+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Impressora USB

    Como é que se instala uma impressora com conexão USB? E conseguentemente fazer a mesma imprimir.

    Obrigado.

  2. #2

    Padrão Impressora USB

    Amigo, não sei qual a sua distro. Mas todas que já utilizei elas reconheceram de imediato a impressora (HP Deskjet 656c) na porta USB.
    Inclusive hoje mesmo eu reinstalei o Open SuSE 10.0 e na própria instalação , ele viu a impressora. Também nesse mesmo pc que utilizo na empresa, já instalei o Conectiva 10, Mandrake 10.0, SuSE 9.3, Slackware 10.1, e todos reconheceram a impressora. De qualquer forma, se estiver utilizando o KDE, vá em Centro de Controle tem uma aba periféricos e lá tem a opção de impressora. E nessa opção tem Adicionar Impressora.
    Dê uma olhada.
    Um grande abraço .......... :good:

  3. #3

    Padrão Impressora USB

    Citação Postado originalmente por pssgyn
    Amigo, não sei qual a sua distro. Mas todas que já utilizei elas reconheceram de imediato a impressora (HP Deskjet 656c) na porta USB.
    Inclusive hoje mesmo eu reinstalei o Open SuSE 10.0 e na própria instalação , ele viu a impressora. Também nesse mesmo pc que utilizo na empresa, já instalei o Conectiva 10, Mandrake 10.0, SuSE 9.3, Slackware 10.1, e todos reconheceram a impressora. De qualquer forma, se estiver utilizando o KDE, vá em Centro de Controle tem uma aba periféricos e lá tem a opção de impressora. E nessa opção tem Adicionar Impressora.
    Dê uma olhada.
    Um grande abraço .......... :good:
    Entendido!

    Tentei instalar no CL9. Fiz exatamente o procedimento que você descreve logo acima, mas só que a impressora não imprime de forma alguma.
    Que devo fazer?

    Obrigado pela sua atenção.

  4. #4

    Padrão Impressora USB

    Caro amigo, sem querer me intrometer, mas já me intrometendo, imagino que você sabe que o Conectiva já não está mais no mercado. Mas o Conectiva 10 é excelente. O Conectiva 9 foi uma versão melhorada do Conectiva 8. O 10 veio exatamente para tirar vários bugs do 9. Eu instalei o Conectiva 9 no meu pc na empresa e tem alguns probleminhas. O Conectiva 10 veio exatamente para consertar isso. O Conectiva 10 é muito bom. Abra o KDE e vá em centro de controle. Entre na opção impressora. E na aba da impressora, entre em adicionar impressora. Eu também tive esse mesmo problema. Ela não apareceu. Aliásmente nem a opção de habilitar adicionar impressoara estava habilitada. Não sei se é bug. Imagino eu que sim. Eu te sugiro, tentar mudar de distro. Pelo menos o Mandrake assumiu o controle do Conectiva. E o Mandrake também é uma excelente distro. Dê uma olhada nela. Você vai gostar do Mandriva. E dando alguns palpites, o sentimento que tenho é que algumas distros Linux, são mais voltadas para desktops, outras mais para servidores, e outras um misto disso. Não estou aqui sugerindo essa ou aquela distribuição Linux. Mas que dá para perceber que o ambiente Linux tem as suas características, para isso ou aquilo outro, tem sim. E isso é bem interesssante.
    Um grande abraço ........... :good: 8)

