+ Responder ao Tópico



  1. #1
    Ricardojp
    Visitante

    Padrão Modo Ad-hoc

    Boa noite,


    Já instalei acesso a partir de Ap´s em residencias, mas peguei um clinte mao de vaca, e informaram a ele, que sairia mais economico compra rapenas um a placa PCI ou USB no micro que esta com Velox e Compartilhar a Net com o WIndows e entao acessa dessa forma pelo Notebook, que ja vem com Wifi.

    Que argumentos poderia usar para convence-lo que nao é uma boa? Ou isso é uma boa? A desvantagem que vejo é ter de deixar sempre o micro ligado (gasto de energia, equipamento...)

    Na verdade minha duvida maior é quanto ao sinal. Que distancai posso conseguir dessa forma?

    Obrigado,

    Ricardo

  2. #2

    Padrão Modo Ad-hoc

    Assim cara fala pra ele qual o melhor jeito e faz um contrato dizendo que voce so garante a qualidade do sinal se fizer do seu jeito, e diz ate que voce instala pra ele do outro jeito, mas se não der sinal em algum local a responsabilidade é dele a acabou.

    falows

    PS: pode ser radical mas tem pessoas que querem economizar que so entendem assim

  3. #3

    Padrão Modo Ad-hoc

    Citação Postado originalmente por ruyneto
    Assim cara fala pra ele qual o melhor jeito e faz um contrato dizendo que voce so garante a qualidade do sinal se fizer do seu jeito, e diz ate que voce instala pra ele do outro jeito, mas se não der sinal em algum local a responsabilidade é dele a acabou.

    falows

    PS: pode ser radical mas tem pessoas que querem economizar que so entendem assim
    É isso aí, fala dos problemas, se o cara nao escutar, faz o trampo como ele quer.
    Se der problema, tu faz novamente e COBRA novamente a mao de obra!
    Aí na proxima ele te escuta!
    Valeu!

  4. #4

    Padrão Modo Ad-hoc

    Esqueci de falar também que estando em modo ad-hoc a placa no windows acho que não tem como por muita segurança não, ae os vizinhos podem deitar e rolar, mais do que com um AP.

    falows

  5. #5

    Padrão Modo Ad-hoc

    Lembrando também que o acesso, se não for empresarial, "não pode" ser compartilhado... Está no contrato de prestação de serviços...

  6. #6

    Padrão Modo Ad-hoc

    Citação Postado originalmente por Marcio68Almeida
    Lembrando também que o acesso, se não for empresarial, "não pode" ser compartilhado... Está no contrato de prestação de serviços...

    Marcio se o acesso não for empresarial pode ser compartilhado sim desde que não seja vendido e que não ultrapasse o limite da area residencial da casa, se ler o contrato a fundo vai ver, pois eles não podem obrigar a voce deixar apenas uma máquina, voce pode por em quantas maquinas quiser desde que seja dentro de um espaço fisico da instalação e esse acesso não seja vendido.

    falows

  7. #7

    Padrão Modo Ad-hoc

    Citação Postado originalmente por ruyneto
    Citação Postado originalmente por Marcio68Almeida
    Lembrando também que o acesso, se não for empresarial, "não pode" ser compartilhado... Está no contrato de prestação de serviços...

    Marcio se o acesso não for empresarial pode ser compartilhado sim desde que não seja vendido e que não ultrapasse o limite da area residencial da casa, se ler o contrato a fundo vai ver, pois eles não podem obrigar a voce deixar apenas uma máquina, voce pode por em quantas maquinas quiser desde que seja dentro de um espaço fisico da instalação e esse acesso não seja vendido.

    falows
    ruy e Marcio,

    Mesmo sendo o modelo empresarial o compartilhamento também só é "permitido" em ambiente interno (na mesma empresa). Se for em um prédio só pode usar na sala comercial onde foi instalado.

    O que o Velox e o Speedy estão fazendo é um limite de conexões. Senão me engano o Velox é coisa de 30 requisições simultâneas e isso já ajuda a diminuir o compartilhamento não permitido.

    Att,

    Nataniel Klug

  8. #8

    Padrão Modo Ad-hoc

    Eu tinha o Velox e dividia ele dentro do meu condomínio... a Telemar realmente coloca no contrato... (papel aceita tudo)... mas só quem pode dizer o q pode e não pode eh a ANATEL... segundo a mesma vc nao pode passar cabos pela rua... etc etc etc... mas dentro do seu condominio, casa vc pode fazer o q quiser...

