+ Responder ao Tópico



  1. #1
    MIRO
    Visitante

    Padrão Cluster com uma hd

    Gostaria de saber, se é possível fazer um cluster com 13 micros, sendo que somente um nó com HD?

  2. #2

    Padrão Cluster com uma hd

    se não me engano existem Lives CD que ja vem pre configurado para funcionar em cluster.... ou se naum vc pode criar um ja configurado...

  3. #3
    MIRO
    Visitante

    Padrão Cluster com uma hd

    Obrigado pela dica, mas estes Lives CD seria o knoppix?

  4. #4

    Padrão Cluster com uma hd

    existe o chaos que é um live cd onde vc simplesmente insere o disco na máquina qu vai ser o "servidor" que as outras podem dar boot via pxe. É um cluster baseado no openMosix, entao tudo que a máquina precisa é ter um kernel carregado na memória e alguns programinhas que somente habilitam a inicializacao. O cluster que eu fiz no Instituto de Física da Universidade de Brasília usa máquinas com HD mas só pra testar eu fiz uma versão reduzida do Slackware (pra caber em 16 Mb) que roda da memória e nao precisa de HD. Se vc queiser fazer um cluster do tipo Bewolf também pode usar a mesma idéia, toamdo o cuidado que as máquinas tenham memória suficiente para suportar o ramdisk e para que nao precisem de swap, porque apesar de existirem tentativas de fazer swap pela rede usando NFS e nbd elas aumentam grandemente o tráfego de dados na sua rede, e como a diferenca de taxa de transferencia entre memória e processador e entre memória+processador+rede+hd remoto é grande vc pode term uma grande perda de performance. Tudo depende do tipo de aplicacao que voce deseja rodar em seu cluster, aplicacoes científicas, simulacoes, banco de dados, servidores WEB.... dependendo do propósito pode ou nao ser viável.

  5. #5

    Padrão Cluster com uma hd

    tudo isso tem um nome

    google.com --> diskless clusters

    Um abraço