+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Antenas + Potentes p/ Clientes

    Pessoal,

    Estou com problema de sinal fraco em alguns clientes mais distantes. Além das tradicionais antenas de grade de 24 dbi (Zirok, Aquarius), que atualmente estou usando nesses clientes, quais alternativas de antena eu tenho para que o sinal melhore??? Estou usando no meu POP antenas setoriais da Hyperlink de 17 dbi...

    Obrigado...

  2. #2

    Padrão Antenas + Potentes p/ Clientes

    Esperimente as antenas fechadas, existem varios fabricantes.
    O incoveniente é q é bem mais cara e provavelmente fora das expecificações da Anatel.
    Conforme a quantidade de clientes, é melhor montar outro pop proximo aos clientes.
    Valeu!

  3. #3
    SysRq
    Visitante

    Padrão Re: Antenas + Potentes p/ Clientes

    Citação Postado originalmente por _AGM_
    Pessoal,

    Estou com problema de sinal fraco em alguns clientes mais distantes. Além das tradicionais antenas de grade de 24 dbi (Zirok, Aquarius), que atualmente estou usando nesses clientes, quais alternativas de antena eu tenho para que o sinal melhore??? Estou usando no meu POP antenas setoriais da Hyperlink de 17 dbi...

    Obrigado...
    A Zirok e a Pluton tem antenas de mais de 30 dbi.
    Quais os rádios em uso, qual e qual protocolo (b ou g) e quais as velocidades configuradas nos radios?
    A rede é infra-estrutura ou ad-hoc?

  4. #4

    Padrão Antenas + Potentes p/ Clientes

    Meus POP´s são todos Star-OS e usam somente cartões Orinoco Gold a 11 mbps (padrão b)... Indiquem algum modelo para que possa fazer testes...

  5. #5
    SysRq
    Visitante

    Padrão Antenas + Potentes p/ Clientes

    Citação Postado originalmente por _AGM_
    Meus POP´s são todos Star-OS e usam somente cartões Orinoco Gold a 11 mbps (padrão b)... Indiquem algum modelo para que possa fazer testes...
    Com cartões Prism 2.5 como o Senao 2511CD PLUS ou o SMC2532W-B de 200 mW no ponto central vc vai ganhar 5 a 6 dbi o que vai fazer uma grande diferença. Colocando um destes cartões tambem nos clientes mais distantes talvez solucione de vez o problema.

    Aqui vc acha informações de vários cartoes:
    http//www.seattlewireless.net/index.cgi/HardwareComparison#head-5634c87f7b3eeae87bdaaf349a41f3e6926bf1cb

    Em qual hardware vc esta rodando o star-os?

  6. #6

    Padrão Antenas + Potentes p/ Clientes

    já tento usar ap edmax, ou relsat? para esses lugares distantes

  7. #7

    Padrão Antenas + Potentes p/ Clientes

    Esse POP tah rodando Star-OS num Athlon XP 1.1 GHz com 128 de RAM e Flash-IDE de 64 Mb... Ele está em modo bridge e só faz controle de banda dos clientes... O uso da CPU, em média, nunca passa de 5%...

    Já tentei colocar nesses clientes bridges D-Link, LinkSys, Edimax, Zinwell e ateh Kodama, mas naum teve jeito... Jah troquei cabo, antena, pigtail, conectores, e de nada adiantou...

    Esse cartão Prism tem mais potência que o Orinoco Gold??? Eu tenho alguns desses cartões em algumas WET11 versão 1 com a porta LAN queimada, mas os cartões estão funcionando perfeitamente... Como eles se comportam com tráfego com relação aos cartões Orinoco??? Eu estou usando um desses numa repetidora, mas tenho soh um cliente ligado nele, daeh naum dá prá ter idéia....

    Falows...

  8. #8

    Padrão Antenas + Potentes p/ Clientes

    Citação Postado originalmente por _AGM_
    Esse POP tah rodando Star-OS num Athlon XP 1.1 GHz com 128 de RAM e Flash-IDE de 64 Mb... Ele está em modo bridge e só faz controle de banda dos clientes... O uso da CPU, em média, nunca passa de 5%...

    Já tentei colocar nesses clientes bridges D-Link, LinkSys, Edimax, Zinwell e ateh Kodama, mas naum teve jeito... Jah troquei cabo, antena, pigtail, conectores, e de nada adiantou...

    Esse cartão Prism tem mais potência que o Orinoco Gold??? Eu tenho alguns desses cartões em algumas WET11 versão 1 com a porta LAN queimada, mas os cartões estão funcionando perfeitamente... Como eles se comportam com tráfego com relação aos cartões Orinoco??? Eu estou usando um desses numa repetidora, mas tenho soh um cliente ligado nele, daeh naum dá prá ter idéia....

    Falows...
    AGM

    Pelo que entendi vc. ja tentou fazer esses equiptos clientes funcionarem com o Star-OS no modo AP e nao funfou. E isso?