  9. #9

    Padrão Modo Ad-hoc

    Citação Postado originalmente por terencerocha
    Eu tinha o Velox e dividia ele dentro do meu condomínio... a Telemar realmente coloca no contrato... (papel aceita tudo)... mas só quem pode dizer o q pode e não pode eh a ANATEL... segundo a mesma vc nao pode passar cabos pela rua... etc etc etc... mas dentro do seu condominio, casa vc pode fazer o q quiser...
    Amigo não é bem assim, porque se a Telemar quiser te processar ela pode mesmo a ANATEL dizendo que ta tudo ok ( já que a ANATEL não ve o contrato e sim como ta sendo feita a distribuição se é interna ela nao olha, so olha se é externa ) já que no contrato diz uma coisa e voce quebrou o contrato.

    falows

  10. #10

    Padrão Modo Ad-hoc

    Citação Postado originalmente por ruyneto
    Citação Postado originalmente por terencerocha
    Eu tinha o Velox e dividia ele dentro do meu condomínio... a Telemar realmente coloca no contrato... (papel aceita tudo)... mas só quem pode dizer o q pode e não pode eh a ANATEL... segundo a mesma vc nao pode passar cabos pela rua... etc etc etc... mas dentro do seu condominio, casa vc pode fazer o q quiser...
    Amigo não é bem assim, porque se a Telemar quiser te processar ela pode mesmo a ANATEL dizendo que ta tudo ok ( já que a ANATEL não ve o contrato e sim como ta sendo feita a distribuição se é interna ela nao olha, so olha se é externa ) já que no contrato diz uma coisa e voce quebrou o contrato.

    falows
    É isso mesmo, a Anatel nao tem nada a ver com as regras ditadas pela operadora, alem disso, esta no contrato e se assinou o contrato, tem conhecimento e aceitou os termos!

  11. #11

    Padrão Modo Ad-hoc

    Citação Postado originalmente por ruyneto
    Citação Postado originalmente por terencerocha
    Eu tinha o Velox e dividia ele dentro do meu condomínio... a Telemar realmente coloca no contrato... (papel aceita tudo)... mas só quem pode dizer o q pode e não pode eh a ANATEL... segundo a mesma vc nao pode passar cabos pela rua... etc etc etc... mas dentro do seu condominio, casa vc pode fazer o q quiser...
    Amigo não é bem assim, porque se a Telemar quiser te processar ela pode mesmo a ANATEL dizendo que ta tudo ok ( já que a ANATEL não ve o contrato e sim como ta sendo feita a distribuição se é interna ela nao olha, so olha se é externa ) já que no contrato diz uma coisa e voce quebrou o contrato.

    falows
    ruy,

    A ANATEL pode ver o contrato entre esse terence e os cliente deles (o compartilhamento do Velox) e ver se está tudo dentro da legalidade e das normas da ANATEL...

    Agora mesmo que a ANATEL coloca-se uma NORMA, qualquer CONTRATO sobrepoe a norma... Agora se fosse lei, daí a coisa muda...

  12. #12

    Padrão Modo Ad-hoc

    Eh nataniel essa não sabia, pois todo mundo que já me falou que sofreu visita so olhou os equipamentos de transmissão wireless, nenhum pediu pra ver que tipo de conexão o cara usava nem o contrato, a unica coisa que eles perguntavam era quem fornecia internet para eles.

    falows

  13. #13

    Padrão Modo Ad-hoc

    Citação Postado originalmente por ruyneto
    Eh nataniel essa não sabia, pois todo mundo que já me falou que sofreu visita so olhou os equipamentos de transmissão wireless, nenhum pediu pra ver que tipo de conexão o cara usava nem o contrato, a unica coisa que eles perguntavam era quem fornecia internet para eles.

    falows
    Ruy,

    Em nosso meio, provedores, realmente muda de local para local. A regra é: todo prestados de serviços SCM deve ter um contrato claro com o cliente SCM prevendo todos os sistemas e todos os modelos de trabalho exigidos por normas e leis da ANATEL e do Código de Defesa do Consumidor.

    Para regulamentar e fiscalizar estes contratos o mesmo órgão é usado: ANATEL...

  14. #14

    Padrão Eu não sou provedor...

    Eu não sou provedor nem pretendo ser, apenas dividia a net com o condominio e rateavamos os custos... sem contrato... apenas na camaradagem...

  15. #15

    Padrão Re: Eu não sou provedor...

    Citação Postado originalmente por terencerocha
    Eu não sou provedor nem pretendo ser, apenas dividia a net com o condominio e rateavamos os custos... sem contrato... apenas na camaradagem...
    Amigo mesmo dividindo o custo entre amigos e usando rede sem fio com antenas e tals voce ainda pode ter seus equipamentos lacrados pela anatel já que é proibido distribuir sinal sem fio sem licença SCM(pelo que eu sei) alem do que é proibido redistribuir adsl para um ponto fora de origem de onde foi feita a instalação. Se não me engano o unico caso que é possivel usar wireless sem licença é interligação de filial com matriz.

    falows

  16. #16

    Padrão Re: Eu não sou provedor...

