+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão WiMAX

    Olá amigos do underlinux, alguém sabe quando estará disponivel o WiMAX para vender ao consumidor?

    []´s


    Gladston

  2. #2
    Herlon
    Visitante

    Padrão WiMAX

    Segundo as previsões em janeiro do proximo ano.

    Já existem produtos com opção de upgrade em caso de compra, como os wilan e os alvarion.

  3. #3
    mwst
    Visitante

    Padrão WiMAX

    nós já estamos usando aqui tecnologia wimax, mas os equipamentos são importados e são caros d+

  4. #4

    Padrão Re: WiMAX

    Citação Postado originalmente por DSSS
    Olá amigos do underlinux, alguém sabe quando estará disponivel o WiMAX para vender ao consumidor?
    Gladston,

    Teoricamente no primeiro semestre de 2006, mas a ANATEL ainda não colocou no ar nenhuma regulamentação sobre o uso de WiMax por isso teremos que ter muito cuidado ao comprar estes equipamentos para depois não perdermos eles.

    Algumas marcas já estão usando protocolos Pré-WiMax (eu digo pré pois é um tipo de beta teste) e também pré-NLOS mas nada disso está regulamentado.

    Uma boa opção é o Canopy da Motorola, mas o custo ainda é alto demais para os padrões brasileiros.

    Att,

    Nataniel Klug

  5. #5
    Herlon
    Visitante

    Padrão WiMAX

    Que equipamento WIMAX esta utilizando ?

  6. #6

    Padrão WiMAX

    Citação Postado originalmente por mwst
    nós já estamos usando aqui tecnologia wimax, mas os equipamentos são importados e são caros d+
    Qual a media de preço desses "Aps"? e para cleintes?

  7. #7
    Ash
    Visitante

    Padrão WiMAX

    Pessoal , com esses novos produtos WiMax , teriamos que trocar tudo certo , desde as instalacoes do servidor ( antenas de transmissao, router , etc ) ate os kit clientes ( placas, antenas, cabos ... ) .
    Pergunto isso por q tenho uma duvida muito cruel. Estou para iniciar um provedor de Banda Larga , e vou adotar as tecnologias padroes de radio de 2,4 GHZ. Temo tomar a decisao errada investindo nessa plataforma e depois ter que dizer aos nossos clientes que eles terao que comprar novos kits. Qual a opiniao de vcs ? Grato !

  8. #8

    Padrão WiMAX

    Citação Postado originalmente por Ash
    Pessoal , com esses novos produtos WiMax , teriamos que trocar tudo certo , desde as instalacoes do servidor ( antenas de transmissao, router , etc ) ate os kit clientes ( placas, antenas, cabos ... ) .
    Pergunto isso por q tenho uma duvida muito cruel. Estou para iniciar um provedor de Banda Larga , e vou adotar as tecnologias padroes de radio de 2,4 GHZ. Temo tomar a decisao errada investindo nessa plataforma e depois ter que dizer aos nossos clientes que eles terao que comprar novos kits. Qual a opiniao de vcs ? Grato !
    Ash,

    WiMax ainda é sonho de consumo para nós mortais de provedores wireless. O custo de um conjunto Pré-WiMax da Motorola (chamado Canopy) é de 30 mil dólares LÁ FORA! Aqui no Brasil chega em torno de 59 mil dólares.

    Esse kit vem com 100 clientes Canoy (sem refletor de antena, apenas a antena do rádio) e uma estação rádio base 360 graus.

    Se comprar sem impostos (importar sem impostos ilegalmente) o custo por cliente é de 300 dólares (ALTO DEMAIS pros nossos padrões). Se for importar legalmente esqueça que o custo é muito mais alto.

    Imagine que um equipamento desses dure 36 meses em uso. Então os US$ 300,00 se diluem em 36 vezes de US$ 8,33 o que hoje dá um custo MENSAL por cliente de R$ 20,92 APENAS com o equipamento.

    Sinceramente acho que isso não é para nós que temos que disputar mercado com provedores vendendo acesso a 1 Mbps custando R$ 49,90.

    Mesmo que o cliente aceite comprar o equipamento (o que eu acho impossível a considerar o custo dele) que vatagens teriamos.

    Invista sim em 2.4 usando 802.11b e fazendo seus enlaces usando 802.11a (os PtP do provedor). O custo por cliente cai muito se mantendo na faixa de R$ 12,00 em média e se você optar por StarOS cai para uns R$ 9,00 o custo.

    Att,

    Nataniel Klug