+ Responder ao Tópico



  1. #1
    Buch
    Visitante

    Padrão Conectiva 10 em rede Windows

    Blz pessoal!
    O negocio é o seguinte.. trabalho em uma empresa que tem uma rede com a seguinte estrutura:
    1 servidor com S.O. rad hat enterprise com banco dados oracle,
    e outras 50 estações winxp e win98 .Os pc's windows acessão sistemas no servidor local através de emuladores putty e intranet
    que é gerenciada por um servidor em outra unidade (aqui somos uma subrede) de qualquer pc win consigo acessar o meu sevidor atraves de um emulador putty.

    A configuração das maquinas windows e seguinte:
    rede classe c
    ip 10.57.1.101
    gatway 10.57.1.3
    mascara 255.255.0.0

    Para acessar os sistemas no servidor local e servidores em outras unidades temos que mapear uma pasta no server local e rodando uns reg. configurarmos o autoexec do win direcionando para a pasta mapeada no server e configuramos o host do win com os ip's dos servidores das outras unidades pois compartilhamos os bancos de dados.Criamos atalhos nos pc's windows dentro da pasta mapeada no server local para acessar os sistemas .

    Agora vem a pergunta como posso configurar uma estação conecticva 10 para funcionar da mesma maneira que os windows?
    A estação com linux já esta na rede enxerga todos os micros ja esta mapeadada a pasta no server local .O problema esta com o atalho para os sistemas não sei como fazer funcionar.A minha intenção é mostrar para eles (gerencia) que não precisam mais gastar com licensas, sem contar com muitas outras vantagens que o linux tem.

    PS: não aguento mais ...meu micro travou pode vir aqui!!!!

  2. #2

    Padrão Conectiva 10 em rede Windows

    Cria um atalho na area de trabalho chamando um SSH para o servidor, não eh assim que as estações windows acessam?

    Caso não tenha ambiente gráfico, basta colocar em um arquivo o comando SSH para o servidor, colocar na sua pasta bin e dar permissão de execução. Se preferir, mantenha o arquivo onde quiser e cria links para ele.

  3. #3

    Padrão Conectiva 10 em rede Windows

    Amigo, antes de mais nada, quero lhe dar um toque, tome muito cuidado, mas muito cuidado mesmo com essa migração para linux.
    Não é tão simples como parece, sua empresa possui contabilidade, setor fiscal, etc.. precisam ser tomadas algumas providencias antes de migrar.

    Outro ponto da mudança envolve algo que não tem relação com a técnica e tecnologia implantada que é uma quebra de paradigma, nessa mudança DE CULTURA você poderá encontrar alguns problemas com usuários finais.

    Antes de mais nada, faça uma relação de todos os softwares utilizados na empresa, faça testes de funcionamento antes, substitua as ferramentas de trabalho do windows pela as do linux, veja qual é mais prática e de fácil utilização (por causa do usuário final) e procure uma distro que satisfaça todas as suas necessidades (que são distintas de empresa para empresa), mas no seu projeto, coloque algo como aquela grande mudança que o metrô fez em colocar o OpenOffice nas estações. Causará um choque maior na diretoria.

  4. #4

    Padrão Conectiva 10 em rede Windows

    Citação Postado originalmente por terra_jr
    Amigo, antes de mais nada, quero lhe dar um toque, tome muito cuidado, mas muito cuidado mesmo com essa migração para linux.
    Não é tão simples como parece, sua empresa possui contabilidade, setor fiscal, etc.. precisam ser tomadas algumas providencias antes de migrar.

    Outro ponto da mudança envolve algo que não tem relação com a técnica e tecnologia implantada que é uma quebra de paradigma, nessa mudança DE CULTURA você poderá encontrar alguns problemas com usuários finais.

    Antes de mais nada, faça uma relação de todos os softwares utilizados na empresa, faça testes de funcionamento antes, substitua as ferramentas de trabalho do windows pela as do linux, veja qual é mais prática e de fácil utilização (por causa do usuário final) e procure uma distro que satisfaça todas as suas necessidades (que são distintas de empresa para empresa), mas no seu projeto, coloque algo como aquela grande mudança que o metrô fez em colocar o OpenOffice nas estações. Causará um choque maior na diretoria.
    Ele soh quer apresentar soluções por enquanto.. :P
    Eh bom que tente algo e melhor ainda se consiga!

  5. #5

    Padrão Conectiva 10 em rede Windows

    Eu só queria ajudar..... não fiz critica negativa ou destrutiva.
    Só quero dizer que para as diretorias é muito atrativo mostrar algo sem custos.
    Bom, veja o lado legal da coisa.

    Aqui fiz um projeto de capacitação de micro-informática.
    Vou botar em todas as máquinas o OpenOffice.
    Vou economizar mais de 80 mil reais neste ano somente com suites de escritório (Offices) e para abafar isso, com 1/4 do dinheiro de licenças pagas todos os anos, vamos pagar um treinamento in-company para todos os colaboradores da empresa.

    O que achou? Bom né?

    E aos poucos iremos mudando a cultura da empresa, já estamos utilizando o ThunderBird como client de email e o FireFox como navegador.
    Estamos quebrando aos poucos esse paradigma.
    Porque uma mudança dessas principalmente com quem não entende de informática é como um PARTO. Doe e você não sabe o que acontecerá, até que tudo termine e a criança ande sozinho.
    :clap:

    Foi somente um comentário.

    Falou amigos.

  6. #6
    Buch
    Visitante

    Padrão Conectiva 10 em rede Windows

    Agradeço pelas respostas pessoal ..realmente uma mudança brusca seria um desastre ..até pela minha inesperiencia no assunto..oque estou tentando fazer é apenas em uma maquina da rede.Por isso pedi ajuda ,não fiz proposta nenhuma a diretoria estou apenas começando esse projeto, até para não 'queimar o filme do LINUX' , mas continuem enviando dicas, e caso funcione será mais um avanço para a comunidade Linux

  7. #7
    augusto_jdl
    Visitante

    Padrão Conectiva 10 em rede Windows

    Se vc utiliza o "putty" nas máquinas win, instale tb no linux o "putty", daí os seus usuários não irão sentir tanto a mudança de SO.