+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Antenas: Hyperlink grade 30 dbi ou Zirok fechada 31,5 dbi?

    Pessoal, preciso fazer um link de 20 km com um AP2000 numa ponta e um Senao na outra... Estive olhando duas antenas de maior ganho, uma de 30 dbi da Hyperlink (HG2430G) que é de grade e uma da Zirok (WLL-150) que é parabólica fechada.

    Alguém tem alguma opinião ou experiência com essas antenas em lugares sujeitos a interferências?

    Valeu!

  2. #2

    Padrão Antenas: Hyperlink grade 30 dbi ou Zirok fechada 31,5 dbi?

    Uma outra pergunta: preciso de uma antena com melhor relação frente/costas, porque estarei em uma área bem poluída. Mas surgiu uma dúvida: a antena de melhor relação frente/costas é aquela com maior ou menor valor em db??

    A da zirok tem 40 db de relação frente/costas e a da hyperlink tem 30 db. Então qual é a melhor nesta questão?

  3. #3

    Padrão Antenas: Hyperlink grade 30 dbi ou Zirok fechada 31,5 dbi?

    Eu tenho 1 par de antenas dessa fechada da Zirok de 31dbi, comprei pra fazer um enlace..... mas consegui fazer o mesmo com antena off-set 29dbi da Zirok. em 15km está rodando mto bem meu link.

    As de 29 funcionando são mto boas, essas de 31 então nem se fala.

    Em relação a Hyperlink, com certeza deve ser melhor, porém o preço deve ser pelo menos 4X maior.

    (se por um acaso interessa essas minhas antenas nunca foram instaladas e posso fazer mais barato que o preço normal das lojas.)

  4. #4

    Padrão Antenas: Hyperlink grade 30 dbi ou Zirok fechada 31,5 dbi?

    pra 15 km até com 24 dbi funciona bem, mas pra 20 Km vc tera que usar as 31 dbi e vai ter que colocar uns 20 metros de altuara cada uma, e olha que pega um ventao, se a torre nao for muito boa vc poe ela abaixo no primeiro temporal, eu tive que reforçar a torre com cabos de aço e ainda assim um dos cabos estourou com um ventaval e tive que rever toda a estrutura da torre ficou comprometida, hoje so uso radios 5.8 ghz com uma antena peguena e 2 tsunami vc leva o sinal longe sem ter que colocar antenas enormes.

  5. #5

    Padrão Antenas: Hyperlink grade 30 dbi ou Zirok fechada 31,5 dbi?

    Ei galera, respondam ai quanto a questão da relação frente/costas...Também tenho dúvidas quanto à iso. Por exemplo, entre uma antena com relação frente/costas de 30 db e outra de 40 db...qual a melhor?

  6. #6
    DMaretta
    Visitante

    Padrão Relação frente/costas

    Êpa! A relação frente/costas de uma antena refere-se à diferença de ganho entre os sinais recebidos de frente e aqueles recebidos em sentido diretamente oposto. Portanto, o valor em dbi representa a diferença entre os ganhos que a antena oferece a esses sinais e quanto MAIOR melhor. Vale dizer: uma relação de 40dbi significa que o sinal de costas será recebido 40db abaixo do sinal de frente.
    No caso do uso de antenas em locais poluídos por frequências, os sinais mais perigosos são aqueles que estão em visada mais próxima da direta. Nesses locais, o uso de antenas parabólicas tende a ser mais eficaz, desde que ajustadas para a melhor visada. :toim:

  7. #7
    DMaretta
    Visitante

    Padrão Relação frente/costas

    Êpa! A relação frente/costas de uma antena refere-se à diferença de ganho entre os sinais recebidos de frente e aqueles recebidos em sentido diretamente oposto. Portanto, o valor em dbi representa a diferença entre os ganhos que a antena oferece a esses sinais e quanto MAIOR melhor. Vale dizer: uma relação de 40dbi significa que o sinal de costas será recebido 40db abaixo do sinal de frente.
    No caso do uso de antenas em locais poluídos por frequências, os sinais mais perigosos são aqueles que estão em visada mais próxima da direta. Nesses locais, o uso de antenas parabólicas tende a ser mais eficaz, desde que ajustadas para a melhor visada. :toim:

  8. #8
    DMaretta
    Visitante

    Padrão Repetida...

