Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1
    bob_linux
    Visitante

    Padrão duvida ao montar servidor internet linux

    Olá Pessoal estou com algumas duvidas estou começando agora a trabalhar com linux e já logo de cara peguei dois serviços bem complicados, mas estou lutando para adquirir novos conhecimentos.
    a primeira duvida eh a seguinte, estou montando um servidor de internet adsl (speedy home), e preciso distribuir o sinal da net para as demais maquinas windows, porém o meu servidor conecta, mas não consigo navegar e muito menos distribuir o sinal da net para as demais, mas se eu pingar nas duas placas de rede a partir de qq maquina, elas me retornam sem erros, não sei aonde estou errando, ou se falta mais alguma coisa para funcionar essa rede!
    a configuração da minhas placas de rede são essa

    Realteck
    device = eth0
    IPADDR= 192.168.1.254
    NETMASK=255.255.255.0
    HOSTNAME= SERVIDOR
    DOMAIN = CENTER


    VIA
    DEVICE = ETH1
    ONBOOT = YES
    BOOTPRO= STATIC
    IPADDR= 192.168.1.1
    NETMASK = 255.255.255.0
    GATEWAY = 192.168.1.100

    no
    # vi /etc/resolv.conf
    nameserver: coloquei o dns do meu provedor, mas não sei se eh correto

    no /etc/hosts coloquei o IP do meu servidor,
    mas mesmo assim nada acontece, aonde estou errando?
    por favor preciso de um HELP..


    a segunda duvida eh q peguei um serviço em andamento e a pessoa q tinha a senha morreu! resultado levou a senha com ele, e preciso quebrar a senha de tudo qto eh jeito! ja tentei usando o CD do kurumin mas ele não deixa eu alterar !!
    a maquina eh um pentium 100mhz com 32mb, que linux instalaria nela se fosse o caso?

  2. #2
    bob_linux
    Visitante

    Padrão duvida ao montar servidor internet linux

    para completar minha desgraça agora aparece na inicialização falha no eth1! putz q merda..
    nem sei mais o q fazer..
    :@:

  3. #3

    Padrão duvida ao montar servidor internet linux

    falaee véi!
    você poderia começar entrando no website da distro que você está usando e pegar o manual! :P

  4. #4

    Padrão Re: duvida ao montar servidor internet linux

    amigao,
    bem, ql interface estao os clientes e ql esta ligada ao speed?
    ql a configuracao q vc esta fazendo nas makinas clientes?

    posta ai...q da pra resolver...

    Citação Postado originalmente por bob_linux
    Olá Pessoal estou com algumas duvidas estou começando agora a trabalhar com linux e já logo de cara peguei dois serviços bem complicados, mas estou lutando para adquirir novos conhecimentos.
    a primeira duvida eh a seguinte, estou montando um servidor de internet adsl (speedy home), e preciso distribuir o sinal da net para as demais maquinas windows, porém o meu servidor conecta, mas não consigo navegar e muito menos distribuir o sinal da net para as demais, mas se eu pingar nas duas placas de rede a partir de qq maquina, elas me retornam sem erros, não sei aonde estou errando, ou se falta mais alguma coisa para funcionar essa rede!
    a configuração da minhas placas de rede são essa

    Realteck
    device = eth0
    IPADDR= 192.168.1.254
    NETMASK=255.255.255.0
    HOSTNAME= SERVIDOR
    DOMAIN = CENTER


    VIA
    DEVICE = ETH1
    ONBOOT = YES
    BOOTPRO= STATIC
    IPADDR= 192.168.1.1
    NETMASK = 255.255.255.0
    GATEWAY = 192.168.1.100

    no
    # vi /etc/resolv.conf
    nameserver: coloquei o dns do meu provedor, mas não sei se eh correto

    no /etc/hosts coloquei o IP do meu servidor,
    mas mesmo assim nada acontece, aonde estou errando?
    por favor preciso de um HELP..


    a segunda duvida eh q peguei um serviço em andamento e a pessoa q tinha a senha morreu! resultado levou a senha com ele, e preciso quebrar a senha de tudo qto eh jeito! ja tentei usando o CD do kurumin mas ele não deixa eu alterar !!
    a maquina eh um pentium 100mhz com 32mb, que linux instalaria nela se fosse o caso?

  5. #5
    bob_linux
    Visitante

    Padrão duvida ao montar servidor internet linux

    Bom dia..
    as maquinas do clientes estão na Eth1, e o speedy na Eth0,
    :toim:
    o problema é que não navego nem no servidor e muito menos nas maquinas clientes
    Nas maquinas clientes estou colocando o gateway do meu servidor ou seja 192.168.1.100 e colocando DNS do meu servidor, porém não sei se ae q estou errando..

  6. #6

    Padrão duvida ao montar servidor internet linux

    Se o teu ETH0 é o speed, então a configuração está errada, pois os IPs fornecidos pelo speed começam com 200 (se não me engano) IPs que começam com 192 são para redes internas...
    Se é um home office, então deve ser um IP dinâmico...
    O pior é que o pessoal da telefônica não sabe informar como configurar o speed para linux...
    Mas tenho certeza que você encontrará algo no nosso amigo google

  7. #7
    bob_linux
    Visitante

    Padrão duvida ao montar servidor internet linux

    achei um topico bem interessante e irei testar..
    vou colocar aqui para vcs verem se ira ser util para ips dinamicos

    o endereço
    http://br-linux.org/tutoriais/000685.html

    , salve o conteudo do script abaixo em um novo arquivo em /etc/rc.d/rc.comp_internet
    #!/bin/bash
    #
    # script para automatizar o compartilhamento
    # da internet com ip dinâmico
    #
    # Criado Por Ranieri M. Oliveira [email protected]

    #Guarda o número ip da conexão ppp0 na variável IP

    IP=`ifconfig ppp0 | grep inet | cut -d: -f2 | cut -dP -f1`


    #Executa a regra de iptables com o endereço ip obtido na variável IP

    `iptables -t nat -A POSTROUTING -s 192.168.1.0/255.255.255.0 -d 0/0 -j SNAT --to $IP`


    # Troque o endereço da sub-net pelo endereço da

    # sua rede

    # Fim do script

    Agora precisamos dar permissão de execução no arquivo criado, para isso, faça:
    #chmod +x /etc/rc.d/rc.comp_internet
    Agora basta inserir no final do arquivo /etc/rc.d/rc.local a seguinte linha para que sempre que o computador for reiniciado ele execute o rc.comp_internet e compartilhe a conexão:
    . /etc/rc.d/rc.comp_internet
    Para que o script rc.comp_internet funcione, é nessário que a conexão já esteja estabelecida antes do script ser executado, se você usa o adsl-start para iniciar sua conexão, você pode inserir esta linha antes da linha 9, para que a conexão seja feita antes de executar os comando de captura do ip e compartilhamento da internet, para isso, coloque antes da linha 9 a seguinte linha:
    adsl-start
    Para que fique da seguinte forma
    #Guarda o número ip da conexão ppp0 na variável IP
    adsl-start
    IP=`ifconfig ppp0 | grep inet | cut -d: -f2 | cut -dP -f1`
    O restante do script continua o mesmo.
    Agora basta iniciar o script pela primeira vez, para que comece a funcionar.
    #. /etc/rc.d/rc.comp_internet
    Pronto, se você seguiu direitinho o tutorial sua internet já está compartilhada

  8. #8

    Padrão duvida ao montar servidor internet linux

    eth0 e eth1 estão na mesma rede, vc viu isto???????

  9. #9

    Padrão duvida ao montar servidor internet linux

    bem, infelizmente nem tudo é tão simples com linux, mesmo porque linux exige que o adminsitrador conheça relativamente bem redes e computação.

    Começe descobrindo se seu speedy é home ou business, o método de autenticação e a versão do kernel que você está utilizando.

    Procure informação nos artigos aqui mesmo do underlinux e você descobrirá o notável mundo do conhecer.

    Podemos até te passar receita de bolo, tudo mastigado, mas enfim... qual é a graça?

    Aprender linux é isso amigo: independência.

