+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão rc.bandlimit + proxy transparente (squid) upload

    Pessoal,
    estou usando o squid em modo tranparente proxy e o rc.bandlimit para controle de banda, para download esta funcionando blz mas ele nao controla upload, porem quando deixo de usar o proxy ou seja nat direto ai o controle de upload funciona.
    bom ja pesquisei muito na net e nada ja tentei fazer marcaçao no chain prerounting mangle e nada.
    se alguem poder me ajudar agradeço´.

    m

  2. #2

    Padrão Re: rc.bandlimit + proxy transparente (squid) upload

    O que pode estar acontecendo e o seguinte o squid faz cache das paginas visitadas entao teoricamente elas abrem mais rapido do que quando esta rolando o nat e o controle de upload esta ativo, uma das principais vantagens do squid e essa !!!


    Valeu !!!

  3. #3

    Padrão rc.bandlimit + proxy transparente (squid) upload

    caro gatoseco,
    obrigado pela ajuda mas e o seguinte:

    quando eu deixo de redirecinar as requisições da porta 80 para o squid
    o controle de upload funciona.

    uso o site da abeltronica para medir a velocidade.

  4. #4

    Padrão squid + controle

    É porque quando voce redireciona para o squid, o upload é feito pelo squid, e vai sair com o ip do servidor onde o squid está instalado e nao o ip do cliente, logo, nao vai haver controle de banda do cliente que passar pelo squid.

    A solução é fazer controle de upload por Ingress na interface onde o cliente entra, suponha, eth1

    upload - controlado na Ingress da eth1
    download - controlado na Egress da eth1

    informações técnicas completas em www.lartc.org

    abraços.

  5. #5

    Padrão rc.bandlimit + proxy transparente (squid) upload

    PatrickBrandao,

    o downloa funciona.
    para controlar o upload o rc.bandlimit marca os pacotes na tabela mangle no chain postrounting.

    o redireciono para o squid na tabela nat no chain prerouting, o squid esta na mesma maquina que o nat e so pelo fato de deixar de redirecionar as re. da porta 80 para o squid funciona o upload em qualquer serviço e porta ftp pop.... isso que nao intendo mesmo quando redireciono para o squid so paginas memo o ftp(21) pop(110) passando direto pelo nat nao controla upload ??????
    ja tentei marcar em magle prerounting ...

    nao sei ta muito loco isso :roll: .
    m