  5. #5

    Padrão Impressora USB

    Citação Postado originalmente por pssgyn
    Caro amigo, sem querer me intrometer, mas já me intrometendo, imagino que você sabe que o Conectiva já não está mais no mercado. Mas o Conectiva 10 é excelente. O Conectiva 9 foi uma versão melhorada do Conectiva 8. O 10 veio exatamente para tirar vários bugs do 9. Eu instalei o Conectiva 9 no meu pc na empresa e tem alguns probleminhas. O Conectiva 10 veio exatamente para consertar isso. O Conectiva 10 é muito bom. Abra o KDE e vá em centro de controle. Entre na opção impressora. E na aba da impressora, entre em adicionar impressora. Eu também tive esse mesmo problema. Ela não apareceu. Aliásmente nem a opção de habilitar adicionar impressoara estava habilitada. Não sei se é bug. Imagino eu que sim. Eu te sugiro, tentar mudar de distro. Pelo menos o Mandrake assumiu o controle do Conectiva. E o Mandrake também é uma excelente distro. Dê uma olhada nela. Você vai gostar do Mandriva. E dando alguns palpites, o sentimento que tenho é que algumas distros Linux, são mais voltadas para desktops, outras mais para servidores, e outras um misto disso. Não estou aqui sugerindo essa ou aquela distribuição Linux. Mas que dá para perceber que o ambiente Linux tem as suas características, para isso ou aquilo outro, tem sim. E isso é bem interesssante.
    Um grande abraço ........... :good: 8)
    Entendido! O fato de utilizar o CL 9 é porque fiz muitas instalaçôes com ele para servidores de rede e não tive muitos problemas. Daí ficou as manutenções neste servidores. Tenho o MANDRIVA e o CONECTIVA LINUX 10 mas não fiz nenhum trabalho com eles ainda.Estou de namoro com o DEBIAN 3.1, que acho que vou passar a utiliza-lo de uma vez por todas. O que você acha?

    Obrigado e um forte abraço.

  6. #6

    Padrão Impressora USB

    Aprendiz_ce, boa tarde meu caro.
    Também baixei ontém o Debian 3.1. Sinceramente, é outra distro que tenho vontade de conhecê-la. Acho que o Xstefanox que é membro do Underlinux, pode nos falar melhor o que acha. Ele parece ser um assíduo usuário do Debian. Como eu tenho um pc na empresa onde posso fazer n experiências e adquirir conhecimentos do ambiente Linux, eu vou instalar o Debian. É uma distro Linux muito conceituada e respeitada. Mas assim como o Slackware, não é uma distro para iniciantes. Nesse pc que utilizo, já instalei o Conectiva 9, 10, SuSE 9.3, 10.0, Mandrake 10, Slackware 10.1. Nos nossos servidores da empresa tinha antes o Conectiva 8. Atualizei 2 servidores e estamos com o Slackware 10.1. Excelente mesmo. Mas agora, a empresa está fazendo uma separação jurídica e estamos separando servidores de aplicativos e de internet. Temos que instalar outros 2 novos servidores. Estou namorando o SuSE 10.0 e agora o Debian. Estou tendo algumas probleminhas, por falta de conhecimento mesmo, sobre como configurar o SuSE 10.0. E temos também uma migração de passar toda a nossa rede de windows para Linux (cerca de 80 estações). E nessa migração, descobrir uma distro melhor voltada para o usuário final, é uma questão delicada. Afinal, fazer o usuário mudar do ambiente da M$ para o Linux, não é tão simples assim. Mas estamos tentando. Mas está sendo muito legal prá mim, fazer essa junção de distros diferentes. Como o ambiente Linux é estável e a própria conexão entre distros diferentes, está me dando grandes conhecimentos do Linux.
    Um grande abraço Aprendiz_ce..... :good:

  7. #7
    Robson-PB
    Visitante

    Padrão Impressora USB

    Ok, eu uso o Suse 10, eu imprimo no Windows e não preciso dizer que imprime satisfatoriamente. Claro, no Linux tudo é novo e em desenvolvimento, lonje de querer meter o pau no Linux. Primeiro quero dizer que tenho 8 impressoras, pois eu faço remanufatura de cartuchos para impressoras Jato de Tinta, estou querendo mudar de sistema operacional. As impressoras que utilizo são:

    HP 610; //paralela
    HP 710; //paralela
    HP 820; //paralela
    HP 990; //USB
    HP 3535; //USB
    Canon BJC 1000 //paralela
    Lexmark 4076 //paralela
    Lexmark Z513 //USB

    Faltam chegar as novas da HP....

    Exemplo:
    Usando no Windows, a HP 3535 eu apenas coloco um dos cartuchos e a impressora imprime, no Linux tem que ter os dois cartuchos para imprimir, senão nada feito, já tentei mudar nas configurações para usar somente o cartucho preto, mas nada!
    Algumas das impressoras quando mando imprimir, ela manda para a impressora mas no papel não sai nada.....Eu fiz o teste no Windows e ela sai sim, não é problema no cartucho e muito menos na tinta.

    Fica dificil mudar de sistema operacional, alguém aqui pode me dar uma dica de onde encontrar um artigo que fale sobre impressoras, um bom artigo????!!!!

