+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão CBQ STARTAR AUTOMATICO

    Alguem sabe se tem como programar o cbq para startar sempre que o uso de banda atingir um limite (teto), e parar quando atingir outro limite(piso)??
    Valew galera
    TG

  2. #2

    Padrão Re: CBQ STARTAR AUTOMATICO

    nada contra amigo mas qual e a finalidade disso ???

    Quem sabe ate pelo crontab vc consiga !!!


    Valeu !!!

  3. #3

    Padrão CBQ STARTAR AUTOMATICO

    dar mais versatilidade ao controle de banda. Quando o trafego estiver baixo liberar a velocidade pro pessoal (nao tem tarifacao mesmo , o valor do link é fixo), e quando o trafego estiver alto aplicar o CBQ para garantir um velocidade minina pra todo mundo.

    No crontrab como, vc poderia me dar alguma dica?

    Vlw brother!


    TG

  4. #4

    Padrão CBQ STARTAR AUTOMATICO

    use bounded e isolated nas regras que resolvem o seu problema bem facil !!!


    Valeu !!!

  5. #5

    Padrão CBQ STARTAR AUTOMATICO

    Citação Postado originalmente por gatoseco
    use bounded e isolated nas regras que resolvem o seu problema bem facil !!!


    Valeu !!!
    cara...

    não tive oportunidade de fazer muitos testes com o CBQ, mas da vez q testei, setei trabalhei com estas configurações mas as mesmas não surtiram efeito algum...

    acho q eu até de adicionei no msn pra vc me dar umas dicas, mas depois comecei a mexer com otra coisa q acabou passando....

    e o ADSL aqui é turbo light lixo 150k, não dá pra fazer grandes testes..

    valew

  6. #6
    Visitante

    Padrão CBQ STARTAR AUTOMATICO

    Olá.

    Nós temos um esquema parecido com o que voce quer.

    Eu tenho armazenado em uma base de dados de 5 em 5 minutos o trafego e cada cliente, então sei quanto de banda ele esta usando, cada vez que o sistema faz uma leitura ele verifica se o cliente usou mais do que a banda configurada pra ele nos 5 minutos anteriores a leitura e na leitura atual caso ele tenha excedido ele perde a banda liberada e entra no seu controle.

    Realmente isso da uma performance de navegação muito superior, estamos testando isso a uma semana e a resposta tem sido ótima.


    Se quiser maiores explicações sobre o sistema e sobre o cbq só solicitar.

  7. #7

    Padrão CBQ STARTAR AUTOMATICO

    Esqueci de logar.

    Só pra terminar meu cbq sempre esta rodando, para controlar os p2p e brturbo, filmes etc.

  8. #8

    Padrão CBQ STARTAR AUTOMATICO

    Achei interessante a idéia de um controle de banda inteligente , melhor a resposta do nosso amigo tcheturbo, mais focada a resolução e copartilhamento de informações o qual é o sentido do forum, Também gostaria de conhecer como funciona .

  9. #9

    Padrão CBQ STARTAR AUTOMATICO

    Alguem ai implementou o esquema que comentei acima??

    Gostaria de trocar experiências com alguem talvez algumas modificações na maneira de fazer o QoS.

  10. #10

    Padrão CBQ STARTAR AUTOMATICO

    Citação Postado originalmente por tcheturbo
    Alguem ai implementou o esquema que comentei acima??

    Gostaria de trocar experiências com alguem talvez algumas modificações na maneira de fazer o QoS.
    Como vc faz tchê? Marcação de pacotes e iptables?

  11. #11

    Padrão CBQ STARTAR AUTOMATICO

    Ma verdade pra que isso funciona perfeitamente tem todo uma estrutura montada por traz.

    1 -> Sistema de Controle de Ips dos Cliente. (PHP + MySQL);
    2 -> Script PHP que Gera o Iptables pra controle de trafego pra cada ip do cliente, Marca Pacotes das portas 80, 443 e destino ao meu servidor de mails.
    3 -> Script PHP que Gera os arquivos CBQ para cada Ip do do Cliente, mais o arquivo com Banda de 100Mb para os pacotes com a marcacao acima citada.
    4 -> Script PHP agendado no Cron pra executar de 5 em 5 minutos, que verifica se o cliente usou mais do que a banda delimitada pra ele na ultima leitura e na atual, caso isso acontece ele cria uma marcacao diferente no firewall pra que esse volte para o controle de banda especificado para o cliente. Obs. essas regras de marcação são zeradas toda vez que é feita a leitura para que os que nao estao mais abusando da banda voltem a ficar com ela liberada.

    Isso acontece automatico quando o cliente é cadastrado no sistema (IspControl) que tem o cadastro do cliente e o ip a ele atribuido.

    Caso alguem tenha interesse em implementar isso em seu provedor podemos negociar o sistema, e estruturar ele pra estrutura de seu provedor. (Obs: Preferencialmente em maquinas linux, mas pode usar OpenBSD).

  12. #12

  13. #13

  14. #14

    Padrão CBQ STARTAR AUTOMATICO

    Ba cara desculpa nao tinha visto seu post.

    Mas podemos negociar teria de ver a estrutura de seu provedor e como voce trabalha hoje pra lhe passar bem certo os valores.

    Se quiser entrar em contato diretamente.

    [email protected]

  15. #15
    perebinha
    Visitante

    Padrão d+++++++++++

    cara... ajudar tudo bem agora vender... aqui... mano passa para nós ai... ..

  16. #16

    Padrão CBQ STARTAR AUTOMATICO

    Vamos pegar leve pessoal... sem baixar o nível... posts com xingamentos serão excluídos...