    Espero que não fique chateado ...

  10. #10
    bob_linux
    Visitante

    Padrão duvida ao montar servidor internet linux

    Citação Postado originalmente por douglas_web
    bem, infelizmente nem tudo é tão simples com linux, mesmo porque linux exige que o adminsitrador conheça relativamente bem redes e computação.

    Começe descobrindo se seu speedy é home ou business, o método de autenticação e a versão do kernel que você está utilizando.

    Procure informação nos artigos aqui mesmo do underlinux e você descobrirá o notável mundo do conhecer.

    Podemos até te passar receita de bolo, tudo mastigado, mas enfim... qual é a graça?

    Aprender linux é isso amigo: independência.

    Espero que não fique chateado ...

    naum estou chateado não, mas estou descobrundo muita coisa, e eh notavel a experiencia, nem quero tudo mastigado...
    mas obrigado pela dica e eh por aqui que estou aprendendo mais..
    abraços

  11. #11

    Padrão duvida ao montar servidor internet linux

    Caros amigos do Forum,

    Percebi a alguns dias atra que tem muita gente postando coisas do tipo, ah se vira sozinho, ja tem no forum, ah tem no google, ah linux tem que aprender sozinho(independencia?)...
    Com coisas deste tipo, fico extremamente chateado, pois tenho certeza que muitas destas pessoas ja precisaram de ajuda de alguem, em alguma coisa ou outra, e agora por que tem um certo conhecimento do assunto dizem para as pessoas que estão com duvidas que elas tem que prourar e tal.
    A minha opnião sobre isso é que tudo bem eu concordo que as pessoas tem que ser mais curiosas e pró-ativas, porém se o cara postou uma duvida no fórum é por que ele tem esperença que alguem já tenha passado por isso e compartilhe o conhecimento, pois se todo mundo que entrar aqui mandar as pessoas procurar no goolge procurar nos manuais e tal , não vejo porque existir o fórum,
    bom vamos lá então....

    Caro Bob, EU LI no sua duvida que vc possue speedy home..certo? bom se é home, provavelmente tu terá que utilizar um pppoeconf, (pelo menos no Debian que uso é assim...)

    Isso é para fazer funcionar o speedy, poís esse pppoeconf vai solicitar a placa de rede que esta conectado seu modem, vai pedir tambem o usuario e senha do seu provedor..ok?

    blz ai depois disso ja vai estar com internet em seu servidor, ai é só adicionar algumas regras para compartilhar com as outras maquinas da sua rede:

    tais como:
    echo 1 > /proc/sys/net/ipv4/ip_forward

    qualquer duvida pode postar ae!!!

    Flw

    Fábio Jung
    Adm. Redes

  12. #12

    Padrão duvida ao montar servidor internet linux

    Citação Postado originalmente por x-fabio-x
    Caros amigos do Forum,

    Percebi a alguns dias atra que tem muita gente postando coisas do tipo, ah se vira sozinho, ja tem no forum, ah tem no google, ah linux tem que aprender sozinho(independencia?)...
    Com coisas deste tipo, fico extremamente chateado, pois tenho certeza que muitas destas pessoas ja precisaram de ajuda de alguem, em alguma coisa ou outra, e agora por que tem um certo conhecimento do assunto dizem para as pessoas que estão com duvidas que elas tem que prourar e tal.
    A minha opnião sobre isso é que tudo bem eu concordo que as pessoas tem que ser mais curiosas e pró-ativas, porém se o cara postou uma duvida no fórum é por que ele tem esperença que alguem já tenha passado por isso e compartilhe o conhecimento, pois se todo mundo que entrar aqui mandar as pessoas procurar no goolge procurar nos manuais e tal , não vejo porque existir o fórum,
    bom vamos lá então....
    Olá x-fabio-x, bom eu sou um dos caras que ultimamente mando procurar no google. No início mandava direto procurar no google. Agora procuro colocar alguns links que possam ajudar na resposta do cara e mando procurar no google.