    Agradeço e peço paciência pois sou iniciante intermediário.

    P.S. - As impressoras estão todas instaladas, o Linux Suse 10 está funcionando bem e tudo configurado, já configurei o roteador, e muita coisa, o problema é somente com relação a impressão no Linux. Já uso o Linux desde a versão 2 do kurumin, depois migrei para o Suse e de Linux eu já sei um pouquinho, o problema é a questão de impressão mesmo.

    Até lá!

  8. #8
    void_main_void
    Visitante

    Padrão Impressora USB

    boa tarde pessoal...

    caro pssgyn, tenho uma maquina com mandrake 10 aki, mas nao to conseguindo progresso com uma impressora nao, sera q vc pode me dar umas dicas?

    nunca instalei impressora no linux, e agora peguei uma missão aqui: instalar uma HP LaserJet 1000 USB no servidor com Mandrake 10, e compartilhar para as maquinas windowsn da rede...

    bem, vamos por partes... já sei que pro compartilhamento usarei o cups, mas primeiro eu quero fazer ela funcionar local na maquina linux, e depois vemos isso...

    por onde começo? parece q tem uns esquemas de firmware q tenho q encontrar, é tipo um driver?

    adicionando pela interface de config do cups não tem esse modelo de impressora... alguma dica?

  9. #9

    Padrão Impressora USB

    Void_main_void, boa noite. Sinceramente, eu também não entendo. Já instalei o Conectiva 9, 10, Mandrake 10, SuSE 9.3, 10, OpenSuSE 10.1, Slackware 10.0, 10.1, 10.2 e agora a Debian. Sómente o SuSE reconheceu de imediato, a impressora USB HP Deskjet 656. As outras sómente pelo CUPS. O SuSE parecia a M$. Reconheceu na instalação. E já instalou de cara. Quando terminei de baixar a dita cuja já estava lá. Mas tente pelo CUPS. Normalmente ela aparece. E quanto ao que o nosso amigo acima descreveu, também passo por isso. Se envio uma página de teste, sai uma página totalmente em branco. No caso do SuSE, Conectiva, sai um desenho em forma de uma borboleta, toda colorida. Mas nas outras distros sai folha em branco. Mas se enviar alguma coisa para impressão sai o que foi enviado. Mas quando tem coisas condensadas, também não está saindo corretamente não. Acho que esse é outro calcanhar de aquiles no Linux. Mas não sei se todos usuários Linux estão passando por isso.
    Um grande abraço ............Fique com Deus ........ :good: :good: :good:

  10. #10
    void_main_void
    Visitante

    Padrão Impressora USB

    então, tentei pelo cups, mas ele tem várias opções de impressoras, menos a LaserJet 1000, então não resolveu muito...

    agora não sei se da pra usar o driver de outra, sei lá...

  11. #11
    josevitor
    Visitante

    Padrão Impressoras no linux

    Olá,

    Fiz meu cadastro neste fórum só para responder esta dúvida com minha experiência de usuário de primeiras semanas de linux.

    Fiquei impressionado com a simplicidade e capacidade do Ubuntu (última versão). Instalei na minha máquina Duron e rodou bem (lento pq ainda tenho só 260 de RAM mas estou providenciando + 512). Uso muitos programas ao mesmo tempo para pesquisa e produção jurídica.

    Ao assunto. Nossa impressora está instalada no WinXP Pro e é uma HP Laserjet 1320. Em 4 cliques estava funcionando.

    O mesmo aconteceu com a DSC "1315" da minha namorada. Nos mesmos 4 cliques imprimi um texto complexo, com fotos e gráficos.

    Não houve dificuldade na isntação pq o Ubuntu possui todos os drivers (específicos ou de série) para quase todas as marcas.

    Até a minha Sharp (fabricada nas cavernas da África por primatas) funcionou que foi uma beleza.

    Resumindo. Muda de distro. Quem sabe resolve seu problema.

    E caso tenha interesse numa HP 692C, que tbm é suportada pelo Ubuntu, dá um toque ai. Não tenho mais interesse em te-la mas acho que pode ser útil para outras pessoas.

    Vou conferir as que vc listou e já confirmo a existência de drivers na minha distro.

    Abraços.

