+ Responder ao Tópico



  1. #1
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão Picos de tráfego no AP2000

    Ontem configurei o mrtg pra monitorar as interfaces de meu ap2000, e constatei picos de até 10.8 mb na interface wireless... Como posso fazer pra rastrear, saber de onde vem vindo as solicitações q estão "esgoelando" o ap2000?

  2. #2

    Padrão Picos de tráfego no AP2000

    Os clientes estão conectados como nesse AP200? Vc tem um server que gerencia, faz controle de banda??? Como roteia IPs para os seus clientes?

  3. #3
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão Picos de tráfego no AP2000

    Sim, meus clientes estão conectados nesse ap, o tráfego é gerenciado apenas no servidor... Ficam pendurados nesse ap cerca de 20 a 30 clientes simultaneos, sendo q um deles, através da porta ethernet leva os dados as outras centrais. Dali saem cerca de mais umas 100 máquinas ao todo...

  4. #4

    Padrão Picos de tráfego no AP2000

    Como funciona os IPs dados para os clientes, as máscaras?

    Vc pode criar um gráfico para cada cliente, criando claro, uma rede virtual pros mesmos.

    Aqui em meu provedor faço dessa forma e funciona muito bem. Sei exatamente quanto está consumindo cada cliente.

  5. #5
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão Picos de tráfego no AP2000

    Nesse ap estão todos na classe 192.168.1.XXX...

  6. #6

    Padrão Picos de tráfego no AP2000

    Citação Postado originalmente por xandemartini
    Nesse ap estão todos na classe 192.168.1.XXX...
    Vc fez o bloqueio para os clientes não se comuncarem? na opcao"intrabss"

    O que pode estar acontecendo e o trafego entre clientes, outra coisa que pode ser e interferencia tinha um Linksys wrt54g que tinha altos picos de 8 a 10mbits e a rede ficava uma carroca, descobri que era interferencia, troquei por outro equipamento e ficou redondo.

  7. #7
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão Picos de tráfego no AP2000

    Não fiz o bloqueio intrabss pq o meu gateway está como cliente do AP... daí não rola. Axo q vou botar um ap fazendo wds com esse ap2000, daí posso bloquear o intrabss... também axo q deve ser alguma coisa de alguém q tá fazendo rede usando meu ap...

  8. #8

    Padrão Picos de tráfego no AP2000

    Citação Postado originalmente por xandemartini
    Não fiz o bloqueio intrabss pq o meu gateway está como cliente do AP... daí não rola. Axo q vou botar um ap fazendo wds com esse ap2000, daí posso bloquear o intrabss... também axo q deve ser alguma coisa de alguém q tá fazendo rede usando meu ap...
    Realmente, desta forma vc teria que investir em outro cartao ou em um radio com antena. Vc pode tambem fazer autenticação por pppoe.

  9. #9

    Padrão Picos de tráfego no AP2000

    Um cliente com vírus ou spyware pode estar gerando tudo isso. Como vc só regula a banda dele no servidor, ele gera um tráfego altíssimo na sua rede wireless. Tente monitorar o tráfego com tcpdump ou iptraf no seu servidor e verificar se vc encontra algum tráfego contínuo para algum cliente, vc vai sacar se esbarrar com um tráfego anormal. Mas lembre-se que assim vc só vê o que chega no servidor mas já pode te dar uma dica muito útil.

    Outra opção é colocar uma máquina como sniffer e monitorar o tráfego do seu AP. Assim vc encontra tb os pacotes que ficam na wireless sem ir para o servidor e pode analisar melhor.

    O AP2000 tb tem filtros de pacotes e portas, vc pode desabilitar os pacotes das portas 135, 137, 138, 139 e 445. Assim vc já ameniza bastante, bloqueando no AP o tráfego de netbios, que gera o problema de um cliente enxergar o outro, além de serem portas muito usadas por vírus. Fique atento apenas para a porta 135, aqui eu bloqueei e tive que liberar, pq tinha uns 2 clientes específicos que precisavam delas para um programa específico que não me lembro qual era. Se vc bloquear e algum cliente ligar falando q conseguia tal coisa e agora não consegue mais, libere a 135 pra testar.

    [ ]´s
    Denilson

  10. #10

    Padrão Picos de tráfego no AP2000

    dessa maneira nao pode funcionar mesmo, aonde ja se viu colocar o gatway como cliente, perde 70 % da capacidade de transmissão do radio, coloca qualquer AP l com um swl 3300 ligado a porta de rede, dai bloqueia o intrabss que fica tudo resolvido.

