+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Iptraf no Slackware 10.1

    Galera, desculpe-me, voltar com esse tópico. Procurei no item busca, mas não apareceu nada.
    Eu postei esse tópico acho que tem 2 semanas. Sinceramente, estou sem saber como agir.
    Temos um servidor para Internet com o Slackware 10.1, instalado, com Squid Autenticado, Firewall e Samba. Estava funcionando perfeito, acessando a net bem rápido. De umas 2 ou 3 semanas atrás, toda vez que digito o comando iptraf -i eth1 aparece a seguinte mensagem :
    Iptraf Monitor already listening on eth1 . Após isso dou enter e programa sai do ar e volta ao prompt. Ou seja, a mensagem é de que o Iptraf já está sendo executado. Já dei reboot no servidor, mas quando digito o iptraf -i eth1 volta a mesma mensagem. Já executei o ps -aux para ver se tem realmente algum iptraf sendo executado e não tem nada. Quando executo iptraf -i eth0, eth2 ou all, funciona perfeito. E mais estranhamente é que após esse fato, o acesso passou a ficar lento. Já tem vários usuários reclamando dessa lentidão. O acesso a net, era muito bom, até fomos elogiados pela empresa, pelo novo servidor. Já verifiquei os logs, access.log, está tudo normal.
    Alguém aqui já passou por isso, que possa me dar alguma dica ???
    Desde já agradeço a todos ........... :toim: :toim:

  2. #2

    Padrão Iptraf no Slackware 10.1

    o iptraf registra uma série de informaćões em arquivos temporários, que acabam funcionando como uma espécie de lock, estes arquivos ficam em /var/run/iptraf/, tente apagar o arquivo /var/run/iptraf/iptraf-ipmon.tag.eth1. Provavelmente vc estava rodando o iptraf quando ocorreu uma queda de energia ou falha no sistema ou possesão satanico-demoníaca por alguma espécie de belzebu-capeta, de foram que o iptraf não foi terminado normalmente, apagando os arquivos.

  3. #3

    Padrão Iptraf no Slackware 10.1

    Evandrofisico, boa noite ........
    Valeu caro amigo. Acabei de ver isso, e funcionou de primeira. Apaguei o arquivo que vc mencionou e fui prá galeraaaaaaaaaaa !!!!!!!!
    Valeu mesmo .......... :good: :clap: :good:
    Agora descobri uma outra coisa que pode estar deixando a rede lenta. No caso o acesso a net. Verifiquei o arquivo /var/log/message e tem trocentas páginas de usuários externos tentando logar no sshd. Mas tem muitas e muitas tentativas. E pior é que está acontecendo desde as 18 horas até agora. O que está dando de password inválida para usuário x, y, z, etc, etc, no ip tal, tal e tal , está uma festa.
    Tem alguma idéia do que posso fazer para barrar isso ??? Pelo menos o servidor está avisando de pessoas tentando entrar no servidor , não é isso ??? Eu estou imaginando que como tem n pessoas tentando entrar no servidor, o próprio servidor está se ocupando em não deixar entrar, consequentemente vem a lentidão. Não sei se estou certo.
    Um grande abraço Evandrofisico e mais uma vez obrigado ....

  4. #4

    Padrão Iptraf no Slackware 10.1

    Evandrofisico, boa noite caro ........
    Entrei o no tópico de segurança e o Ruyneto já me deu umas dicas legais sobre a parte de usuários externos estarem tentando logar no servidor via sshd. Vou tentar as soluções que ele apresentou. Mas valeu caro amigo, pela ótima ajuda sobre o iptraf. Mais uma que aprendi no Underlinux.
    Um grande abraço .............Fique com Deus ...... :good: :clap: