Página 2 de 4 PrimeiroPrimeiro 1234 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #21
    PolacoCWB
    Visitante

    Padrão Valorizando o profissional de informatica !!!!!

    Citação Postado originalmente por nod3vic3
    Bom não sei qual a opinião de vocês ou mesmo se já não foi feito o que vou propor, mas minha idéia é que deveriamos nos unir, fazer algum tipo de protesto ou abaixo assinado.

    Temos que fazer barulho, alguma coisa que caia na mídia e que dê repercussão. Se a gente ficar se lamentando que o fulano cobra pouco, faz o serviço mal e não sei mais o que, não vai adiantar. O cara que faz isso não tá nem aí se a gente colocar uma tabela de preços(claro que para nós é importante isso), ele vai cobrar o preço dele e dar risada da gente que tá preocupada com ele.

    Aqui onde more tem uns quantos desses, que nunca tinha visto um micro na frente, fez um cursinho de manutenção de hardware, aqueles de 4hrs por semana durante um mês e já botou uma loja de informática, o pior disso tudo é que o cara ganha dinheiro. Tu vai reclamar com o cara, não adianta, ele continua ali porque tem os clientes que acham que ele sabe tudo e continuam comprando dele.

    Eu apoio a idéia de ter que se fazer uma prova, tipo OAB, para provar que o cara entende de informática, só que claro tem que ser uma coisa bem elaborada, pois talvez o cara na parte escrita não se dê muito bem mas na prática ele seja um ferra, temos que levar isso em consideração.

    Comconcordo vamos fazer um baicho assinado

    Pena que nao da pra faze uma greve :twisted:

  2. #22

    Padrão Valorizando o profissional de informatica !!!!!

    Poxa achei interessante essa seção de debate. Parabéns para o criador da idéia. :good:

    Bom, tipo... meu ponto de vista é que como a informática tem evoluido bastante e antigamente quase ninguém mexia com ela.

    Hoje ( desculpem o termo ), qualquer gato pingado faz um cursinho de programação e talz e infelizmente acha que sabe tudo também... e talz. E como tem muito profissional, mesmo que incompetente, as empresas podem explorar a gente e oferecer um salário miserável.

    É triste, mas é a verdade. Anos atrás, quase ninguém sabia mexer nisso. Hoje, é o que mais tem. E isso está acontecendo com Software Livre também. Quem souber bem isso, tá feito, quem não souber...

    Desculpem talvez o desabafo, alguns podem ficar meio chateados. >.<

  3. #23
    fe_feu
    Visitante

    Padrão Valorizando o profissional de informatica !!!!!

    * ACHEI EXCELENTE!!!

    * VAMOS CRIAR UM SITE COM UMA TABELA DE PREÇOS MÍNIMA DA CATEGORIA.

    Turma,

    Já estava passando muito tempo pra alguém tomar essa atitude.

    Moro em Vitória/ES e há muito tempo venho reclamando da atitude de certos “profissionais” da nossa área que não se dão o valor.

    Como se não bastasse o fato de os empresários daqui serem adeptos ao coronelismo e de serem habituados a contratar mão de obra de parentes e conhecidos (falta total de profissionalismo).

    Vamos aproveitar a discussão e fazer alguma coisa de verdade, da qual possamos tirar proveito imediatamente. Um médico, um advogado ou um farmacêutico não são profissionais melhores que nós, eles simplesmente atuam em áreas diferentes da nossa, nem por isso somos a escória da classe trabalhista, sem falar que esses profissionais não vão na casa da gente prestar seus serviços. Vamos nos dar o devido valor.

    Proponho que seja feita uma página de divulgação para esses valores, onde os clientes/empresas que estariam contratando esses serviços poderiam encontrar informações tais como:

    - Desrição do Serviço
    - Tempo médio gasto para sua execução (até 2 estações/de 3 a 10 estações.....)
    - Capacitação do profissional a ser contratado (certificação mínima em......)
    - Valor minimo da categoria: R$ ...

    Isso agente pode fazer já e começar a divulgar e tirar proveito.

    Se vc informa seu preço em uma proposta de prestação de serviços e o cliente reclama que o valor está alto, que o Zé Mané das Couves está cobrando a metade do seu preço, então vc pode dizer ao seu cliente pra ir consultar os valores desse site.

