Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão m0n0wall

    Estou tentando usar o m0nowall como um access point ,mas nao estou conseguindo usa-lo normalmente. Consigo me conectar ao monowall pela placa wireless , mas nao consigo nem pingar o endereco da placa wan.
    Me parece que seja problema de rotas.

    WAN interface
    Status associated
    IP address 192.168.3.100
    Subnet mask 255.255.255.0
    Gateway 192.168.1.1
    Channel 1
    SSID xxxxxx
    In/out packets 0/1 (0 bytes/42 bytes)
    In/out errors 0/0
    Collisions 12
    LAN interface
    Status up
    IP address 192.168.1.99
    Subnet mask 255.255.255.0
    Media 100baseTX <full-duplex>
    In/out packets 569/559 (78 KB/272 KB)
    In/out errors 1/0
    Collisions 0
    System: Static routes
    Interface Network Gateway Description
    WAN 192.168.1.0/24 192.168.1.99 Rede WAN
    LAN 192.168.3.0/24 192.168.3.100 Rede Local


    Estas sao minhas configuracoes.
    Onde sera que errei?
    Obrigado.

    Laercio

  2. #2

    Padrão m0n0wall

    Laércio, duas coisas já vi que estão erradas:

    1 - seu gateway da WAN não pertence à rede do IP q vc deu pra interface. 192.168.3.100 não se comunica com 192.168.1.1, a máscara é 24 bits, são redes diferentes.

    2 - Vc não precisa de static routes, pode remover tudo de lá. Vc não entendeu bem a definição de static routes, assim como eu no princípio. Vai por mim, remove que está errado...

    Lembre-se tb de configurar o firewall para permitir que o IP que vc está usando na máquina que está se associando via wireless possa passar normalmente, senão vc nem pinga as outras interfaces...

    Mais informações: http://doc.m0n0.ch/handbook/

    [ ]'s
    Denilson

  3. #3

    Padrão m0n0wall

    Denilson

    Voce quer dizer que se eu colocar o endereco IP da wan como 192.168.1.100, deixar o gateway 192.168.1.1 e remover as "static routes" deve funcionar?
    Eu tinha esta configuracao originalmente, mas acho que estavam faltando entao as regras de firewall para permitir a entrada da rede 192.168.1.0 pela porta wan.
    estou certo?
    Obrigado.

    Laercio

  4. #4

    Padrão m0n0wall

    Tudo depende de como está sua rede aí... o seu gateway 192.168.1.1 é o seu roteador? E está associado na WAN?

    Se isso for verdade, vc terá o IP 192.168.1.100 no monowall, 192.168.1.99 (por exemplo) na sua máquina associada na WAN apontando para gateway 192.168.1.1, que tb estará associado na WAN. Assim deve funcionar, desde que você lebere o tráfego para o 192.168.1.99 no firewall.

    [ ]'s
    Denilson

  5. #5

    Padrão m0n0wall

    Denilson

    A noite olha esta configuracao, mas acho que deve ser como voce falou. Se nao funcionar posto aqui novamente.
    Hoje minha rede é 192.168.1.0, gateway 192.168.1.1, dns 192.168.1.1 e estou querendo incluir o monowall nesta rede com a porta lan com 192.168.1.99 e a porta wan como 192.168.1.100. Desta forma todos deveriam se enxergar.
    Ate mais.
    OBrigado.

    Laercio

  6. #6

    Padrão m0n0wall

    estou querendo incluir o monowall nesta rede com a porta lan com 192.168.1.99 e a porta wan como 192.168.1.100. Desta forma todos deveriam se enxergar.
    Não coloque duas interfaces com IPs da mesma rede, pq não vai funcionar... tem q ser uma rede por cada interface, tipo WAN 192.168.1.0/24 e 192.168.2.0/24. Assim vc pode dar o IP 192.168.1.1 na WAN e 192.168.2.1 na LAN (ou o inverso) e rotear. O que o servidor faz basicamente é rotear, mas se vc está na mesma rede com as interfaces, qual seria o sentido de roteamento? Isto é conflitante.

    Um abraço
    Denilson

  7. #7

    Padrão m0n0wall

    Denilson

    Era por isto que eu tinha colocado na wan o ip 192.168.3.100 com o gateway apotando para a rede 192.168.1.1.
    Se nao posso colocar as duas interfaces na mesma rede entao volto ao problema original, ou seja, nao estou roteando corretamente.
    Voce se importa de dar uma exemplo das rotas que possa usar no monowall considerando que o meu gateway da rede é 192.168.1.1?
    Agradeço.