  11. #11
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão Picos de tráfego no AP2000

    Citação Postado originalmente por denilson_rocha
    Um cliente com vírus ou spyware pode estar gerando tudo isso. Como vc só regula a banda dele no servidor, ele gera um tráfego altíssimo na sua rede wireless. Tente monitorar o tráfego com tcpdump ou iptraf no seu servidor e verificar se vc encontra algum tráfego contínuo para algum cliente, vc vai sacar se esbarrar com um tráfego anormal. Mas lembre-se que assim vc só vê o que chega no servidor mas já pode te dar uma dica muito útil.

    Outra opção é colocar uma máquina como sniffer e monitorar o tráfego do seu AP. Assim vc encontra tb os pacotes que ficam na wireless sem ir para o servidor e pode analisar melhor.

    O AP2000 tb tem filtros de pacotes e portas, vc pode desabilitar os pacotes das portas 135, 137, 138, 139 e 445. Assim vc já ameniza bastante, bloqueando no AP o tráfego de netbios, que gera o problema de um cliente enxergar o outro, além de serem portas muito usadas por vírus. Fique atento apenas para a porta 135, aqui eu bloqueei e tive que liberar, pq tinha uns 2 clientes específicos que precisavam delas para um programa específico que não me lembro qual era. Se vc bloquear e algum cliente ligar falando q conseguia tal coisa e agora não consegue mais, libere a 135 pra testar.

    [ ]´s
    Denilson
    Essas portas já estão bloqueadas, axo q a gurizada anda jogando Counter Strike na rede... Vou bloquear essa porta no rádio também, para ver o q acontece.

  12. #12

    Padrão Picos de tráfego no AP2000

    Posta aí o resultado!

  13. #13
    Visitante

    Padrão Picos de tráfego no AP2000

    Tenho o mesmo problema... O trafego AP->cliente as vezes eh tao alto na interface que fica ateh dificil pros outros navegarem.

    Minha configuracao de rede eh assim:
    clientes <--> cartao1-ap-cartao2 <- ptp -> servidor

    O trafego soh rola no cartao 1, como se houvesse realmente trafego entre clientes... Meu intrabss tah bloqueado e inclusive tenho pkt forward no AP ativado pro mac do servidor o que torna realmente impossivel qualquer comunicacao nas interfaces wireless, mesmo entre clientes em cartaoes diferentes...

    Como todo o trafego que passa pelo cartao1 supostamente tem que passar pelo cartao2 pra chegar a internet, sei que o problema nao eh trafego pra internet e nem virus... Pois se fosse, ambos os graficos estariam iguais ja que todo o trafego teria que percorrer o ponto a ponto para entao ser shapeado no gateway...

    Depois de meses analizando isso... Reparei que nos momentos desses picos a retransmissao de pacotes do ap esta altissima o que me leva a conclusao que o conjunto de varios clientes com sinal meia-boca faz com que o AP tenha que reenviar muitos pacotes chegando ao ponto se soh fazer isso e nao fazer mais nada... Isso tambem explica o porque do trafego apenas no cartao em que os clientes se conectam...

    Analize os logs do ap em "Monitor" quando estiver tendo estes picos... Provavelmente sua retransmissao estara altissima...

    Estou atualmente num mutirao de realinhamento dos clientes para tentar melhorar o sinal de todos e amenizar este problema... Tambem estou colocando um AP mais distante para poder colocar os clientes distantes acessando por ele e nao mais jogando lixo no meu ap principal.

    Espero que isso ajude..

  14. #14
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão Picos de tráfego no AP2000

    Muito boa sua dica! Estou mudando a estrutura da minha rede, logo poderei bloquear o intra-bss pra ver se melhor, além do que irei separar o tráfego de meus 2 ap2000. Botarei o servidor e link com a internet no prédio central da cidade, desta forma redistribuindo melhor o tráfego, e deixando 1 dos ap2000 ligado direto na eth do servidor.

  15. #15

    Padrão Picos de tráfego no AP2000

    Citação Postado originalmente por xandemartini
    Muito boa sua dica! Estou mudando a estrutura da minha rede, logo poderei bloquear o intra-bss pra ver se melhor, além do que irei separar o tráfego de meus 2 ap2000. Botarei o servidor e link com a internet no prédio central da cidade, desta forma redistribuindo melhor o tráfego, e deixando 1 dos ap2000 ligado direto na eth do servidor.
    Posta ai como ta tua rede agora e se melhorou.
    Valew...