saudacoes, paciencia nao eh virtude eh necessidade, portanto... meu problema eh o seguinte: tenho um toshiba tecra a4 (pta40u-012009) com uma placa de rede marvell 88e8036, cujo modulo eh o sk98lin, reconhecido pelo suse 10; utilizo acesso via dhcp com proxy autenticado; durante a instalacao o reconhecimento da placa ocorre bem, porém, ao configurar o proxy o teste de conexao falha (nao pela autenticacao, mas, pelo servidor nao ser encontrado, de fato, embora configurada corretamente nao sao transmitidas informacoes); ok, imaginei, deixo para configurar a rede apos a instalacao; muito bem, usei o yast, porem, sem sucesso; sem problema, vamos escovar bits; verifiquei se o modulo havia sido carregado, constatei que nao e achei estranho, mesmo assim lancei mao do modprobe; tbem verifiquei o dispositivo, no caso eth0, cujas informacoes de ip e netmask nao foram coletadas; entao derrubei e levantei a eth0, sem sucesso; pelo winXP (estou com dual boot, e no glorioso tudo funciona, logo, nao eh problema no hardware) obtive as informacoes de ip e etc (embora seja por dhcp, nossos ips por aqui ficam fixos); blz, tentei levantar a eth0 com ip fixo e ai ela aceitou, porem, sem efetuar transmissao (eu nao pingo e ninguem me pinga); compilei um modulo mais recente do sk98lin, sem sucesso; tentei um pcmcia realtek com modulo 8139too (eth2, pois, na eth1 esta a wireless) que eh bem comum, sem sucesso; por fim, estou aceitando sugestoes... caso alguem queira o resultado do lspci, lsmod, etc... basta pedir! ao virtuoso que teve paciencia de ler meu abacaxi, deixo meu sincero abraco...