    Laercio

  8. #8

    Padrão m0n0wall

    Laércio, pelo q entendi seu gateway está na LAN, certo? Eu tentei simular a sua situação aqui e não consegui, pq não tenho uma máquina de testes. Meu m0n0wall está na ativa, com uma placa de rede e 2 cartôes wireless, mas meu gateway está na WAN.

    Não me lembro bem se isto é imutável, mas pelo menos aqui no meu, quando eu entro pra configurar a LAN, eu não tenho campo pra gateway, só tem esse campo na WAN. Se no seu estiver assim, vai complicar um pouco...

    Pra eu te ajudar melhor, me responda o seguinte: o 192.168.1.1 está na rede cabeada? Porque no seu primeiro post vc tinha colocado o 192.168.1.99 na WAN... Na verdade não estou mais entendendo bem seu esquema, me explique melhor q te ajudo, mas só na segunda-feira!

    Bom fim de semana!

    [ ] 's
    Denilson

  9. #9

    Padrão Re-Monowall

    Denilson

    Meu gateway esta na rede cabeada com endereco 192.168.1.1.
    Realmente como voce falou nao tem nas opcoes da LAN(monowall) opcao para dizer qual o gateaway, o qual informei nas opcoes da WAN(monowall).
    O endereco 192.168.1.99 é o endereco que coloquei na placa LAN(monowall) para que ela tenha acesso ao gateway.
    Nao sei como fazer estas configuracoes,mas me parece que o monowall nao seria melhor utilizado como cliente em uma rede wireless?
    Diferente do star-os que funcionaria como aP?
    Obrigado.

    Laercio

  10. #10

    Padrão m0n0wall

    Bom, então parece que vc não vai conseguir o que quer desta maneira...

    Se o seu gateway é na rede cabeada, e vc não consegue direcionar a saída pra ele através do monowall, vc teria que colocar o seu gateway na rede WAN. Vc poderia fazer isso colocando um equipamento wireless cliente na sua rede cabeada. Assim este equipamento seria da rede 192.168.1.0/24 e estaria associado à interface WAN do m0n0wall. Aí vc consegue direcionar o gateway corretamente,

    Mas tem que ver qual seria a aplicação que vc pretende fazer, isto talvez não seja uma idéia muito profissional...

    Me explique aí, o que vc pretende fazer realmente? Vc quer uma expansão da sua rede cabeada, vc quer para provimento de acesso, qual é a sua intenção? Muitas máquinas serão associadas nesta interface wireless?

    [ ] 's
    Denilson

  11. #11

    Padrão m0n0wall

    Ola a todos,eu tenho aqui o m0n0wall funcionando a alguns meses sem problemas, não trava e funciona redondinho para dividir minha internet com o escritorio (minha casa) e o administrativo (fora da firma) os IP das placas são 192.168.7.X masc 255.255.255.0 (rede interna) e 192.168.0.X masc 255.255.255.0 ( wirelless ), ele é bem pequeno e funcional, esta rodando em uma placa PCchips on-bord so com um CDROM, processador PII 400 e 64M de RAM, gostaria de saber se algum dos colegas poderia dar um toque de como configurar controle de banda com ele, pois ainda não consegui fazer. algum dos amigos poderia dar uma força esta duvida pode não ser apenas minha e sim de muito que procuram distros free.

  12. #12

    Padrão m0n0wall

    Bom, a limitação de banda funciona assim:

    No menu Firewall / Traffic Shaper vc tem as fichas RULES, PIPES, QUEUES e MAGIC SHAPER WIZARD. O que vc precisa é entender como funciona: vc tem um pipe, vinculado a um queue, vinculado a um cliente. Portanto, vc cria um pipe com a velocidade, cria um queue vinculado a esse pipe, e vincula seu cliente a esse queue. Eu tinha feito vinculando diretamente ao pipe, mas tive problemas com prioridades.

    É interessante que vc leia atenciosamente o material no site (tem o link mais acima, em outra resposta) e que vc tb leia as informações nos próprios campos. E tb já tenha uma noção de cbq... Mas o básico é isso.

    Espero ter ajudado.

