+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Interferência de outras frequências

    E aí pessoal?

    Estou precisando de uma mãozinha de vcs num problema meio difícil de resolver...

    Fiz um Ponto a Ponto pra uma cidade vizinha, a distância é de 14,5 Km. O problema é que tem uma baita torre da Telemar, com duas antenas parabólicas enormes também fazendo o link com a minha cidade. Neste caso, nossos links viajam um ao lado do outro o tempo todo, porque o destino e a origem são praticamente os mesmos...

    Não sei qual é a frequência deles, mas obviamente não é 2.4. Mesmo assim, só pra se ter uma idéia, nem meu celular funciona direito em cima da minha torre (a frequência do celular é muito menor e diferente tanto do 2.4 quanto da frequência da Telemar)...

    Estou usando um AP2000 numa ponta e um FreeBSD com cartão SENAO na outra ponta, com antenas de 24 DBi de grade da Zirok. O sinal fica variando de 0 até 50 Db, isso constantemente. A cada segundo ele dá valores diferentes, e com isso o link tá horrível.

    Bom, a primeira coisa q pensei foi em substituir as antenas por outras de maior ganho e que sejam fechadas, com uma melhor relação frente-costas, pra ver se consigo ser menos vulnerável a esta interferência.

    Alguém tem alguma sugestão? Será que não estou viajando, e que esta interferência pode não existir???

    Um abraço a todos!

    Denilson

  2. #2

    Padrão Interferência de outras frequências

    complicado em!
    Seguinte, tenta trocar o canal, vc deve fazer testes em todos os canais, pq pode ser q a frequencia q eles estao usando, esta jogando espurios na mesma q vc esta usando.Eles podem estar em 10 GHZ porem sempre gera armonica em outras frequencias e isso nao da para controlar, mude o canal e observe o ruido (pode ser com stumbles).
    Vc até pode ir para 5.8 e reslover o problema, antes tenta mudar o canal e se vc colocar uma antena com mais DBs, tbem ajuda muito!!
    Outra coisa, mede o nivel de ruido nos dois pontos, ou seja na mesma cidade.
    Depois posta os resultados!
    Valeu!

  3. #3

    Padrão Interferência de outras frequências

    Eu não tive ainda como fazer novos testes porque tá chovendo direto...

    Eu vou tentar mais alguns ajustes aqui, e com certeza posto os resultados!

    Valeu!

  4. #4
    Bronius
    Visitante

    Padrão Interferência de outras frequências

    ponha uma cavidade resonante sintonizada na sua frequencia e um trap para frequencia deles. :good:

  5. #5

    Padrão Interferência de outras frequências

    Como é esse esquema da cavidade ressonante? Pode dar mais detalhes?

    [ ]'s

  6. #6

    Padrão Interferência de outras frequências

    Amigo,

    Para um PTP de 14,5 Km vc precisa ter antenas altas, temos que considerar a zona de fresnel e a curvatura terrestre. Há algum rio no cortando seu PTP?

    Calcule a zona de fresnel, some com a curvatura terrestre para essa distância, vc terá a altura exata de suas antenas.

    Existe algum morro, ou algo assim no meio desse link?

    Caso esteja tudo certo, tente utilizar antenas de grade Hyperlink de 24dBi, são excelentes.

  7. #7

    Padrão Interferência de outras frequências

    Flávio, levei em consideração a zona de Fresnel, e tb não há nenhum rio grande que me causaria problemas com reflexão...

    Agora à tarde eu fui lá e consegui levar 512 limpinho, mudei apenas o canal. Fez uma diferença absurda...

    De qualquer forma, já compramos 2 antenas de 27 dbi para melhorar ainda mais.

    Vou fazer mais testes, e ainda posto as notícias!

    [ ]´s
    Denilson

  8. #8

    Padrão Interferência de outras frequências

    Citação Postado originalmente por Bronius
    ponha uma cavidade resonante sintonizada na sua frequencia e um trap para frequencia deles. :good:
    Filtos de cavidade nao é homologado pela anatel!

  9. #9
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão Interferência de outras frequências

    Citação Postado originalmente por Francinei
    Citação Postado originalmente por Bronius
    ponha uma cavidade resonante sintonizada na sua frequencia e um trap para frequencia deles. :good:
    Filtos de cavidade nao é homologado pela anatel!
    ... o que é uma pena, pois a hyperlink tem eles para 2.4 GHz para os canais 3, 6 e 9.

  10. #10
    Visitante

    Padrão Interferência de outras frequências

    tenho link ptp em 8km, estou usando 32mw de potencia no cartao (orinoco gold) e antenas hyprlink de 24dbi na polarização vertical (a grade em pé) ... consegui 10mbit nesse ptp (5.0 in e 5.0 out) o link esta rodando tem +- 2 anos.. nunca deu problemas..

    talvez seja viavel vc trocar a polarização da antena (gire ela 90 graus) ...
    coloque antenas da hyper que sao mto superiores ... uma boa antena tambem mesmo padrao de qualidade da hyper sao antenas da IDEAL.. produto nacional e de excelente qualidade


    até


    Alexandre Correa
    Onda Internet
    www.ondainternet.com.br

  11. #11

    Padrão Interferência de outras frequências

    Afinal de contas, como é o esquema de cavidade de ressonância? Onde encontro mais informações? Mesmo que eu não possa usar, quero aprender!

  12. #12

    Padrão Interferência de outras frequências

    Citação Postado originalmente por sergio
    Citação Postado originalmente por Francinei
    Citação Postado originalmente por Bronius
    ponha uma cavidade resonante sintonizada na sua frequencia e um trap para frequencia deles. :good:
    Filtos de cavidade nao é homologado pela anatel!
    ... o que é uma pena, pois a hyperlink tem eles para 2.4 GHz para os canais 3, 6 e 9.
    Sergio em outros segmentos de telecomunicaçoes onde é permitido, funciona muito bem, ajuda muitoooo, fica praticamente imposivel nao usar as mesmas. O problema é só regular elas, pois se estiverem desreguladas deichao os radios surdos.

  13. #13

    Padrão Interferência de outras frequências

    Citação Postado originalmente por denilson_rocha
    Afinal de contas, como é o esquema de cavidade de ressonância? Onde encontro mais informações? Mesmo que eu não possa usar, quero aprender!
    Nao prometo quando, mas vou procurar nas minhas bagunças alguma literatura tecnica a respeito das mesmas e te mando.
    Valeu!

  14. #14

    Padrão Interferência de outras frequências

    Ok, valeu!

  15. #15

    Padrão Interferência de outras frequências

    Citação Postado originalmente por denilson_rocha
    Flávio, levei em consideração a zona de Fresnel, e tb não há nenhum rio grande que me causaria problemas com reflexão...

    Agora à tarde eu fui lá e consegui levar 512 limpinho, mudei apenas o canal. Fez uma diferença absurda...

    De qualquer forma, já compramos 2 antenas de 27 dbi para melhorar ainda mais.

    Vou fazer mais testes, e ainda posto as notícias!

    [ ]´s
    Denilson
    Posta os resultados ai pra nós...rs.rs...

  16. #16

    Padrão Interferência de outras frequências

    Flávio, chegaram ontem aqui pra mim 2 antenas fechadas de 27 dbi da zirok, vou fazer o teste com elas...

    Com as de 24 dbi, estou tendo perda e tráfego a 2 Mbit no Ap2000. Mas o link ainda não está em uso efetivo, estou providenciando a instalação das antenas pra deixar redondinho.

    Assim q eu finalizar, posto os resultados!