    Dessa forma vc tem embasamento pra convencer o cliente a optar pelo mais adequado e justo.

    Então vc vai dizer a ele que seu concorrente está cobrando menos porque ele não deve ter a certificação para exercer tal serviço, só que agora, vc pode dizer tendo o respaldo desse site.

    Acho que isso pode ser feito desde já!!!

    Na hora em que isso estiver funcionando, certamente aparecerá alguma entidade interessada em cuidar da nossa causa.

    Não vamos deixar essa discussão parar aqui...

    Grande abraço a todos.

    Fernando Chagas

  4. #24
    meraki
    Visitante

    Padrão Valorizando o profissional de informatica !!!!!

    A ideia de criar uma associação, ou alguma coisa deste tipo, talvez seja interessante. Conter uma base de dados do pessoal, formação, tempo de profissão, essas coisas.
    E dentro dela criar uma estrutura que possa orientar os associados sobre o valor a ser cobrado, procedimentos legais, dicas etc.
    Isso também serviria como ponto de referencia para os profissionais da area, e também agregaria um status a mais a esse profissional.
    A questão é: Se isso for adiante, precisaremos nos organizar, comecando por algum lugar, e mais que isso, não desistir por qualquer coisinha. Tudo dentro da Lei é claro.

  5. #25
    fe_feu
    Visitante

    Padrão Valorizando o profissional de informatica !!!!!

    É disso mesmo que estou falando.

    Um ponto de referência.

    A OAB e o CRM tem tabela de preços...

  6. #26

    Padrão Valorizando o profissional de informatica !!!!!

    cara, se vc's querem um exemplo de como a falta de organizacao como CATEGORIA profissional pode causar enfraquecimento e falta de valorizacao, cito o exemplo de um grupo de pessoas cuja profissão não tem regulamentacão: os físicos. (dá pra perceber pelo nick?)
    Atualmente, em escolas particulares, qualquer um com nível superior pode dar aula de FÍSICA, engenheiros, matemáticos, etc. Existem projetos de lei que exigem a presenca de físicos em hospitais para supervisionarem uso de mareriais radiotivos em quimioterapia, radiologia, mas estes estão parados pela total inexistencia da regulamentacao da profissão, que não ocorre por causa da DESUNIAO, de forma que todos perdem. e olha que existem pessoas mexendo com esta tal de física a uns 500 anos. Qualquer setor profissional precisa de organizacao para alcancar conquistas, veja o movimento operário na década de oitenta. Foi um movimento que alcancou exito devido ao fato de serem um setor essencial na cadeia produtiva, status que o setor de informática possui nesta década. Nenhuma empresa consegue resistir sem um setor de informática bem organizado. Para conseguir qualquer melhoria é necessária organizacao, caso contrário vamos continuar com pessoas com o título de estagiário fazendo trabalho especializado em informática e recebendo menos que um salário mínimo, e pessoas que se dizem "administradores de rede" que postam aqui no underlinux perguntas como: "meu chefe exige que eu faca um firewall, como comeco?".

  7. #27
    fpmazzi
    Visitante

    Padrão Valorizando o profissional de informatica !!!!!

    concordo com vcs, precisamos nos reunir e unir-mos, greve nao podemos fazer ... mas manifestos com toda certeza sim ... pois somente assim conseguiremos mostrar valor pra esta sociedade mesquinha que sabe que nao existe uma empresa sequer que vive sem informatica e ainda nos tratam como se fossemos um nada ... pq nao começamos ja a nos organizar, fazer passeatas e divulgar isso nao somente aqui, mas nos outros foruns e sites especializados que sabemos que temos aki ...

    Vamos nos movimentar moçada e nao ficar so aqui falando ...


    VAMOS AGIRRRRRRRRRRRRRRR ..........

    DESCULPEM O DESSABAFO MAS TO INDIGNADO COM A PUTARIA QUE TA NOSSA PROFISSAO NOS PROFISSIONAIS SERIOS E COMPETENTES TEMOS QUE ESTUDAR ANOS E ANOS .... PRA SE FORMAR UM BOM PROFISSIONAL E DPS CHEGA UM FDP QUALQUER AE .. CUM UM CURSINHO AI E COBRA UM VALOR QUALQUER AE ...

