+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Travamento no SuSE 10.0

    Pessoal da lista, bom dia ......
    Baixei o Open SuSE 10.0 e instalei no pc que utilizo na empresa. Até aí tudo ok. Mas estranhamente, quando abro qualquer coisa no KDE, tipo configurar o teclado por exemplo, ou até mesmo mudar tela de apresentação, plano de fundo, proteção de tela, ir para o Konsole, etc, o pc simplesmente trava. Coisa que não é comum no Linux, ainda mais em se tratando do SuSE, que é uma distro muito conceituada. Hoje resolvi reinstalar novamente o SuSE 10.0 partindo do início novamente. Aconteceu o mesmo problema. Fiz um outro teste : acessei o servidor de internet da empresa que tem o Slackware 10.1 rodando, via ssh. Acessei ok. Mas logo depois travou tudo. Sómente reiniciando o pc é que ele volta. E o mais estranho é que o pc que trabalho, um Pentium 4, placa Asus, com 256 MB de memória, hd de 10 GB, já instalei o Conectiva 8, Conectiva 10, Mandrake 10.0, Slackware 10.1, Kurumin 4.0, SuSE 9.3, e todos trabalharam perfeitos. Pelo que já ouvi aqui da comunidade o SuSE 10.0 está muito bom. Fiquei empolgado em conhecer melhor o SuSE, até porque estamos num processo de migração para tornar a nossa rede toda Linux, desde servidores até os desktops da empresa, mas não consigo fazer o dito cujo funcionar a contento. Fiz a instalação padrão. Na instalação ele reconhece tudo. HD, memória, impressora, placa de som, monitor, placa rede, CD-Rom, etc, etc. Isso pode ser bug da versão ??? Alguém aqui já passou por esse problema ???
    Um grande abraço a todos e desde já fico grato, por qualquer resposta ...... :toim: :toim: :toim:

  2. #2

    Padrão Travamento no SuSE 10.0

    Bom cara eu nunca tive problemas de travamento em nenhum SuSE, alguns linux já tive provavelmente pode ser bug de versão, o que voce pode fazer é pegar o apt-get e fazer um apt-get de todo o sistema e ve se resolve, alem disso posta ae alguma mensagem de erro que possa ter no /var/log

    falows

    PS: depois do feriado vo por um tutorial do apt pro SuSE no wiki qq coisa espera ate lá.

  3. #3

    Padrão Travamento no SuSE 10.0

    Meu caro phd Ruyneto. Obrigado por responder caro amigo. O mais estranho é que eu fiz a mesma cópia dos cd's do OpenSuSE 10.0 para amigos e eles falaram que está rodando perfeito. O SuSE é uma distro que eu gostaria de colocar na empresa como desktop. O SuSE é excelente. Eu instalei a 9.3 e roda maravilhosamente bem. Eu utilizo o Slackware 10.1 como servidores e sou apaixonado pelo Slackware confesso mesmo. Mas não como desktop. Eu uso o Slackware na minha máquina pessoal. Mas para a empresa eu acho o SuSE mais ao gosto do usuário. A empresa nos cobra uma distro Linux para usuário final. Que é mais complicado. Você sabe disso. O problema é quando o treco trava, não dá nem tempo de olhar o /var/log/message. É sómente apertando o botão de reiniciar no computador. Mas ele carrega normal depois. Mas aí quando abro o kde da vida, trava mesmo. E o mais estranho é que nesse mesmo pc, eu já instalei o Conectiva 8, 9, 10, Mandrake 10.0, Kurumin 4.0, 5.0, SuSE 9.3, Slackware 10.1 e fuçei o troço e rodaram legais. Sem nenhum problema. Até o Debian que é outra distro para usuários mais experientes que eu não conheço legal, baixou e rodou perfeito.
    Mas vou tentar em cima do SuSE 10.0. Vou continuar tentando o SuSE. É uma distro que desejo conhecer. Ela é muito boa na 9.3 Valeu caro PHD ...... Um grande abraço ...... :good: :good: :good:

  4. #4
    Visitante

    Padrão Travamento no SuSE 10.0

    Cara, não é por nada, mas quando começei a utilizar o Suse a alguns anos atrás simplesmente não consegui porque o pc travava completamente, tinha dual boot e no Windows entrava na boa e funcionava normalmente e no Linux simplesmente congelava. Solução do problema... começei a desconfiar do hardware, troquei a placa de vídeo e desde então sou um feliz usuário do Suse e por falar nisso só falta 200 Mb para concluir o download do Suse 10, rsrsrsrs.
    Verifica o teu hardware, faz um teste com um outro pente de memória e/ou outra placa de vídeo.

