+ Responder ao Tópico



  1. #1
    gstgomespb
    Visitante

    Padrão Como atingir numa cidade um raio de 8 km

    Pessoal,

    Estou com um projeto para cliente em uma cidade que ele quer atingir os seus usuarios num raio de 8 km, quais as antenas e ap necessarios para conseguir acesso e a quantidade de usuarios que ele quer ter é uns 400.

    O que seria necessario


    Gustavo

  2. #2

    Padrão Re: Como atingir numa cidade um raio de 8 km

    Citação Postado originalmente por gstgomespb
    Pessoal,

    Estou com um projeto para cliente em uma cidade que ele quer atingir os seus usuarios num raio de 8 km, quais as antenas e ap necessarios para conseguir acesso e a quantidade de usuarios que ele quer ter é uns 400.

    O que seria necessario


    Gustavo
    Aconselho vc instalar 02 Ap 2000 com 02 cartoes orinoco em cada ap, tb instale 04 antenas setoriais de 14dBi 90º da Hyperlink. na minha opiniao estou mostrado os melhores equipamento do mercado!!!

  3. #3
    aserdmann
    Visitante

    Padrão Re: Como atingir numa cidade um raio de 8 km

    Citação Postado originalmente por gstgomespb
    Pessoal,

    Estou com um projeto para cliente em uma cidade que ele quer atingir os seus usuarios num raio de 8 km, quais as antenas e ap necessarios para conseguir acesso e a quantidade de usuarios que ele quer ter é uns 400.

    O que seria necessario


    Gustavo
    Na minha opinião, se você quer montar uma rede segura e confiável, você deve investir em rádios que operam na freqüência de 5GHz, pois são excelentes equipamentos e com um throughput maior!
    Pela distância, e pela quantidade de clientes que você quer atender, eu aconselhor você utilizar Rapidwave.

  4. #4

    Padrão Re: Como atingir numa cidade um raio de 8 km

    Citação Postado originalmente por aserdmann
    Citação Postado originalmente por gstgomespb
    Pessoal,

    Estou com um projeto para cliente em uma cidade que ele quer atingir os seus usuarios num raio de 8 km, quais as antenas e ap necessarios para conseguir acesso e a quantidade de usuarios que ele quer ter é uns 400.

    O que seria necessario


    Gustavo
    Na minha opinião, se você quer montar uma rede segura e confiável, você deve investir em rádios que operam na freqüência de 5GHz, pois são excelentes equipamentos e com um throughput maior!
    Pela distância, e pela quantidade de clientes que você quer atender, eu aconselhor você utilizar Rapidwave.
    Cara na minha opinião os rádios 5.8G são radio utilizado em ponto a ponto e não multi-ponto, Pois todos nosso sabemos q uma placa cliente sai muito caro p/ um usuário final.

    Atenciosamente,

  5. #5

    Padrão Re: Como atingir numa cidade um raio de 8 km

    Citação Postado originalmente por Good_speed
    Aconselho vc instalar 02 Ap 2000 com 02 cartoes orinoco em cada ap, tb instale 04 antenas setoriais de 14dBi 90º da Hyperlink. na minha opiniao estou mostrado os melhores equipamento do mercado!!!
    Adicionando...

    AP2000 com 2 cartões é problema na certa... Eles têm baixo processamento (coisa de 200 Mhz) e pouquissima memória. Sem dúvida alguma com um througput alto eles irão travar.

    A melhor forma seria uma divisão dessa rede em pelo menos 3 POPs para se ter um melhor desempenho.

    400 clientes em um único POP é praticamente impossível.

    Digamos que tu venda 128 Kbps então nós teríamos (em um modo utópico de 100% de uso) um tráfego de 51 Mbps além de que com 400 clientes ligados a dois APs eles irão ter serios problemas de gerenciamento dos MACs e tal.

    Mesmo com 4 cartões o máximo de velocidade alcançado não passa de 16 Mbps (througput real de 4,1 Mbps, tambem uma utopia em AP2000 outdoor).

    Att,

    Nataniel Klug

  6. #6
    Herlon
    Visitante

    Padrão Como atingir numa cidade um raio de 8 km

    Se quiser dar qualidade tem que dividir isto em outros pops, tenho velocidades minimas de 250 Kbps e alguns clientes em 1250 kbps, não consigo colocar mais que 50 clientes por AP, sendo que destes o maximo é de 30 clientes online para o AP-2000.