    Tive o mesmo problema em fazer funcionar um linksys wrt54-g e so funcionou usando um AP-200. Com o Star-OS, nada.
    Nao sei o pq. de nao funcionar.. Se descobrir coloque aqui.
    abracos

    Mauro

  9. #9

    Padrão Antenas + Potentes p/ Clientes

    mdmartins, naum eh bem isso... Esses clientes sempre funcionaram com o Star-OS em modo AP, o problema é que de uns dias prá cá, o sinal deles piorou sensivelmente, por isso eles tem problemas de navegação... Só queria saber de alguma maneira de como melhorar o sinal deles sem precisar colocar amplificador no meu POP...

    O que vcs me dizem de colocar amplificador no rádio do cliente???

  10. #10
    Primo_USR9001
    Visitante

    Padrão eu

    NÃO FALA ISSO... AMPLIFICADOR NÃO...


    Ja deu uma olhada na interferencia na sua região....


    vai ai minha ideia...

  11. #11

    Padrão Re: eu

    Citação Postado originalmente por Primo_USR9001
    NÃO FALA ISSO... AMPLIFICADOR NÃO...


    Ja deu uma olhada na interferencia na sua região....


    vai ai minha ideia...
    Essa tbem é minha opiniao!
    De uma olhada nos outros canais, observe bem SNR!
    Principalmente se o problema for intermitente.
    Valeu!

  12. #12
    SysRq
    Visitante

    Padrão Antenas + Potentes p/ Clientes

    Citação Postado originalmente por _AGM_
    Esse POP tah rodando Star-OS num Athlon XP 1.1 GHz com 128 de RAM e Flash-IDE de 64 Mb... Ele está em modo bridge e só faz controle de banda dos clientes... O uso da CPU, em média, nunca passa de 5%...

    Já tentei colocar nesses clientes bridges D-Link, LinkSys, Edimax, Zinwell e ateh Kodama, mas naum teve jeito... Jah troquei cabo, antena, pigtail, conectores, e de nada adiantou...

    Esse cartão Prism tem mais potência que o Orinoco Gold??? Eu tenho alguns desses cartões em algumas WET11 versão 1 com a porta LAN queimada, mas os cartões estão funcionando perfeitamente... Como eles se comportam com tráfego com relação aos cartões Orinoco??? Eu estou usando um desses numa repetidora, mas tenho soh um cliente ligado nele, daeh naum dá prá ter idéia....

    Falows...
    Bom, como dizia o Dr. Jekill, vamos por partes.

    Como te falei, esses cartões vão te dar em média 5 a 6 dbi de ganho.
    O orinoco tem 32 mW e varios dos Prism 2.5 tem 200 mW. A conversão de mW p/ dbi é logarítmica e vc acha alguns conversores online na rede.
    Não basta ser Prism p/ ter 200 mW, e a Wet11 provavelmente tem cartões com potencia bem mais vaixa. Mais uma vez, consulte o link que te mandei aonde os cartões estão listados e a potencia e o tipo de conector informado.

    Verificar a interferencia como o colega recomendou sempre é aconselhavel. A melhor ferramenta seria um analisador de espectro, mas eles custam horrores.
    A boa noticia é q vc pode transformar seu PC em um analizador usando alguns tipos de cartões frequency hoping.
    Eu uso aqui p/ monitorar as bobagens que a concorrencia faz com alocação de canais, uso de amplificadores e etc.
    Vc pode ver um exemplo desta ferramenta aqui:

    http://i26.photobucket.com/albums/c1...Rq_/snoop2.jpg

    Neste PoP uso os canais 1 e 6 pois tenho alguma interferencia nos canais mais altos pelo meu concorrente, como vc pode ver.
    Note como o canal 802.11b em uso representa apenas o ponto de pico de potencia e que a emissão se espalha bastante pelas frequencias adjacentes.

  13. #13

    Padrão Antenas + Potentes p/ Clientes

    Amigos SysRq, como faço pra fazer um analisador destes? Onde consigo o software e qual cartão utilizar? Com orinocos comuns tem como fazer?
    Grato.

  14. #14

    Padrão Re: Antenas + Potentes p/ Clientes

    Citação Postado originalmente por _AGM_
    Pessoal,

    Estou com problema de sinal fraco em alguns clientes mais distantes. Além das tradicionais antenas de grade de 24 dbi (Zirok, Aquarius), que atualmente estou usando nesses clientes, quais alternativas de antena eu tenho para que o sinal melhore??? Estou usando no meu POP antenas setoriais da Hyperlink de 17 dbi...

    Obrigado...
    Antenas hyperlinks de grade 24dBi são caras, mas em geral resolvem o problema de clientes distantes. Aqui em meu provedor fazemos isso, quando o cliente tem dificuldade. Utilize tb uma bridge Zinwell, ela tem 250mw.