+ Responder ao Tópico



  1. #1
    cradiao
    Visitante

    Padrão Cluster hybrido com ClusterKnoppix

    Ae Galera, estava pensando em fazer um super tutorial. estou querendo montar um cluster hybrido, com windows e etc, o intuito é fazer um computador mais lixo renderizar alguma coisa no photoshop em um cluster linux, tipo... montar um cluster HPC com uns 4 comps linux... e os terminais windows usando... acho que isso seria algo super legal de fazer.. o problema que nao estou conseguindo.. mesmo por falta de tempo.. montar um....

    gostaria de saber quem aqui está disposto a montar um cluster dessa forma, dividir resultados obtidos, etc... mas fazer de forma organizada.. pegamos o msn icq uns dos outros.. e fariamos reunioes periodicas.. tipo.. toda quarta feira as 21hrs... dividimos as tarefas em grupos e tudo mais.. no final montamos um BIG tutorial... colocamos os nomes dos participantes... e é claro... LIBERAMOS NA FAIXA PRA GALERA... o que vai valer vai ser a glória se saber que participamos...


    quem tiver a fim..
    pra nao virar zona no msn: coisa que eu trampo .... vou passar meu uin do icq...

    12628720...

    vamos indo aos poucos com calma.. e caso lotar de pessoas.. vamos fazer um esquema para que todos possam ajudar... desde pesquisar kernell até traduzir documentos...


    Acho que isso seria legal

    Att.
    Cláudio Mendes
    Eng. Computação
    Londrina PR

  2. #2

    Padrão Cluster hybrido com ClusterKnoppix

    cara, eu comecei a escrever um tutorial de instalacao do openMosix aqui no under, tá em https://under-linux.org/wiki/Tutorial/openMosix. Atualmente eu tenho um cluster HPC baseado em openMosix que funciona bem, mas a idéia de usar photoshop e windows, é no mínimo, inusitada, pois devido a natureza deste (código fechado, plataforma windows) é dificil que este rode em um cluster como este. Exitem clusters feitos usando MPI que podem ser usados em máquinas windows, e existem também softwares específicos como alguns de busca em bases de dados de proteinas (mascot) e etc que são feitos para rodar em máquinas windows, porém um cluster hibrido implica em outro método de comunicacao, em vez da transferencia do código todo como ocorre em clusters bewolf e openMosix vc precisaria que a máquina que coordena o cluster transfira entre elas apenas o dados a serem processados, o que se parece na verdade com um grid, como o projeto seti@home e o projeto folding@home, onde cada cliente já possui os métodos, classes e etc necessários para realizar os cálculos e somente recebe dados "raw".

  3. #3
    cradiao
    Visitante

    Padrão Legal seu totorial com certeza vai ajudar

    Mas a idéia é essa.. é turbinar uma maquina windows com várias linux, em cluster.. esteva pensando em vmware, ou tentar emular o photoshop e 3dmax.. mas como esses programas quase independem do windows fica dificil uma emulacao satisfatria, estava pensando em algo como, enganar o windows dizendo que existe um outro processador na máquina.. e esse processador com rotinas para o Cluster.. é claro que é um super projeto... que pode até valer dinheiro... vai envolver muito assembly e C.. coisas que eu nao uso desde a época da faculdade....

    mas sei lá.. a empolgação é que conta.. as vezes tem algum doido aqui que por ventura ama asembly e já fez algo parecido e posamos utilizar um pouco do código.. sei lá..

    ou.. encontrar uma forma de instalar Literalmente o windows no clusterknoppix..... é claro que o desempenho do windows vai desmoronar.. mas num cluster.. é possivel fazer essa compenssaçao...


    ahhh .. sei lá.. no minimo vamos descobrir que nao tem como.. ou que mais pra frente vai dar..

    Att.
    Cláudio Mendes
    Eng. Computação
    Londrina PR

  4. #4

    Padrão Cluster hybrido com ClusterKnoppix

    cara, se vc realmente quer fazer, maos a obra.... mas alguns detalhes quanto a coisas que vc vai ter de "burlar" caso queira mesmo usar uma estrutura com openMosix:
    1 - o sistema funciona migrando os PROCESSOS da máquina onde surgiram para o resto do cluster, de forma que os processadores devem ser minimamente compatíveis (todo mundo x86, todo mundo sparc...) e então vc teria que "traduzir" os códigos do processo win32 para linux

    2 - caso vc quisesse usar emulacao com wine, teria que ter certeza que o processo rodando pelo wine nao utiliza threads, algumas extensões de memória compartilhada e etc (mesmo algun programas escritos pra linux NÃO migram)

    3 - Segundo o pessoal que trabalha com openmosix existem sérios problemas para rodar vmware e etc dentro de máquinas de um cluster openmosix, em geral causando travamento quando tenta-se forcar os processos a migrar, e em alguns casos nem é necessário forcar a migracao, trava sem maiores explicacoes.

    4 - o programa que vc deseja rodar no cluster (mesmo que nao seja um cluster baseado em openMosix) tem que ser minimamente paralelizado, somente tarefas que possam ser separadas de forma a rodar de forma que cada processo da sua aplicacao rode sem necessitar dos dados do processo anterior, e no caso de um software fechado como o Photoshop é algo MUITO dificil conhecer e principalmente alterar.

    Agora, se vc REALMENTE quer trabalhar com clusters e REALMENTE está disposto a tentar fazer algo interessante, dispõe de MUUUUITO tempo disponível e MUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUITA vontade, existem MUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUitas coisas em clusters linux e em sistemas hibridos baseados em computacao de grid que realmente prcesam de pessoas assim, com toda essa empolgacao... Por exemplo, o openMosix precisa de pessoas interessadas em implemantar migracao de sockets tcp/ip, que o tornariam muito mais interessantes para por exemplo servidores........ mas se vc quer mesmo tentar implementar este projeto, maos a obra e boa sorte :good:

  5. #5
    cradiao
    Visitante

    Padrão é pelo jeito

    é pelo jeito a "equeipe"vai se eu e vc.. vai demorar mais... mas TEM QUE SAIR...

    Meu msn : [email protected]
    ICQ 12628720

    Tenho uns comps aqui pra testar...

    vamos vendo a evoluçao disso até onde der..

    estou no inicio... primeiro tentar emular no wine.. depois enganar o windows.. se isso funcionar... segundo meu professor "se vc's fizerem isso de uma forma transparente ao usuário, vc chegarao proximo ao dono da oracle" heheh o cabra tem grana hein? haha

    valeu..

    Att.
    Cláudio Mendes
    Eng. Computação
    Londrina PR

    fazemos o possivel... o impossivel deora um pouqinho mais