  12. #12
    josevitor
    Visitante

    Padrão Impressoras no linux

    repetido!

  13. #13
    lucascfc
    Visitante

    Padrão Impressora USB

    Provavelmente c n tiver o driver desejado da impressora existira um generico para isso + c n procure instalar um cara chamado cupsys-drivers-gimpprint (c vc tiver alguma ferramenta como apt-get,aptitude ou yum basta dar um search e vc ja acha o pacote!),esse pacote tem drivers novos de impressora novas..... + só roda com o cups! ai pode ser q vc ache o seu driver........c a folha sai em branco ou sai uma coisa.....ou outra........esta errado esse driver ou esta com bug o mesmo...... vc roda o cups pelo browser.
    localhost:631
    espero ter ajudado.
    falous!

  14. #14
    void_main_void
    Visitante

    Padrão Impressora USB

    ué. postou duas vezes? hehehe...

    caro josevitor, no momento não será possivel trocar de distro tão facil assim, pois a maquina é um servidor e roda a todo vapor 24hs, hehehe... se isso fosse possivel no momento com certeza ja tinha metido meu bom e velho slack lá e provavelmente estaria bem mais feliz agora... mas como isso nao é possivel no momento tenho q me virar com o Mandrakão mesmo, hehehe...

    lucascfc, vou dar uma olhada se encontro esse pacote aí q vc recomendou... ja testei outras coisas parecida mas sem sucesso...

    o grande problema está sendo que não da pra atualziar pacotes, da problemas de dependencia, nao tem mais mirrors descentes pro mandrake, etc... fowda hein...

    veremos

  15. #15
    void_main_void
    Visitante

    Padrão Impressora USB

    Citação Postado originalmente por lucascfc
    Provavelmente c n tiver o driver desejado da impressora existira um generico para isso + c n procure instalar um cara chamado cupsys-drivers-gimpprint (c vc tiver alguma ferramenta como apt-get,aptitude ou yum basta dar um search e vc ja acha o pacote!),esse pacote tem drivers novos de impressora novas..... + só roda com o cups! ai pode ser q vc ache o seu driver........c a folha sai em branco ou sai uma coisa.....ou outra........esta errado esse driver ou esta com bug o mesmo...... vc roda o cups pelo browser.
    localhost:631
    espero ter ajudado.
    falous!
    cara, nao encontrei exatamente com esse nome, mas ja tem um instalado chamado gimpprint-4.2.7-2.2.100mdk.i586.rpm

    seria o mesmo?

  16. #16
    lucascfc
    Visitante

    Padrão Impressora USB

    esse tem alguns drivers + é mmmuuuiiitttooo genericão!!!! e n é pelo cups...........realmente vc tinha q acha esse q eu t falei.........tipo n sei como explica são drivers pra fotografia imagens e tal......muito + avançado.....bla,bla,bla.......
    foi totalmente descontinuado o projeto mandrake.......+ derrepente procura por um pacote cups + atualizado derrepente no mandriva pode ser q tenha alguma compatibilidade!! intende??? ou c n acha esse mesmo pacote..tenta instala........
    ou ve c n tem derrepente uma
    HP LaserJet 1001 ou HP LaserJet 999 sei algo perto.....as vezes quebra um galho!
    falous!!!!

  17. #17
    void_main_void
    Visitante

    Padrão Impressora USB

    Citação Postado originalmente por lucascfc
    esse tem alguns drivers + é mmmuuuiiitttooo genericão!!!! e n é pelo cups...........realmente vc tinha q acha esse q eu t falei.........tipo n sei como explica são drivers pra fotografia imagens e tal......muito + avançado.....bla,bla,bla.......
    foi totalmente descontinuado o projeto mandrake.......+ derrepente procura por um pacote cups + atualizado derrepente no mandriva pode ser q tenha alguma compatibilidade!! intende??? ou c n acha esse mesmo pacote..tenta instala........
    ou ve c n tem derrepente uma
    HP LaserJet 1001 ou HP LaserJet 999 sei algo perto.....as vezes quebra um galho!
    falous!!!!
    a mais proxima que tem é a 1010, sera q funfa? hehehe...

    realmente essa do mandrake foi de matar, deixou muita gente na mão, eu me decepcionei com isso viu... mas ta, fazer o q...

    veremos...