+ Responder ao Tópico



  1. #1
    vandemberg
    Visitante

    Padrão Usuario com ponto.

    Colegas.
    Estou com esse problema. Como posso criar usuários que contenha ponto no seu login?
    joao.silva por ex.
    Uso o redhat 9
    Grato.

  2. #2
    Visitante

    Padrão Usuario com ponto.

    vou acompanhar tópico.

  3. #3
    vandemberg
    Visitante

    Padrão Usuario com ponto.

    Pelo que estou vendo nao é possivel... nao acho nenhuma documentação na net.
    Alguem tem alguma sugestao?

  4. #4

    Padrão Facil

    O comando adduser pelo que parece vem com essa restrição. Começou apartir do Red Hat 8 , CL9, se nao me engano.

    Mas voce pode usar desta forma

    adduser joao_silva
    passwd joao_silva

    depois

    vi /etc/passwd -> mude o usuario joao_silva para joao.silva
    vi /etc/shadow -> mude o usuario joao_silva para joao.silva
    mv /home/joao_silva /home/joao.silva

    se nao esquci de nada e so isso. fui !!!!

  5. #5
    whinston
    Visitante

    Padrão não cria normal ?

    eu não tenho hábito e nem recomendo criar usuário com ., pq na hora de ficar dando permissão com chown pode dar confusão

    vi isto em alguns clientes (não fui eu quem criou), mas não sei como foi adicionado, se por adduser ou coisa assim

    costumo criar o usuário com a primeira letra do nome + o sobrenome
    ex.: andré souza -> asouza

  6. #6

    Padrão Realmente

    Realmente o comando adduser, ja foi modificado para evitar problemas com o chown, e outras coisas como o criar usuario no samba tambem. ( . ou : para usuario e grupo). So que tive que usar desta forma em um servidor de cliente, pelo motivo de ele estar usando um CL6 e ter um e-mail criado com ponto de quase 4 anos. com centenas de cliente neste e-mail. A solução foi burla o (adduser !!!!!!). Podia ter usado uma Alias perfeitamente tambem. Mas para contas novas o melhor e usar as opção que o comando deixa, ( o _ )e uma . Fui !!!!!!

  7. #7
    whinston
    Visitante

    Padrão Re: Realmente

    Citação Postado originalmente por ShadowRed
    Realmente o comando adduser, ja foi modificado para evitar problemas com o chown, e outras coisas como o criar usuario no samba tambem. ( . ou : para usuario e grupo). So que tive que usar desta forma em um servidor de cliente, pelo motivo de ele estar usando um CL6 e ter um e-mail criado com . de quase 4 anos. com centenas de cliente neste e-mail. A solução foi burla o (adduser !!!!!!). Mas para contas novas o melhor e usar as opção que o camando deixa, ( o _ )e uma . Fui !!!!!!
    vc pode criar os usuarios sem . e colocar aliases com . pra continuar recebendo os emails com .

  8. #8

    Padrão Foi o que disse.

    Foi o que disse, podia ter feito desta maneira.
    Mas ai vai a dica pra quem quer usar um usuario com ponto.

  9. #9
    vandemberg
    Visitante

    Padrão Re: Foi o que disse.

    Citação Postado originalmente por ShadowRed
    Foi o que disse, podia ter feito desta maneira.
    Mas ai vai a dica pra quem quer usar um usuario com ponto.

    Putz ShadowRed vc resolveu meu problema. Obrigadão.
    Testei aqui e deu beleza.
    É como vc mesmo disse, estou montando um server novo pro cliente e eles tem email com ponto, e com esse novo server tem que ter o ponto ( o cliente manda), mas a partir de agora nao trabalharei mas com o ponto.
    Grato a todos.