    [ ]'s
    Denilson

  13. #13

    Padrão m0n0wall

    Denilson

    Vou contar a historia toda.
    Em casa tenho ADSL e no escritorio tenho Virtua. Eu gostaria de fazer um link entre estes dois pontos para servir de backup. Quando a conexao cair em um dos dois lados, ou seja, quando o Virtua pifar passaria usar o link wireless com acesso a internet pelo ADSL de casa. Entedeu esta parte?
    Entao comecei a pesquisar e li sobre o star-os e monowall e como este é free resolvi testa-lo para montar primeiramente o Ap em casa.
    Minha rede domestica é o seguinte:

    Modem ADSL ligado a um roteador wireless di524 que se liga a um servidor Debian por cabo. Tenho tambem um notebook wireless e um desktop ligados ao roteador por wireless. Como o meu roteador wireless esta no terreo precisaria ligar via cabo ate o sotao para instalacao do monowall com antena externa. Antes que voce me pergunte ainda nao testei para ver se o sinal wireless do di524 do terreo chega ate o sotao.
    Meu enderecos ip sao:
    192.168.1.1/24 Servidor Debian, roteador, dns, squid,etc..
    192.168.1.101/24 Roteador di524
    192.168.1.2/24 Notebook
    192.168.1.3/24 Desktop

    Por isto minha intencao era colocar o ip da porta LAN do monowall como 192.168.1.99/24 para estar acessivel na minha rede local. Tambem tinha pensado em colocar o endereco da porta WAN como 192.168.1.100 para estar tudo na mesma rede.
    O que voce sugere?


    Laercio

  14. #14

    Padrão m0n0wall

    Bom, Laércio, como é um link de backup, acho que daria pra vc fazer o seguinte:

    Como vc não consegue rotear pela LAN, terá que fazer pala WAN mesmo. Para fazer isso, você terá que se associar como cliente (BSS) do seu AP di524 na WAN. Assim a sua WAN ganha um IP da mesma rede do seu roteador, e vc poderá apontá-lo como gateway padrão.

    Vc terá q adquirir mais um cartão pra colocar no m0n0wall, será a interface opt1. Defina esta interface como hostap servindo o outro ponto com outra rede, por exemplo, 192.168.2.0/24, o ip poderia ser 192.168.2.1. Assim, no escritório, vc teria um equipamento cliente, recebendo um IP como 192.168.2.2, apontando o gateway para 192.168.2.1 (m0n0). Assim funciona!

    Um abraço
    Denilson

  15. #15

    Padrão m0n0wall

    Ola denilson_rocha, e isso que eu não estou conseguindo fazer e muito complicado, estava querendo e que um dos colegas desse um exemplo ou talvez ajude a configurar. se alguem quiser colocar um exemplo nos ficamos gratos.

  16. #16

    Padrão m0n0wall

    Bom, fica meio complicado dar um exemplo tão grande assim aqui, pq são 3 fichas da configuração... acho q eu embolaria sua cabeça! É pq eu já estudei bastante o CBQ e tenho uma certa noção, então fica mais fácil.

    O q é mais difícil de entender é o conceito... vc tendo em mente o esquema pipe -> queue -> cliente não tem erro! O resto é teste mesmo! Monte um m0n0wall aí e crie uma pequena rede pra testes, vc vai conseguir simular seus clientes e poderá brincar bastante com o shaper!

  17. #17

    Padrão m0n0wall

    Denilson

    Como estou querendo que o gateway esteja na minha LAN sera que nao daria para eu inverter as placas, ou seja, na interface da LAN eu colocar a wireless e na WAN eu colocar a placa de rede cabeada?
    Podemos concluir que o monowal so serve para ser cliente de uma rede wireless ou um repetidor, mas nunca um provedor de acesso para clientes onde o sinal de internet venha pela LAN?
    Outra duvida que tenho é que para meu caso eu teria de comprar outra placa wireless nao seria melhor e mais em conta comprar a licenca do start-os?
    Sera que o link http://socalfreenet.org/standardapm0n0wall nao ajuda a esclarecer?

    Desculpe tantas perguntas.

    skysilva ou denilson voces poderiam me mandar o arquivo de configuracao de voces? Seria bom para meu aprendizado.


    Laercio

  18. #18

    Padrão m0n0wall

    me da um email que eu mando a copia dos disk recover

  19. #19

    Padrão m0n0wall

    skysilva

    me manda uma mensagem particular aqui no underlinux.
    obrigado.

    laerciok

  20. #20

    Padrão m0n0wall

    boa ideia laerciok, denilson_rocha VC podia passar um disk recover pra nos,para ter uma ideia de como se faz controle de banda, VC podia copiar como texto e colar aqui ou remete via MP pra nos, ja mandei o meu pro colega laerciok, sobre olhar no manual se vc dar uma olhada melhor vai ver que não tem nada sobre o assunto. muito obrigado