teus usuarios"...
    ;o)

maaasss, sobre este assunto, uma coisa que eu nunca tentei fazer (nao faz muito tempo que eu comecei a brincar com o Wine...;o) foi instalar no fake windows do Wine um antivirus de pequeno/medio porte para windows, como, por exemplo, o avast...

caso alguem ae tenha um pouco mais de tempo disponivel do que eu tenho e esteja disposto a tentar essa façanha, basta baixar o instalador, colocar ele em uma "pasta" temporaria do fake e fazer a instalaçao da seguinte maneira:
    $ cd ~/.wine/drive_c/pasta_temporaria <Enter>
    $ WINEDLLOVERRIDES="" wine ./nome_do_instalador.exe <Enter>

e entao seguir as instruçoes de instalaçao, aceitar os termos de licença, etc e talz, e apos o final destas, dar o seguinte comando, para simular uma reinicializaçao do windows:
    $ wineboot <Enter>

pode ser que funcione e o antivirus seja instalado no fake... afinal, eu conheço um cara que tem o Delphi 6 instalado no Wine...

se funcionar, evidentemente o antivirus nao vai ficar residente, sera necessario criar um "atalho" para o executavel dele, para fazer as atualizaçoes das definiçoes de virus e as varreduras em busca de virus no fake...

boa sorte...

Luiz "RedDevil" Stefanski
    http://www.RedDevil.eti.br
    Linux User #399026

3. Mas tpo pra ser sincero se for ter de ter o trabalho se cada vez que um virus contaminar a parte virtual do wine o cara ter de ir la e ficar passando antivirus é mais facil fazer um script no wine que "reinstala" ele acabou.

falows

r3dd3v1l
    Citação Postado originalmente por ruyneto
    Mas tpo pra ser sincero se for ter de ter o trabalho se cada vez que um virus contaminar a parte virtual do wine o cara ter de ir la e ficar passando antivirus é mais facil fazer um script no wine que "reinstala" ele[cut]
    eu temo que a historia nao seja tao simples assim...

caso acontecesse de um virus se instalar no fake windows, nao seria necessario mexer na instalaçao do Wine, pois o Wine fica instalado nos diretorios do Linux e, portanto, nao seria afetado pelo virus...

bastaria apagar e recriar o fake windows (.wine), o qual fica no diretorio do user, algo tipow assim:
    ~/.wine

mas a pedreira eh que para determinados aplicativos rodarem sob o Wine nao basta apenas recriar o fake, tambem eh necessario fazer a instalaçao de varias cacas da M$ nele, e apenas o IE demora mais de 30 minutos para ser instalado, dependendo da velocidade da conexao com a internet, e tambem tem o fato de que eu nao sei qual eh a base de dados que o aplicativo dele acessa... por exemplo, os meus aplicativos acessam o Firebird, e nesse caso tanto o servidor como a base de dados ficam fora do fake e nao haveria nenhum problema com eles em caso de uma possivel infecçao, mas caso o aplicativo dele acesse um M$ SQL Server ou um Access da vida, essa base de dados teria que ser instalada no fake, e em caso de uma ocorrencia de virus, seria necessario copiar essa base de dados antes de apagar o fake e depois de reinstalar tudo novamente no fake, repor a base...

eu acredito que se for possivel instalar um antivirus no fake a viagem fica mais simples...

[]s
    Luiz "RedDevil" Stefanski
    http://www.RedDevil.eti.br
    Linux User #399026

Tópicos Similares

1. Anti-Virus no Linux...
    Por no fórum Segurança
    Respostas: 21
    Último Post: 22-11-2002, 10:11
  2. Anti-Virus para Email. Qual voces aconselham?
    Por no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 0
    Último Post: 15-11-2002, 14:57
  3. Squid + Anti-Virus
    Por no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 1
    Último Post: 02-11-2002, 18:55
  4. Anti-vírus para Virtual Host no Sendmail
    Por catao no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 0
    Último Post: 14-10-2002, 01:25
  5. Anti Virus para o Samba (Servidor de Arquivos)
    Por FexDelux no fórum Segurança
    Respostas: 1
    Último Post: 23-09-2002, 20:36

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L