    Já testei com YDI AP Plus, Orbitel 2411, AP 600b e esta relação é identica, nem mesmo o processamento de algum destes que dizem ser superior ajudou.

    Minha experiencia diz para utilizar o AP 2000 com 1 cartão, tem performance identica com 2 cartões, a não ser que utilize o outro como WDS para PTP.

  7. #7

    Padrão Como atingir numa cidade um raio de 8 km

    Citação Postado originalmente por Herlon
    Se quiser dar qualidade tem que dividir isto em outros pops, tenho velocidades minimas de 250 Kbps e alguns clientes em 1250 kbps, não consigo colocar mais que 50 clientes por AP, sendo que destes o maximo é de 30 clientes online para o AP-2000.

    Já testei com YDI AP Plus, Orbitel 2411, AP 600b e esta relação é identica, nem mesmo o processamento de algum destes que dizem ser superior ajudou.

    Minha experiencia diz para utilizar o AP 2000 com 1 cartão, tem performance identica com 2 cartões, a não ser que utilize o outro como WDS para PTP.
    Herlon,

    Exatamente. O problemas de 802.11b as vezes não é processamento e memória (como o AP2000 que realmente têm esse problema qdo existem mais de 50 clientes logados no AP ele começa a ficar louco) e sim a velocidade.

    A velocidade máxima é de 11 Mbps Half-Duplex, o que dá 5,5 Mbps em MÁXIMA capacidade (que eu nunca vi nenhum rádio chegar). Estou atualmente testando um sistema com StarOS e gostei muito. Melhorou muito meu desempenho.

    Acho que é uma boa para ti.

    Att,

    Nataniel Klug

  8. #8

    Padrão Como atingir numa cidade um raio de 8 km

    O Good Speed, com certeza indicou os melhores equipamentos.
    Mas para essa quantidade de clientes, nao vai funcionar!
    Nao tenho essa experiencia, porem tenho pesquizado muitoooo sobre estas situaçoes.
    Concordo com o Nataniel e outros amigos q indicaram o star-os e tbem dividir em varios pops estes 400 clientes!
    Minha opiniao é baseada nas pesquizas com amigos q ja passaram por essa situação.
    Aqui mesmo no under tem varios relatos!
    Valeu!!

  9. #9

    Padrão Como atingir numa cidade um raio de 8 km

    Alguem poderia me dar mais informações sobre o que é StarOS.

  10. #10

    Padrão Como atingir numa cidade um raio de 8 km

    Citação Postado originalmente por flaviobatistela
    Alguem poderia me dar mais informações sobre o que é StarOS.
    Star-OS é um sistema baseado em Linux com interface facilmente configurável e específico para uso como Access-Point, repetidor, Ponto-a-Ponto. Ele funciona em um PC comum, e suporta vários modelos de placas de rede, cartões de rádio 2,4 GHz e até cartões em 5,8 GHz... A grande vantagem dele é que você pode utilizar um computador com processamento e memória muito superiores aos AP´s comerciais, suportando, desta forma, mais cartões e, consequentemente, mais clientes...

    Eu mesmo uso aqui um Star-OS com 4 cartões Orinoco Gold e mais uma PLaca D-Ling AG-530 em 5,8 GHz fazendo um ponto-a-ponto com outro Star-OS....

    Pesquise mais no site do Star-OS (www.staros.com) e até mesmo no ótimo fórum em português (http://forum.star-os.com.br)...

    Boa sorte...
    .

  11. #11

    Padrão Como atingir numa cidade um raio de 8 km

    Amigo, muito obrigado pela sua atenção.
    Paz pra vc...abraços!!!

  12. #12

    Padrão opa

    Rapaz para seu caso ae como foi falado a solução AP 2000 e direcionais de 14 é um boa opção mais para essa quantidade de cliente só um pop não vai suportar não, eu tenho um sistema rodando isso ae 2 aps 2000 com 4 direcionais só que meu pop não tem 250 users e as velocidades são de 70kbps ae não tem uma taxa alta de tafego ae alivia um pouco mais os planos é contruir 2 pop com esses aps 2000 com um cartão cada e usar os 4 que tem nos aps 4 no pop principal com Star-Os para da suporte a um número maior de clientes que deve chegar a uns 300 no meio do ano em um pop só e não vai suportar pelo baixo processamento, então é melhor você rodar star-os caso faça um só pop ou faça varios pops 3 ou 4 usando aps 2000 que fica bom tb.

    Renato Machado