  5. #5
    piscao
    Visitante

    Padrão Travamento no SuSE 10.0

    Mano.. assim... tipow... é...

    to com o use rodando aqui de boa... o suse 10.0 ficou baum d+... até config minha placa wireless rtl8180 de boa... se miorá estraga!

    pode ser q ta dando algum conflito na video card sua ae...

    valews...

  6. #6
    thiagog
    Visitante

    Padrão Travamento no SuSE 10.0

    Amigo vou ser sincero com voce:

    1- nos usamos suse em estacoes aqui e RODA 100% eu ja vi esse travamento no NLD (novell linux desktop)
    2- mas mesmo assim habilite tudo o q vc puder de log para seu KDE em um arquivo no /var/log/
    3- procure por arquivos de CORE DUMP (*.core)

    e poste aki para vermos o que pode ser

    qual a configuracao do seu hardware?

    te mais :good:

  7. #7

    Padrão Travamento no SuSE 10.0

    isso normalmente eh hardware como jah foi falado antes, eu tinha uma maquina bixada antes que nao instalava linux nem pelo kct nela, ou travava na instalacao ou pos-instalacao... ai ja viu so rodava windows, alguem jah viu hardware for windows only? poiseh.. desconfio desse hehe placas onboard normalmente sao uma bronca. quanto ao caso da sua Asus eh estranho, tem algum hardware tipo.. xingling nela? teste em outra maquineta so para tirar a duvida, troque memoria, cpu, vga, etc, assim vc vai saber o q "trava" mesmo.

  8. #8

    Padrão Travamento no SuSE 10.0

    Gente, eu agradeço a todas as opiniões. Agradeço mesmo . Mas instalei o SuSE 9.3 e funciona redondo. Instalei o Slackware 10.0, 10.1, 10.2 e funcionam perfeitíssimo. E agora estou instalando o Debian 3.1 e está correndo bem. Sei lá eu , coisas de máquina mesmo. Não é um pc qualquer. É um pentium 4, placa Asus, 256MB de memória, 40GB de hd, etc, etc. Na verdade eu instalei o SuSE 10.0, 10.1, porque um ex-funcionário nosso saiu da empresa e estava acostumado com o Conectiva 10 e pegou o SuSE 9.2 e aí veio solicitando ajuda, e eu para ajudá-lo, instalei no pc da empresa onde trabalho o SuSE 10.0, depois o OpenSuSE 10.1 e não sei porque mas deu problemas, n problemas com o ambiente KDE. Mas com o Gnome não. Mas o próprio já está fazendo curso de Linux pago pela empresa onde trabalha usando o Conectiva 10 e está gostando.
    Valeu pessal . Um grande abraço a todos .........+ :good:

  9. #9
    thiagog
    Visitante

    Padrão Travamento no SuSE 10.0

    so um detalhe a novell / suse investem pesado em GNOME e não em KDE
    eu tenho problemas com qudas de sessão do KDE no NLD (novell linux desktop) e ocorreram algumas vezes com suse tb, mas apos trocar memoria , ficou ok :good:

  10. #10

    Padrão Travamento no SuSE 10.0

    Thiagog, realmente utilizando o SuSE 10.0 e 10.1 com o Gnome, não travou em momento algum. Mas sinceramente com todo investimento da Novell no Gnome ainda acho que esse ambiente está um pouco abaixo do KDE. É claro que é o KDE é bem mais pesado. Mas não sei se você concorda, parece que o KDE é mais completo e com bons recursos. Mas realmente o KDE no SuSE somente me deu dores de cabeça. E talvez pela maioria das distros Linux, virem com o KDE como padrão, a gente acaba se acostumando com o ambiente. Na verdade a minha idéia é utilizar o SuSE 10.0 ou 10.1 como estações na empresa. Alguns softwares aplicativos administrativos da empresa fizemos testes com o Wine no Conectiva 10 e no Mandrake 10, funcionaram perfeitos. E agora estamos procurando uma distro que seja mais ao gosto dos funcionários, principalmente funcionárias. Gostaram por exemplo muito do Kurumin. Eu agora estou instalando a Debian 3.1 no pc que utilizo na empresa. Mas, valeu. Um grande abraço. :good:

  11. #11
    thiagog
    Visitante

    Padrão Travamento no SuSE 10.0



    concordo com vc sim
    infelizmente a novell deve ter investido tudo em gnome e deixou o kde pra lah , se eles pensam q assim terao futuro pois bem q seja assim , mas nos q lidamos diariamente com muitas DISTROS sabemos onde o "calo aperta", nao eh mesmo e nos temos q mudar isso

    eu mesmo com SLES, CENTOS, FREEBSD e OPENBSD me viro bem :good:
    abracos,