+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão :: RTL8180 :: Como configurar no slacware 10.2

    Ae galera, alguém sabe me explicar por etapa como é que eu configuro minha placa wireless modelo Realtek 8180L no Slacware Linux 10.2??? Eu baixei ums drivers conforme me explicaram aqui mesmo no fórum, mais não consegui instalar os drivers no slacware 10.2 e nem configurar o mesmo para funcionar. Se alguém puder me ajudar, ficarei muito grato....

  2. #2

    Padrão :: RTL8180 :: Como configurar no slacware 10.2

    Cara tem duas formas.

    Primeiro baixando os drivers para linux e compilando. Detalhe é que de acordo com a versão do kernel não funciona, e acredito que no Slack 10.2 não tem driver pro kernel dele.

    Segunda maneira é usando o ndiswrapper. Tenho em minha casa funcionando perfeitamente só que com uma placa da d-link, mas pra rtl8180 deve ser a mesma coisa. Como fazer? Dá uma olhada nesses links :

    http://www.vivaolinux.com.br/artigos...hp?codigo=1663

    https://under-linux.org/noticia5353.html

  3. #3

    Padrão Tu pode me informar os passos de configuração

    Citação Postado originalmente por nod3vic3
    Cara tem duas formas.

    Primeiro baixando os drivers para linux e compilando. Detalhe é que de acordo com a versão do kernel não funciona, e acredito que no Slack 10.2 não tem driver pro kernel dele.

    Segunda maneira é usando o ndiswrapper. Tenho em minha casa funcionando perfeitamente só que com uma placa da d-link, mas pra rtl8180 deve ser a mesma coisa. Como fazer? Dá uma olhada nesses links :

    http://www.vivaolinux.com.br/artigos...hp?codigo=1663

    https://under-linux.org/noticia5353.html
    Já fiz a instalação do ndiswrapper e do driver, a placa ta respondendo, mais ainda não to conseguindo navegar porque não tá resolvendo nomes e o ip da wlan0 ta sempre perdendo na inicialização mesmo alterando o script, e a rota também. Sabe como resolver isso??????

  4. #4

    Padrão Resolvido o problema finalmente!!!!

    Ae galera,

    O Artigo de instalação da placa Realtek RTL8180 para Slacware 10.1 me ajudou, mais não foi com ela que resolvi o problema da instalação e configuração da minha placa wireless. Vou postar aqui como eu fiz para quem tiver a mesma dúvida que eu tinha possa também instalar e configura uma placa do mesmo modelo.

    No Slacware 10.2 o kernel é o 2.4.31 se não me engano, para fazer a instalação da placa você vai precisar do ndiswrapper-1.4_2.4.31-i486-1.tar.

    No momento como estou configurando o ftp da minha máquina, que não encontrar o arquivo mande um e-mail para [email protected] para que eu envie o arquivo até vocês ou tente baixar esse arquivo nesse link abaixo:

    http://www.slackware.com/~alien/slac...pper/pkg/10.2/

    Baixe o arquivo do primeiro link, pois é ele que funciona no kernel 2.4 do Slacware 2.4.

    Depois de baixar esse arquivo faça o seguinte, coloque-o no sua pasta /home/seunome.
    Em seguida, dê o comando mv (Para trocar o nome) ndiswrapper-1.4_2.4.31-i486-1.tar (por) ndiswrapper-1.4_2.4.31-i486-1.tgz ou seja o que você fez foi compilar o arquivo para a distribuição do Slacware.

    Depois faça oseguinte, digite o comando para instalar installpkg ndiswrapper-1.4_2.4.31-i486-1.tgz para que o programa seja instalado corretamente em suas respectivas pastas.

    Depois baixe o driver da sua RTL8180 no endereço do link abaixo:

    ftp://210.51.181.211/cn/wlan/rtl8180l/ndis5x-8180(173).zip

    Se prefirir me mande um e-mail que envio o driver para você.

    Copie este arquivo também para sua pastas /home/seunome

    Em seguida, digite o comando (para descompactar) unzip ndis5x-8180(173).zip

    Depois vamos rodar a instalação do ndisrapper fazendo o seguinte:

    1. faça:
    # ndiswrapper -i (arquivo.inf) [exemplo: ndiswrapper -i rtl8180.inf]
    # ndiswarpper -l Para ver se o driver foi instalado
    # modprobe ndiswrapper Para carregar o ndiswrapper

    2. Faça: Para que você não precise digitar toda vez o modprobe ndiswrapper quando carregar o linux novamente faça o seguinte:

    # pico /etc/rc.d/rc.modules

    Desça até a última linha e digite:

    modprobe ndiswrapper

    3. Faça: Edite o arquivo rc.wireless.conf e coloque o nome da essid de sua rede.

    # pico /etc/rc.d/rc.wireless.conf

    4. Faça: para levantar a wlan0 corretamente para que ela funcione, o último passo faça:

    # iwconfig essid (nome de sua essid)

    5. Faça: Você ainda deverá acessar dois arquivos, o primeiro chamado de rc.inet1.conf que se encontra em /etc/rc.d de um pico /etc/rc.d/rc.inet1.conf e procure ver se as configurações de sua rede local como IP, NETMASK, GATEWAY estão corretos. Depois descomente IFNAME, IPADDR, NETMASK e acrescente as configurações correspondentes de seu provedor sendo que no IFNAME você não vai aterar o nome.

    6. Faça: O segundo arquivo chamasse resolv.conf que se encontra dentro de /etc de um pico /etc/resolv.conf e coloque ao lado da palavra search o dominio do seu provedor exemplo: uol.com.br e abaixo ao lado de nameserver coloque o número de DNS de resolução de nomes usado por seu provedor.

    Pronto agora é só testar no ambiente gráfico se ta tudo ok ou pingando no mode de texto para ver se ele resolve nomes. Se resolver está tudo configurado e sua máquina pronta pra net.

    Perdo-me pela extensão da explicação é que tentei ser o mais claro possível, qualquer dúvida entra em contato. Vou publicar um artigo bem enxuto sobre isso depois aqui... Espero ter ajudado em alguma coisa com isso....