    Desculpe aí. Eu mandei a msg duas vezes... :toim:

  9. #9

    Padrão Antenas: Hyperlink grade 30 dbi ou Zirok fechada 31,5 dbi?

    Valeu pelos posts! A explicação do DMaretta foi ótima.

    Sobre o alerta do Patrick, eu já havia levado isso em consideração... Optamos pela de 27 Dbi da Zirok, que tem 90 cm de diâmetro. A de 31 tem 1,5 metros, aí é realmente perigoso... Devem chegar em alguns dias.

    Se eu souber de alguém q precisa da de 31, te aviso, ijr.

    Valeu!

  10. #10

    Padrão Antenas: Hyperlink grade 30 dbi ou Zirok fechada 31,5 dbi?

    No mesmo local onde eu tenho meus repetidores(predio de 14 andares) tinha uma dessas antenas fechadas da zirok, essa antena era usada por uma empresa (nao é provedor, estava fazendo apenas o link da empresa)faz uns 20 dias, deu um ventinho aqui e levou a coitada embora, ainda bem q caiu em uma quadra de futebol.
    Eu ouvi comentarios muito bons das antenas parabolicas da Pluton, ela é grande porem vazada, melhor colocar na torre uma natena de 1,5m vazada q uma fechada de 90 cm!
    Valeu!

  11. #11

    Padrão Antenas: Hyperlink grade 30 dbi ou Zirok fechada 31,5 dbi?

    mas pelo que vi no site, sao identicas a aquelas parabolicas de televisão com telinhas de aluminio, se for assim o vento vai torcer elas pois são muito fracas, ainda acho melhor colocar dai as zirock 31 db pois é bem mais fote que essas parabolicas de televisao adaptadas...

  12. #12

    Padrão Antenas: Hyperlink grade 30 dbi ou Zirok fechada 31,5 dbi?

    Citação Postado originalmente por patrickcanton
    mas pelo que vi no site, sao identicas a aquelas parabolicas de televisão com telinhas de aluminio, se for assim o vento vai torcer elas pois são muito fracas, ainda acho melhor colocar dai as zirock 31 db pois é bem mais fote que essas parabolicas de televisao adaptadas...
    Tem fabricantes q fazem elas mais resistentes.
    Vc tem razao quanto a resistencia da zirok mas se for colocar em torre, capricha no cabo de aço!
    Valeu!

  13. #13
    snakerj
    Visitante

    Padrão Atena

    Coloca uma zirok parabolica, mas tome cuidado pois essa antena ja derrubou 2 torres minhas!!! vc tem que chumbar e colocar cabo de aço!!!
    6)

  14. #14
    eml
    Visitante

    Padrão interferecia

    no caso da interferencia sai na frente a antena solida o seja fecha e na polarizaçao oposta do provavel interferecia, o alcance potencia e maior ganho +DB.

  15. #15

    Padrão antena

    galera, muito cuidado com as atenas fechadas da zirok ou qualquer outra marca, eu tive uma experiencia desagradavel com uma de 90, ela estava em uma torre e com uma chuva forte com vento ela foi pro chão, detalhe, antes de chegar no chão visitou o telhado da casa do cara, muito cuidado.
    Valeu.

  16. #16
    duduchaves
    Visitante

    Padrão Que loucoura!

    Estou lendo o post de vocês e realmente é interessante o que o vento pode fazer com as antenas.

    Um detalhe: Os rádios 2.4 podem chegar a 15, 20 km? Mas visada limpa e sem nenhum sinal de outro rádio atrapalhando?

    Valeu!

    dudu

  17. #17

    Padrão Antenas: Hyperlink grade 30 dbi ou Zirok fechada 31,5 dbi?

    Estou tomando cuidado com as antenas, vamos reforçar a torre.

    Sobre o link a 15, 20 km, dá pra fazer sim, mas depende muito do throughput que você quer alcançar, isto é, qual é o tamanho do link que você precisa.

    Valeu!