    Eu já postei muitas perguntas não só aqui no fórum não só sobre linux. Já faz mais ou menos 1 ano que participo de lista de discussões e aqui do fórum. Nesse tempo descobri que a maioria dos meus problemas consigo resolver com buscas e persistência, e caso não consiga apenas com isso possuo algum embasamento do que eu já fiz e quais problemas enfrentei de forma a fazer uma pergunta digamos assim "inteligente" o que concerteza vai me trazer uma resposta adequada, ou pelo menos um caminho a seguir.

    Peço desculpas ai amigo bob_linux por fugir do seu assunto, e espero que isso acabe aqui, já tem um outro post sobre "o que está virando o fórum" é melhor discutir isso lá.

    Voltando ao problema, a primeira coisa é resolver a comunicação do servidor. No servidor voce consegue pingar para o modem, consegue pingar para endereços ips na internet (tipo pegue o ip do terra.com.br ou do google.com.br), se conseguir tente pingar para o endereço dos sites.

    Se pingar para o ip mas não pingar para o endereço, seu problema está com o DNS. Verifique isso primeiramente.

  13. #13

    Padrão duvida ao montar servidor internet linux

    Caro colega nod3vic3,

    Se voce é umas destas pessoas que eu citei acima, meu pesames...

    Mas acho que voce deve contiunar mandando as pessoas procurarem no google mesmo por que pelo que percebi, nem ler com atenção a 1º do nosso colega BOB, vc leu, entao para obter respostas como a que voce acabou de postar aqui neste tópico, melhor procurar no google mesmo, tudo bem que voce pode formular respostas inteligentes, dignas de um expert em linux, mas para uma resposta, acho que pelo menos voce devia ler com atenção o problema de nosso colega...

    Creio que voce nao percebeu que ele, falou que nao consegue navegar do servidor, ou ainda que ele está confiurando o speedy home, sabe aquele que usamos em casa? rsrs que precisa de autenticação do provedor e tal,e que geralmente o ip começa com 200.xxx.xxx.xxx e nao os 192.168.xxx.xxx ..... sabeo que é isso né? se nao sabe procura no google entao....


    Meu objetivo deste comentário, seguido de uma solução com base em uma atenta leitura na duvida de nosso colega, foi dizer que temos que ter paciência e dar atenção aos iniciantes assim com eu fui um dia e tenho muito o que aprender ainda!
    Então tudo que eu puder ajudar e aconselhar novos usuarios eu com certeza o farei!!

    Assim como me ajudaram e foram pacientes comigo quando eu estava iniciando com o linux.

    As vezes para nós que já temos um certo contato com o linux a mais tempo, as perguntas de iniciantes e pessoas que ainda nao tiveram contato com esse sistema operacional podem parecer não tanto inteligentes quanto as perguntas inteligentes do nosso colega "nod3vic3"

    mas para eles é tão complicada qto foi para nós mesmos qdo nao sabiamos nada...

    E eu queria pedir desculpas ao colega Bob_linux e saber se ele conseguiu resolver seu problema com o pppoeconf ou de outra forma!!

    E sempre qdo tiver duvidas pode postar sim!!!
    Pois aqui tem pessoas dispostas a ajuda-lo assim como eu!

    Até +

    Fábio Jung
    Adm. Redes

  14. #14

    Padrão duvida ao montar servidor internet linux

    senhores, voltando ao assunto da conexão do cara...
    pergunta 1: qual é o modem que está sendo usado?
    pergunta 2: ele está configurado para bridge ou router?
    pergunta 3: conexão via pppoe ou pppoa
    pergunta 4: voce configurou o servidor para discagem de forma correta? ele está passando todos os parametros?

    Alguns modems precisam ser configurados via uma interface web ou um programa (em geral para Windows) ou via telnet pois vem por padrão com conexão em modo router, de forma que em vez de discar com um ppp-alguma-coisa da vida vc deve configura-lo, e já que vc diz que as máquinas conseguem encontrar o servidor, parece que a sua rede interna está OK, tente responder as perguntas, se faltar respostas, tente procurar no manual do modem, no abusar.org, no google, e pergunte sempre que encontrar um obstáculo. As vezes pesquisar no goooooogle.com ajuda, as vezes não, mas ainda acho que perguntar no forum deve ser para sanar duvidas, se o cara não sabe direito nem qual é o problema, pergunte mesmo, e se alguem te manda pesquisar no google, não desanime, busque mesmo.