    VAMOS AGIRRRRRRRRRR 6)

  8. #28

    Padrão Valorizando o profissional de informatica !!!!!

    gente cai na real R$60,00 nao paga nem meu café da tarde, se nao for pra ganhar acima de R$200,00 nem levanto a bunda da cadeira, se nao for pra ganhar 1000.00 num micro basico e 1500.00 micro de perfomance nem faço orçamento GERENCIAMENTO de rede menos que 800,00 até 20 PC menos pode ligar pra outro,

    é assim na minha cidade é CLARO que tem os bonitões de gravatinha que cobra 30,00 ou 50,00 pila o mais praticado aqui é 30,00 mas nem por isso mexo na minha tabela, graças a deus posso dizer que sou o profissional mais qualificado na area na minha cidade com 11 anos de carrera e amo minha profissão que é o mais importante,

    Regulamantação e Concientização e Algo que falta Evoluir na informática

  9. #29
    Pensativo
    Visitante

    Padrão Valorizando o profissional de informatica !!!!!

    Please forgive me, but my portuguese skills are an insult for every proud brazilian citizen, so I prefer to answer in english.

    Just a few comments about the very interesting discussion from an european point of view:

    Regulation in medical professions exists because of the danger for our health and because it's impossible for us to judge if someone is a good doctor or a bad one. Well, when you die you know that he probably wasn't that good...

    Same applies for lawyers.

    If an empresário wants to risk the safety of his IT infrastructure contracting a underskilled but cheap guy... so what? It's up to him, it's his business. If I let my grandma cut my hair because I don't want to pay for a barbeiro... it's my problem.

    Official regulation of IT is not only useless but impossible - technology and job profiles are moving too fast. As far as I can see the brazilian parliament is as slow in legislation as ours over here. So forget it.

    So what can we do to get a fair salary / price for our services? Deliver quality and get recommended. It's that simple... but it's hard at the same time, because the brazilian IT world is quite advanced from a technical point of view, but very immature as a market. Companies (also the smaller ones) will learn (some of them the hard way) that you get what you pay for. But it takes some time.

    What can we do in the short term? Try to make visible what is the benefit to work with a professional. If an empresário has to pay more, he wants to get more.

    I'm looking forward to your comments on my ideas, and i'm apologizing again for my poor portuguese. I'm working on it ops:

    Um abraço

  10. #30
    alex_sorocaba
    Visitante

    Padrão Valorizando o profissional de informatica !!!!!

    engraçado é falar que um cara pra ser regulamentado pra trabalhar com informatica tem que pelo menos ter cursado o segundo o grau hehehehehehe, conheço um figura ai que nem participa de comunidades nem nda e quem ver o que esse kra faz não acredita 13 anos e dah baile em muito LPIC e MCSE por ai.
    Ja vi gente certificada cisco perguntar como faz pra bloquear msn, conhecimento prático é uma coisa, agora teoria é facil só o kra pagar e ler as apostilinhas do curso preparatório e boa.
    E tem muita gente que as vezes cobra barato por as vezes nem saber o que vale, e pensa po isso é facil resolvo rapidinho!!!
    Não tenho a minima idéia de preços outro dia recuperei de 1 hd formatado 7gb de informação cobrei R$300,00 e não sou uma prostituta da informática, só não sei quanto vale esse tipo de serviço

  11. #31

    Padrão Valorizando o profissional de informatica !!!!!

    Bem, penso que todos já conhecemos os problemas que os "micreiros" nos causam. Nos vimos diante de uma disputa desleal, onde muitos profissionais acabam por ceder e iniciam a bola de neve.

    Com o conhecimento que todos temos sobre o destino deste tipo de tópico (ficamos narrando nossas experiências e o tópico acaba em pizza) vamos começar a estudar o que deverá ser feito ao invés de ficarmos trocando lágrimas.

    Se todos concordarem com o que estou dizendo, tomo a liberdade de lançar um debate inicial:

    - Falamos em regulamentação, como iniciaremos este processo? Abaixo assinado, contato com o CREA? como vai ser?

    Sejam objetivos em suas respostas, não vamos fugir do foco :good:

  12. #32
    buribai
    Visitante

    Padrão Valorizando o profissional de informatica !!!!!

    É por isso que deve existir a tabela !!!!

