+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Interferencia, como medir?

    Boa noite! Tenho um provedor e estou tendo interferencia. Sei que o netstumbler mede interferencias de outros provedor, gostaria de saber se alguem pode me ajudar, não sei onde posso verificar isso.
    Obrigada!!

  2. #2

    Padrão Interferencia, como medir?

    Vc deve colocar um micro rodando o stumbler(pode ser notbook), na antena q transmite o sinal para seus clientes(setorial ou onmini).
    Deixe rodando por alguns minutos em todos os canais.
    1 - Escolha para vc o canal onde a intencidade de sinal do concorrente é menor ou se nao existir sinal do concorrente, melhor ainda (no meu caso, nao exite um canal aqui na cidade q nao tenha um AP transmitindo :cry: )
    2 - Alem de escolher o canal com intensidade menor de sinal dos
    concorrentes, escolha aquele q tiver menos ruido, ou seja tente encontrar o canal q fica mais distante possivel do canal do concorrente(3 canais de diferença, muitas vezes ja resolve o problema da interferencia).
    Esse processo de escolher o canal é lento e depende de muitos testes.
    3 - Depois de achar o canal ideal para vc, ligue o radio q vai funcionar como AP.
    Depois rode o stumbler tbem em alguns clientes para avaliar SNR (diferença entre sinal e ruido)
    Procure deixar SNR superior a 20.
    Esse processo, é as vezes demorado e chato, mesmo para quem ja fez por algumas vezes, pq interferencia nunca é igual, cada lugar é diferente do outro, entao nao tem uma regra, exite sim TESTES E MAIS TESTES, para se ter uma idéia eu aqui tive q mudar a polarizaçao das antenas.
    Sua pergunta é bem simples, mas é a base para o bom funcionamento de qualquer provedor wirelless.
    Espero ter ajudado, com certeza outros amigos iram ajudar tbem!
    Mais duvidas posta aí!
    Valeu!

  3. #3
    Border
    Visitante

    Padrão Interferencia, como medir?

    cuidado....,as vezes, quando utilizamos cabos coaxial, e o mesmo esteja brochado, os problemas entre interferencia e cabo são semelhantes. Se vc utiliza o coaxial é bom fazer a troca. .Pricipalmente se o seu up for muito inferior em relação ao down.

  4. #4

    Padrão Interferencia, como medir?

    Olá, muito obrigada!!! vou tentar aqui. valeu