+ Responder ao Tópico



  1. #1
    MHz
    Visitante

    Padrão MySQL ou PostgreSQL? Para que tipo de aplicação é cada um?

    Bem galera, estamos num processo de definir bancos a serem utilizados. Um fala para usarmos o firebird, outro o postgre, outro o mysql. Eu sei q esses bancos têm diferenças óbvias entre si. Mas gostaria de saber quando eu devo utilizar um ou outro? Que tipo de aplicações teriam um desempenho melhor num ou noutro e por quê? As diferenças básicas entre um e outro nas versões mais atuais... desempenho... onde um é mais rapido q o outro etc..

    Se alguem puder esclarecer minha dúvida ou me colocar no caminho para esclarece-la ficarei muito grato.

    Abraços

    MHz

  2. #2

    Padrão TA PEDINDO PARA BRIGAR !!!

    Vamos lá

    Até 2 semanas atras eu diria para voce, se voce precisa de stored procedures,triggers,views use o postgres se voce leu os itens anteriores e disse hã do que esse cara ta falando é o seguinte:

    O Mysql 4.1.15 --> ultima versao sem esses componentes pertinentes em bancos de dados pagos (ORACLE,DB2,SQLSERVER).

    A 2 semanas foi liberado o mysql 5 que tem todas essas implementações,assim como o postgres e o firebird.

    Vou falar do que conheço mysql/postgres.

    Tanto o postgres quanto o mysql são bancos muito rapidos e quando usados em servidores medios Xeon/Opterom 64 com hds bons são um show de bola, vantagens do mysql extensa mas extensa mesmo comunidade muitos adeptos, postgres extremamente extavel ferramentas solidas.

    Ambos tem otimos controles visuais mysqlcc,mysql-administrator,pgamin3 no caso de clusters e aplicações distribuidas acho o mysql mais maduro, no caso de consolidação de dados e trabalho com memoria acho o postgres mais robusto, com relação a velocidade o postgres sempre teve uma visao mais conservadora que o deixa um pouquinho mais lento num select com innerjoin de 2 ou 3 tabelas ele perdia por 2 ou 3 segundos mas com um tunnig nas configuracoes eles se aproximam muito.

    Tenho servidores com os dois, aplicações de call center rodando sob mysql, bilhetador de tarifas telefonicas postgres 10.000 ligações por dia.
    Tenho consolidação de dados diaria com mais de 200.000 registros rodando no mysql !

    Ambos dependem muito do servidor sempre recomendei usar slackware mas agora estou partido para o FREEBSD 6.0.

    Sinceramente experimente os dois o site do mysql ajuda em tudo ja o postgres precisa de um pouco mais de garimpo mas ambos são otemos bancos.
    E agora completissimos !

  3. #3

    Padrão MySQL ou PostgreSQL? Para que tipo de aplicação é cada um?

    No que conheço bancos de dados, você precisa definir o que vai rodar neles para definir qual será...
    O Oracle é o mais parrudo em baixa plataforma, suporta tido o que você imaginar e um pouco mais, é também o mais seguro e cheio de recursos, porém necessia de um administrador experiente. Ótimo para aplicações grandes que necessitem 24x7.
    O SQLServer / MSDE é bastante forte, está indo no encalso do Oracle, bastante seguro e rápido, mas ainda não confio em grandes volumes. (acima de terabyte). É mais fácil de configurar, mas mais complicado de administrar. Ótimo para aplicações médias, rodando 24x7 sem problemas.
    O PostgreSQL vem em seguida, é mais leve, mas versátil bom para aplicações departamentais que não sejam 24x7.
    O MySQL, eu conheço pouco, vem crescendo rapidamente, mas continua o mais pobre de todos, ótimo para aplicações WEB, justamente por sua velocidade, porém é mais frágil.
    Se você disser qual(is) o(s) aplicativo(s) que vai(ão) rodar nesse banco de dados, fica mais fácil te ajudar.