+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Referente à licenças Windows e Linux.

    Gente, olha só. No meu serviço pelo que tenho visto, o pessoal tem falado muito mal do Linux e talz ( acho que só eu, sou do contra. :twisted: ).

    Dizem que no caso, que pra colocar Windows em diversas máquinas lá da empresa, bastaria comprar uma única licença empresarial e talz e que colocar em diversas máquinas ao invés do Linux acabaria caindo com o preço de licenças.

    Isso procede mesmo? Eu sempre achei que para cada máquina, uma licença diferente. Tanto que para usar emuladores tipo VMWare, você tem que ter 2 licenças se estiver rodando ele sobre o próprio Windows: Uma licença do Windows que está trabalhando, e uma outra para o Windows que roda dentro do VMWare.

    Outra coisa, eles alegaram muito a falta de suporte, que o suporte era caro e isso e aquilo. Um dos profissionais que trabalham lá alegou também que Windows e Linux são uma merda e que Linux não prestava pra nada. Se isso realmente é verdade, pra quê diabos eles querem colocar Linux no nosso servidor? :toim:

    Se é uma merda não usa oras. :roll:
    Raciocínio sem noção.

    Pelo menos eu acho ilógico, se não funciona direito, porquê usar, não é?

    Eu queria ouvir a opinião de todos se possível que trabalham com Linux em suas empresas.

    Ah sim, queria saber também que Linux seria o melhor pra colocar em Servidores com empresas que dão um bom suporte e porquê devo colocar essa distribuição. Nos próximos dias vamos reformular tudo e eu terei que reconfigurar tudo. AHAUHAUhaUA! Tô lascado. :P

    Dá-lhe trabalho de maluco. XD

    Valeu galera. o/

  2. #2
    lexemail
    Visitante

    Padrão Referente à licenças Windows e Linux.

    Seguinte, não existe linux ruim, existe tecnico ruim, ou mal informado.
    Acontece que o tecnico que está no windows e não manja de linux vai falar horrores mesmo :@:. Será que é o linux ou é falta de capacidade?
    Veja na net qual é o servidor mais usado na net e porque?
    Veja só, em varias palestras que ja fui sobre linux, a maior dificuldade que se tem para migrar é encontrar tecnicos capacitados, ou simplesmente usuarios com boa vontade de aprender...
    Qual o linux a usar, voce tem que ser mais especifico, e em quais aplicações voce vai usar o linux, por exemplo, servidor de rede, de arquivos, de email, proxy, firewall, em fim, quais as aplicações que precisa.

    Um abraço.

  3. #3

    Padrão Referente à licenças Windows e Linux.

    Bom, estamos pensando em:

    - Servidor de e-mail.
    - Servidor de arquivos.
    - Servidor de Firewall.
    - Servidor de aplicações / login / apresentação
    - Servidor de banco de dados
    - Servidor de Rede Interna da Empresa ( é Intranet, certo? Desculpem, mas de rede eu não entendo muito. ^^'' )

    Valeu.

  4. #4

    Padrão Referente à licenças Windows e Linux.

    Uma outra coisa: As estações terão linux? Qual o software que a empresa trabalha? Este roda no linux?

    A Microsoft tem vários tipos de licenças para empresas, inclusive agora está com uma promoção em 10x (não que eu seja amante da ms), só que para cada máquina tem que ter uma licença, o CD original não quer dizer que pode instalar em todas.
    Aí tem q ter uma licença para o rWindows e outra para o pct office, isso é por máquina.

    Qqr coisa, estamos aqui Uai

  5. #5

    Padrão Referente à licenças Windows e Linux.

    As estações de trabalho pro pessoal terá Windows. Meu chefe está pensando em colocar o XP.

    Se fossemos colocar Linux o pessoal ia ficar assustado. :P

    Agora com relação ao software ( deve estar falando do sistema certo? ), ainda está para ser desenvolvido. A empresa está começando agora e talz. Ainda estão acertando tudo, mas eu queria saber exatamente como funciona, porquê tem muita gente lá que fica defendendo a Microsoft e talz, ou por medo de usar Linux lá... ou por estarem certos. E eu queria averiguar isso. Eu não sou muito de acreditar no que falam, preciso pesquisar e de provas concretas.

    A propósito, é verdade também que o suporte a Linux acaba saindo mais caro que o suporte para o Windows? E com relação a licenças? Um software só Linux pode ser instalado em várias máquinas ou para cada máquina é preciso uma licença também ( SuSE, RedHat, etc )?

    E o suporte, como que funciona? Como que é pago? Qual seria a média de preço? É verdade mesmo que quanto mais licenças você adquirir da Microsoft, mais o preço abaixa de forma que fique de igual pra igual com o Linux?

    Então confere o que eu falei, para cada máquina tem que ter uma licença própria, e não esse negócio de que paguei uma licença X empresarial e posso colocar em todas as máquinas sem problemas, certo?

    Se for isso, obrigado pela info pessoal. :good:

    Nota: Ainda tenho muitas dúvidas, mas com essas já dá pra matar muita coisa. ^^

  6. #6

    Padrão Licencas

    Saudacoes amigo,

    Tenho uma historia pra te contar:
    Uma vez eu estava no CPD junto com um pessoal que tinha acabado de migrar para Linux, ali tinha uma guria que soh estava reclamando, dizia que o sistema nao funcionava e que nao tinha nada naquele sistema. Soh que bem na hora em que ela falou do sistema estava passando o Chefe (Um senhor de mais ou menos 60 anos), ele olhou pra ela, pegou um papel e uma caneta e disse:
    - Então trabalhe com isso, por que no meu tempo eu nao tinha computador para fazer este tipo de servico e funcionava muito bem.