    Citação Postado originalmente por ruyneto
    Citação Postado originalmente por terencerocha
    Eu não sou provedor nem pretendo ser, apenas dividia a net com o condominio e rateavamos os custos... sem contrato... apenas na camaradagem...
    Amigo mesmo dividindo o custo entre amigos e usando rede sem fio com antenas e tals voce ainda pode ter seus equipamentos lacrados pela anatel já que é proibido distribuir sinal sem fio sem licença SCM(pelo que eu sei) alem do que é proibido redistribuir adsl para um ponto fora de origem de onde foi feita a instalação. Se não me engano o unico caso que é possivel usar wireless sem licença é interligação de filial com matriz.

    falows
    ruy e terence,

    Realmente, qualquer tipo de divisão de acesso a internet onde há uma cobrança (ratear os custos é a mesma coisa que cobrar, mas você não tem lucro) deve-se ter uma licensa SCM e obedecer as normas de equipamentos.

    No caso de uma interligação WAN Matriz-Filial ambas as pontas devem ter CNPJ e não pode passar serviços de internet com contratos (estilo DSL ou qualquer outra banda larga).

  17. #17

    Padrão Modo Ad-hoc

    Caramba, se oque vocês falam é verdade, temos q prender 90% dos usuários velox aqui do Rio de Janeiro, pois eu desconheço alguem que não compartilhe o velox com vizinhos (passando cabos pelas ruas mesmo ou via wifi)

    Essa é a relaidade, a afanatel não vai nunca entrar na casa de ninguem pra lacrar alguma coisa, ela se prefere lacrar provedores de cidades pequenas onde os concorrentes ao inves de se unir e formar um "bloco", preferem um denunciar o outro pra afanatel.

    Abraços!

  18. #18

    Padrão Modo Ad-hoc

    Citação Postado originalmente por KALAMAT
    Caramba, se oque vocês falam é verdade, temos q prender 90% dos usuários velox aqui do Rio de Janeiro, pois eu desconheço alguem que não compartilhe o velox com vizinhos (passando cabos pelas ruas mesmo ou via wifi)

    Essa é a relaidade, a afanatel não vai nunca entrar na casa de ninguem pra lacrar alguma coisa, ela se prefere lacrar provedores de cidades pequenas onde os concorrentes ao inves de se unir e formar um "bloco", preferem um denunciar o outro pra afanatel.

    Abraços!
    É cara essa é a realidade do Brasil, por mais que pareça absurdo as leis são leis, se um dia algum desses velox cansar da brincadeira ele pode se unir com a Anatel dae ela vai la lacra e depois o provedor processa por compartilhamento, ia ser trágico para imagem do provedor, mas que se ele quiser ele pode.

    falows

  19. #19

    Padrão Modo Ad-hoc

    Citação Postado originalmente por KALAMAT
    Caramba, se oque vocês falam é verdade, temos q prender 90% dos usuários velox aqui do Rio de Janeiro, pois eu desconheço alguem que não compartilhe o velox com vizinhos (passando cabos pelas ruas mesmo ou via wifi)
    Kalamat,

    Pior é que você está certo. Compartilhamento de conexão banda larga é crime federal previsto na lei... hehehehe... Infelizmente ninguem obedece.

  20. #20
    mwst
    Visitante

    Padrão Modo Ad-hoc

    Pelo que sei, o contrato do velox diz isto, mas é contra lei do consumidor, pois a partir do momento que vc contrata este tipo de serviço vc pode fazer o que quiser, desde claro que por exemplo num saia passando cabos pela rua, pq aí até mesmo a prefeitura num permite isto, este contrato da telemar, num tem nenhuma lei que permita, mas tb num tem nenhuma que proíba, por isto esle num fazem nada, com relação a compartilhar vi wi fi, a frequência que amesma usa de 2.4 por exemplo é liver e aberta, qualquer pessao pode usar, não pode é usa-lo externamente, mas se vc coloca em seu cond usando a própria antena do ap e internamente, e os visinhos peguem o sinal, sem problema, a Anatel não permite equipamentos out-dor sem a licença. A licença SCM é pra vender serviços de Comunicação e multimídia, independente de qual tecnologia use, com já disse nosso amigo Sérgio, aqui nesse fórum mesmo, pode ser até por sinal de fumaça.