+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Editor ShellScript

    Amigos, estou querendo algo novo, só por curiosidade. Sei que todos acham um saco escrever scripts no linux, mas eu gosto. :good:
    Gostaria de saber se há algum editor de ShellScript bom, que tenha um visual agradável e que possui alguns recursos avançados. Algo diferente do VI, Joe, Nane, e por ai vai...

    Sei que receberei a pergunta: Mas que tipo de recurso avançado!?
    (Eu mesmo perguntaria isso)

    Exemplo:
    Sei lá algo como um depurador em tempo real. Você vai digitando o código e ele vai acusando erros. Como o NetBeans (Java), Delphi, VisualBasic, etc... (Entenderam?)

    Bom galera, primeiramente queria somente nomes de editores, depois vemos as vantagens e disvantagens.
    Eu hoje uso o VI.

  2. #2

    Padrão Editor ShellScript

    Tem um modulo do kdevelop para scripting so que eu nunca usei e nem sei se tem depuradores mas voce pode testar.

    falows

  3. #3

    Padrão Editor ShellScript

    Bom, eu acho que não tem muito como você "depurar" um shell-script. Não existe nenhum editor que faça isso, você vê o erro que dá e checa a linha respectiva.

    Quando eu vou fazer meus shells, eu utilizo o Anjuta, mas o Kate é muito bom também.


    Abraços!

  4. #4

    Padrão Editor ShellScript

    Olá!

    Eu também acredito que não tem como depurar shell script (me corrijam se eu estiver errado, pls!!). Eu costumo usar o KWrite para escrever os scripts (é parecido com o kate).

    :good:

    []'s
    Cléoson.

  5. #5

    Padrão Editor ShellScript

    Sim, eu me familiarizei mais com o KATE.!!!

    Eu tenho outra dúvida.!!!

    Tenho uma máquina com o Suse 9.3 e o meu VI e VIM não define a sintaxe automatica, porque?
    quando eu abro um script nele ele não poe cor!! Deixa tudo branco... fica mais dificil assim.

  6. #6

    Padrão Editor ShellScript

    fala aew cara...

    eu uso o Debian...e aqui eu defino no arquivo /etc/vim/vimrc a seguinte regra:
    syntax on

    assim, sempre que eu abro o VI, ele defini a sintaxe automáticamente..

    espero ter ajudado

    abraços

  7. #7

    Padrão Editor ShellScript

    Se você soubesse o tanto que eu to feliz com sua dica.... iiiiiiuuuuuppipppiii
    Valeu amigo


    VIVA O UNDERLINUX
    VIVA O UNDERLINUX
    VIVA O UNDERLINUX
    VIVA O UNDERLINUX
    VIVA O UNDERLINUX
    VIVA O UNDERLINUX
    VIVA O UNDERLINUX
    VIVA O UNDERLINUX

  8. #8

    Padrão Editor ShellScript

    fico feliz....

    realmente isso aqui é mto legal...sempre que precisamos, tem alguem aqui disposta a ajudar...

    um abraço!!

    UNDERLINUX

  9. #9

    Padrão Editor ShellScript

    Citação Postado originalmente por LordNae
    fico feliz....

    realmente isso aqui é mto legal...sempre que precisamos, tem alguem aqui disposta a ajudar...

    um abraço!!

    UNDERLINUX
    Amigo, funcionou, mas no Red Hat Enterprise Linux AS release 3, fica no seguinte caminho /etc/vimrc
    Inseri a linha lá
    syntax on
    E não funcionou.

  10. #10

    Padrão Editor ShellScript

    olha cara...

    aqui no Debian, eu tambem nao conseguia...
    depois que instalei a versao mais nova, consegui

    já experimentou instalar o pacote mais recente do VIM???

    outra coisa...talvez vc tb já tenha feito isso..hehe
    procure verificar o lugar certinho onde vc deve inserir essa linha no arquivo...

    espero ter ajudado..abraços!!

  11. #11

    Padrão Editor ShellScript

    Citação Postado originalmente por comentario
    outra coisa...talvez vc tb já tenha feito isso..hehe
    procure verificar o lugar certinho onde vc deve inserir essa linha no arquivo...
    Então amigo, eu sei que tem uma parte do arquivo que ele testa uma condicao.!! Tem uma variavel, se eu nao me engano é $t_Co mas eu nao sei onde ele pega essa variavel, porque lá no file, somente exibe o conteudo dela e não pega. Estranho.!!!
    Então tenho certeza que o comando syntax on foi inserido 2 vezes do file.

  12. #12

    Padrão Editor ShellScript

    Para o Syntax do VI funcione, é preciso que seja instalado o pacote VIM-SYNTAX
    Falow.!!!