    Resumindo: Independente do sistema, qualquer pessoa se adapta por que o computador veio pra melhorar os processos, so que ninguem nasce sabendo, eh questao de aprendizado. E a guria aprendeu a mecher com linux bem rapido depois desse sermao.

    Sobre as Licencas:

    Caso voce queira implementar um servidor windows pra todas essas aplicacoes, vc pode utilizar a licenca "Per Server" (Por servidor) que ai vc precisa comprar apenas uma licensa para o servidor e ela serve para os clientes do mesmo. A Licenca eh um pouco mais cara, mas vale a pena dependendo da quantidade de maquinas.
    A assistencia tecnica da microsoft nao eh muito boa nao, e quando vc tiver problemas nao creio que eles vao saber te ajudar muito.
    Claro que a microsoft tem la as suas facilidades, ninguem vai precisar aprender no sistema por que a maioria das pessoas ja sao familiarizadas com ele, alguns problemas que vc vai ter com o windows vc ja vai ter experiencia para contorna-los.

    Sobre o Linux:

    Na minha opniao acho melhor o linux, por que alem de vc ter toda a ajuda dessa maravilhosa Comunidade do Underlinux, vc nao paga pelo sistema, o sistema eh mais seguro, os virus voltados pra linux praticamente nao existem, perto da microsoft, os seus clientes da rede ja por nao saberem mecher nao vao arriscar alterar qualquer configuracao, portanto a seguranca automaticamente aumenta mais ainda, o sistema eh muito mais flexivel que o da microsoft, vc nao tem soh a ajuda da underlinux e sim de todas as comunidades linux, o sistema eh muito mais estavel, ninguem vai instalar programinhas bobos que deixam a maquina lenta, com a rede pesada por que ninguem vai saber instalar e fora tudo isso, voce vai estar aumentando os seus conhecimentos com sistemas operacionais diferentes, nao soh voce como todos da empresa.

    Bom acho que eh isso, pessoal se falei algo errado por favor me corrijam.

  7. #7
    lexemail
    Visitante

    Padrão Referente à licenças Windows e Linux.

    Sobre as licenças da M$, tem um serviço que vc compra, acho que por ano, com direito as services packssssssss e tudo mais. Voce paga x por ano e pode instalar em alguns computadores. Como voce pode notar não sei muito, pois foi um cliente que me passou, mas entre no site da microsoft, ou ligue la para maiores info. Algumas micro-empresas estão adotando, segundo ele.:toim:

    Mas antes, leia mais sobre linux, procure ferramentas, se vc tem banda larga baixe um e teste em qualquer micro, se não quizer formatar baixe o kurumin por exemplo, esse roda a partir do cd.

    Fica dificil dizer uma distro para vc usar por que são muitas, e gosto é gosto. :clap:

  8. #8

    Padrão Referente à licenças Windows e Linux.

    Opa gente, obrigado pela força. As opiniões de vocês contam muito pra mim. Essa licença "Per Server" eu não conhecia. Agora vamos ver como será implementado isso na empresa.

    Vou fazer um estudo com o pessoal lá e ver como isso será montado, ai dá pra ver se ficará viável ou não. :good:

    Valeu galera.

  9. #9

    Padrão Referente à licenças Windows e Linux.

    Gente, olha só. No meu serviço pelo que tenho visto, o pessoal tem falado muito mal do Linux e talz ( acho que só eu, sou do contra. )

    R: Tudo que é novo e que eles não det~em conhecimento, serão semore contra...

    Bem, não lembro de licença empresarial,, lembro de licença educacional...

    3 licenças de windows + a do VMware

    Pergunta: Outra coisa, eles alegaram muito a falta de suporte, que o suporte era caro e isso e aquilo. Um dos profissionais que trabalham lá alegou também que Windows e Linux são uma merda e que Linux não prestava pra nada. Se isso realmente é verdade, pra quê diabos eles querem colocar Linux no nosso servidor?

    Resposta: Quero que ele me prove se o suporte Windows realmente funciona...

    O "profissional" dai manja de Linux para afirmar tal coisa?
    Qualquer coisa mande ele falar comigo...

    Conheço os prós e contras dos dois, além de ser pesquisador em arquitetura de computadores e sistemas operacionais....


    Red Hat e SuSe para o ambiente corporativo, além do Mandriva com suporte em português...

  10. #10

    Padrão Referente à licenças Windows e Linux.

    Opa valeu velho.
    Tipo, eu tava conversando aqui com um amigo meu aqui que trabalha comigo ( aqui do CPD ) e ele disse o seguinte:

    "Se eu comprar uma licença do Windows XP, eu posso automaticamente colocar uma cópia em CD-R do Windows 95, 98, 98 SE ou qualquer outro sistema abaixo do XP na mesma máquina que eu vou estar legalizado pra usar, Posso colocar qualquer serial desses ai alternativos que vai funcionar e eu não vou ter problemas no futuro."

    Isso procede? Õ.o

  11. #11
    agent_smith
    Visitante

    Padrão Referente à licenças Windows e Linux.

    Hummm ... Acho que não... :?

    Dá uma olhada no site da ABES, acho que podem te ajudar... Afinal, normalmente eles só atrapalham... 8)



    Abraços

    8)