  15. #15

    Padrão duvida ao montar servidor internet linux

    É isso ai evandro!! falo poco mas falou bunito!!! rsrs


    Sempre que tiver duvidas pergunte mesmo!!

  16. #16
    murto
    Visitante

    Padrão senha de root via grub

    senha de root vc pode tirar assim:

    se o kurumin for grub, quando ele der boot e para na tela do grub vc aperta a tecla "e" para editar a linha do grub e aperte tecla "e" novamente.

    na linha do kernel vc coloca espaço 1 no final depois aperta "b"

    pra iniciar no modo single...
    vai cair direto no prompt sem login aí vc digita passwd


    ISSO SE REFERE AO GERENCIADO GRUB OK

    Abraços

  17. #17
    Visitante

    Padrão duvida ao montar servidor internet linux

    BOM voltamos ao servidor..

    vou colocar tudo aqui que eu fiz, consegui fazer minha net funcionar porém ainda não da forma correta pois não consigo fazer com meus clientes windows navegar ou mesmo pingar na minha maquina.!
    configurei minha maquina na seguinte maneira
    configurei meu pppoe corretamente ele achou meu modem e configurei os dns com os da telefonica

    no meu resolv.conf ficou assim

    nameserver : 200.204.0.130
    nameserver : 200.204.0.10

    no meu hosts ficou assim

    127.0.0.1 localhost.centermicro localhost
    192.168.0.1 servidor.centermicro servidor
    192.168.0.25 home.centermicro home


    no meu arquivo network
    ETWORKING=yes
    FORWARD_IPV4=yes # not used anymore. see /etc/sysctl.conf
    HOSTNAME="servidor.centermicro"
    GATEWAY=192.168.0.1
    GATEWAYDEV=eth0

    no meu Eth0 (aonde esta meu cabo da speedy)
    VIA Technologies|VT6105 [Rhine-III]
    DEVICE=eth0
    ONBOOT=yes
    BOOTPROTO=static
    IPADDR=192.168.0.1
    NETMASK=255.255.255.0
    GATEWAY=192.168.0.2
    HWADDR=00:08:54:20:3A:70

    na minha Eth1 (rede local)

    3Com Corporation|3c905C-TX/TX-M [Tornado]
    DEVICE=eth1
    ONBOOT=yes
    BOOTPROTO=static
    IPADDR=192.168.0.2
    NETMASK=255.255.255.0
    HWADDR=00:01:02:7D:58:E7


    Já coloquei

    echo 1 > /proc/sys/net/ipv4/ip_forward


    utilizo conectiva 10!
    o que acontece:
    além de ele não distribuir a conexão para as demais maquinas, ele simplesmente faz minha maquina para de funcionar se eu der o seguinte comando
    /etc/inid,t/network start

    Se conectar ele não funciona se eu não der
    route del default
    route add default ppp0

    ae minha rede volta a funcionar...
    bom esta tudo ae..
    6) [/b]

  18. #18

    Padrão duvida ao montar servidor internet linux

    cara isso foi erro na hora que voce passou para o forum ou esta assiim mesmo:

    no meu arquivo network
    ETWORKING=yes # <--- ( NAO SERIA NETWORKING?)
    FORWARD_IPV4=yes # not used anymore. see /etc/sysctl.conf
    HOSTNAME="servidor.centermicro"
    GATEWAY=192.168.0.1
    GATEWAYDEV=eth0

  19. #19

    Padrão duvida ao montar servidor internet linux

    Ah cara se ele volta a funcionar qdo tu da :

    route del default
    route add default ppp0

    coloque isso em algum script de inicialização!!

    Apesar que isso é GAMBIARRA! rsrs

  20. #20

    Padrão duvida ao montar servidor internet linux

    Ah tu rodou o pppoeconf? acho que ele ja define as rotas pra voce!!!