+ Responder ao Tópico



  1. #1
    -thiago-
    Visitante

    Padrão Script p/ verificar se serviço está no ar

    Pessoal, estou precisando de um help...

    A situação é a seguinte, preciso criar alguma coisa (script ou serviço) que verifique se meus serviços estão no ar, por exemplo, verificar se meu proxy, meu Virus Wall (IMSS), meu firewall, postfix, etc....está rodando normalmente, e caso se não estiver, preciso receber uma notificação por e-mail indicando o problema. Aí dps posso o objetivo é colocar no CRON p/ o mesmo verificar em um intervalo de tempo.

    Alguém pode me dar alguma dica de como começar???

    Abraços,
    Thiago

  2. #2

    Padrão Re: Script p/ verificar se serviço está no ar (HELP)

    Citação Postado originalmente por -thiago-
    Pessoal, estou precisando de um help...

    A situação é a seguinte, preciso criar alguma coisa (script ou serviço) que verifique se meus serviços estão no ar, por exemplo, verificar se meu proxy, meu Virus Wall (IMSS), meu firewall, postfix, etc....está rodando normalmente, e caso se não estiver, preciso receber uma notificação por e-mail indicando o problema. Aí dps posso o objetivo é colocar no CRON p/ o mesmo verificar em um intervalo de tempo.

    Alguém pode me dar alguma dica de como começar???

    Abraços,
    Thiago
    O nagios faz isso.
    Tem otimos tutorial na net, eu tenho aqui e ele tem suporte para monitorar a maioria dos servicos. se acontecer de um servico cair eu e meu auxiliar recebemos torpedo no celular. E uma mão na roda!!

  3. #3
    -thiago-
    Visitante

    Padrão Re: Script p/ verificar se serviço está no ar (HELP)

    Citação Postado originalmente por oyama
    Citação Postado originalmente por -thiago-
    Pessoal, estou precisando de um help...

    A situação é a seguinte, preciso criar alguma coisa (script ou serviço) que verifique se meus serviços estão no ar, por exemplo, verificar se meu proxy, meu Virus Wall (IMSS), meu firewall, postfix, etc....está rodando normalmente, e caso se não estiver, preciso receber uma notificação por e-mail indicando o problema. Aí dps posso o objetivo é colocar no CRON p/ o mesmo verificar em um intervalo de tempo.

    Alguém pode me dar alguma dica de como começar???

    Abraços,
    Thiago
    O nagios faz isso.
    Tem otimos tutorial na net, eu tenho aqui e ele tem suporte para monitorar a maioria dos servicos. se acontecer de um servico cair eu e meu auxiliar recebemos torpedo no celular. E uma mão na roda!!

    Boa!!! acho q o Nagios pode me ajudar sim! Estou fazendo umas pesquisas na net sobre ele, se alguém tiver algum artigo / tutorial bom p/ me indicar...hehehe...

    Vlw ! :clap:

  4. #4
    -thiago-
    Visitante

    Padrão Script p/ verificar se serviço está no ar

    Achei algumas docs sobre o Nagios e estou tentando configurar o mesmo, mas não estou conseguindo, alguém sabe o que significa esta msg de erro:

    Error: Template 'generic-host' specified in host definition could not be not found (config file '/etc/nagios/hosts.cfg', line 1)

    vlw !

  5. #5

    Padrão Script p/ verificar se serviço está no ar

    Usa o monit, que além de te mandar um e-mail, vai tentar reerguer o serviço.


    Abraços!

  6. #6
    fe_feu
    Visitante

    Padrão Script p/ verificar se serviço está no ar

    Isso me interessa também...

    Onde posso conseguir um tutorial/artigo p/ o monit?

  7. #7
    -thiago-
    Visitante

    Padrão Script p/ verificar se serviço está no ar

    Caracas, este nagios eh bem complicadinho de configuirar hein ! rs....

    Qual versão vcs acham melhor, a 1 ou 2?

    Se alguém tiver algum tutorial p/ quem está iniciado, por favor me passe, pois estou apanhando feio aqui ! :cry:

    Vlw
    Thiago

  8. #8
    fpmazzi
    Visitante

    Padrão Script p/ verificar se serviço está no ar

    Pessoal qual a config. minima pra rodar o nagios ou o monit?

    grato....

  9. #9

  10. #10
    whinston
    Visitante

    Padrão url

    Citação Postado originalmente por fe_feu
    Isso me interessa também...

    Onde posso conseguir um tutorial/artigo p/ o monit?
    http://www.tildeslash.com/monit/dist/monit-4.6.tar.gz

  11. #11

    Padrão Script p/ verificar se serviço está no ar

    no meu caso, to procurando monitoramento remotamente, ou seja da minha maquina aqui eu verifico se meu servidor ta ok via grafico, to estudando snmp junto com outra ferramenta que eu esqueci o nome, eu tinha parado com esses estudos mas vou voltar .