    Conheço uma historia de um cara que perdeu um hd ... o kra era de Belem do Pará e tinha grana pra caramba ...

    ele ligou em tudo qto é lugar ... e ninguem dava um solução pra ele ...
    então ele ligou aqui em Goiânia, na loja de um amigo meu ... e esse amigo meu, falou pra ele que resolveria ... que era pra ele trazer o HD pra ele dar uma olhada (até então ... esse amigo meu não sabia que o kra era do Pará) ...

    o kra chegou na loja dele ... disse que tinha acabado de chegar, que tinha vindo de avião ... e que estava ali pra ele resolver o problema.
    O meu amigo ... quase surtou ... em fim ele tinha feito o kra viajar mais de 1000 km ...

    Então ele baixou um programinha gratis na internet e conseguiu recuperar todos os dados do kra ...

    O kra ficou super agradecido ... pois ali estava a vida da empresa dele todinha ...

    Simplesmente ... o kra fez um cheque de R$ 20.000,00 e deu pra esse amigo meu ...

    Tem logica !!! R$ 20.000,00 Acreditem !!!

    -----

    Moral da historia : O valor que o kra tá disposto a pagar pode significar uma mixaria comparado com a solução que vc apresenta pra ele.

    Isso deve ser levado em conta ... A tabela prega os valores minimos para não ridicularizar a nossa profissão

  13. #33
    buribai
    Visitante

    Padrão Valorizando o profissional de informatica !!!!!

    É isso ai JIM !!!!

    Não tinha lido o seu post e concordo plenamente ...

  14. #34

    Padrão Valorizando o profissional de informatica !!!!!

    buribai, insisto que devemos nos focar em soluções. Penso que todos já conhecem o drama.

  15. #35

    Padrão Valorizando o profissional de informatica !!!!!

    Bom dai Galera,

    Concordo com tudo que foi postado, principalmente com o lance de focar nas soluções.

    Acredito que a realização de uma consulta ao CREA poderia ser um inicio.
    A única coisa é que a partir do momento que pleiteamos a regulamentação, temos que observar também como as empresas seram tributadas. Muitas pessoas aqui são profissionais independentes, que prestam serviço e emitem NF, e apartir do momento que for regulamentada pela CREA (por exemplo) simplesmente os impostos vão nas alturas. Então temos que ter o movimento completo, regulamentação, clareza nos impostos e etc....

    Talvez um consulta à OAB seja um passo inicial para sabermos o que deve ser feito para conseguirmos a regulamentação.

    Abraço

  16. #36

    Padrão Valorizando o profissional de informatica !!!!!

    Bom pessoal acho que não adianta consultar o CREA, pq eles iam querer incorporar nossa profissão ao conselho deles ( que nem tentaram no rio, onde qq um que fosse exercer profissão em umas empresas la eles faziam de tudo pra entrar no crea e dar grana pra eles), acho que o melho seria uma consulta a OAB ( para saber os passos juridcos), e a camara dos deputados, pois se não me engano já tem um projeto de lei de criação do nosso conselho, a partir disso teriamos de nos organizar, para ver o que esta bom ou ruim no projeto de lei, e fazer pressão pra eles votarem.

    falows

  17. #37

    Padrão Valorizando o profissional de informatica !!!!!

    acho que o RuyNeto tem razão... alguém se propõe a fazer isso?

  18. #38
    Luzumba
    Visitante

    Padrão Valorizando o profissional de informatica !!!!!

    Acho que temos que localizar alguma coisa atualizada na net sobre o caso ! Ta dificil achar algo atualizado na internet., sobre a lei e suas regulamentações.
    Senão fica dificil localizar a quem devemos pedir ou enxurrar de emails lá no congresso ....
    Tbm. sou totalmente a favor da regulamentação. Faz 15 anos que tenho que ficar provando que o valor que cobro pelo meus serviços, são o que qualquer profissional com conhecimento cobraria.
    Também quero ter carteirinha que nem os dos cara da engenharia, dos medicos, dos advogados e que vivem dizendo que nao temos nem profissão... somos micreiros... rs...
    Meu velho é advogado vou pedir algo para ele em relação a isso...

  19. #39
    alex_sorocaba
    Visitante

    Padrão Valorizando o profissional de informatica !!!!!

    o mais interessante é tabela mesmo, e uma associação mas não que tentasse medir o conhecimento dos associados, e sim se um associado não prestar serviço direito seria descredenciando dessa associação isso é bem interessante.

  20. #40

    Padrão Valorizando o profissional de informatica !!!!!

    .