+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Comparações de Instalações

    Caros colaboradores do forum, gostaria de pedir a opinião de vcs referente as instalações que faço aqui, pra ver se alguem me dá uma dica no q posso melhorar.

    Atualmente instalamos em nossos clientes, rádios no caso WL1120 com a firmware modificada e tb com a firmware original do próprio ovislink, dentro de uma caixa plastica de pvc, sem cabo rgc, pois mandamos fazer um pigtail com conector N femea pra ligar direto na antena, antena zirok de 24dbi, e visada direta pra repetidora.

    Em alguns casos este modelo de instalação está funcionando perfeitamente, em outros casos, o ovislink trava, perde o sinal constantemente. Isso acontece com ou sem firmware modificada.

    Tudo isolado com fita de Alta-fusão, com uma montagem legal, sem humidade, bem isolado. O rádio sempre fica ligado no estabilizador ou no nobreak do cliente.

    O engraçado é que existem clientes ao lado com a mesma instalação e nunca tiveram problemas.

    Nesses casos chego a trocar tudo, aumento o cano da instalação, troco a antena, pig, rádio, caixa, fonte, mesmo assim não resolve.

    Tem cliente que tá de cara pra repetidora e trava, e o outro que tá há 5km funciona beleza. Isso que é mais duro, com o mesmo equipamento..... e detalhe se eu for lá tirar o equipamento do cliente q tá funcionando e colocar no outro começa a dar pau.

    Não são todos os casos, mas depois de 1 ano e meio to encontrando muitos problemas nesse aspecto.

    Alguem já se defrontou com esse mesmo problema aqui...

    Fico no aguardo e obrigado

    Paulo
    [email protected]

  2. #2
    snakerj
    Visitante

    Padrão interferencia!!!

    Amigo,

    isso se chama "INTERFERENCIA"!!!

    Tenta colocar um radio mais forte aonde esta ruim!!!


    6) :twisted:

  3. #3

    Padrão Comparações de Instalações

    Só uma pergunta, nesses locais onde trava, vc ja tentou colocar uma outra marca de rádio, tipo Edmax, zinwell,etc...(nao estou dizendo q vc tem q passar a usar esta ou aquela marca, é só para teste).
    Se vc ja testou outra marca, deu o mesmo problema?
    Se vc ainda nao testou, vale apena testar!

  4. #4

    Padrão Re: interferencia!!!

    Citação Postado originalmente por snakerj
    Amigo,

    isso se chama "INTERFERENCIA"!!!

    Tenta colocar um radio mais forte aonde esta ruim!!!


    6) :twisted:
    Colocar radios mais potentes melhora a transmissao mas nao altera nada na recepçao.

  5. #5
    Visitante

    Padrão Comparações de Instalações

    Isso pode ser o lóbulo de irradiação de sua transmissora, talvez a área de abrangência de sua rede não esteja chegando em perfeitas condições no cliente. Ou esteja sofrendo reflexão ou semelhantes.
    Teste o nivel de sinal e ruído em ambos locais e vc achará o problema.

  6. #6

    Padrão Comparações de Instalações

    ops, desculpe... tópico errado

  7. #7

    Padrão Comparações de Instalações

    Citação Postado originalmente por Anonymous
    Isso pode ser o lóbulo de irradiação de sua transmissora, talvez a área de abrangência de sua rede não esteja chegando em perfeitas condições no cliente. Ou esteja sofrendo reflexão ou semelhantes.
    Teste o nivel de sinal e ruído em ambos locais e vc achará o problema.
    Bom vamos lá...

    Pra eu testar isso a melhor solução seria um note com pcmcia e o netstubler?

    Ou alguem me indica algo melhor?

    Muito obrigado até aqui, as informações que me passaram já são de grande valor...

    Paulo
    [email protected]

  8. #8
    Visitante

    Padrão Comparações de Instalações

    Sim, qualquer software que meça a relação sinal ruído. Quais os equipamentos e antenas estão transmitindo o sinal, e qual a distância dos clientes aprox. ?

  9. #9

    Padrão Comparações de Instalações

    Citação Postado originalmente por Anonymous
    Sim, qualquer software que meça a relação sinal ruído. Quais os equipamentos e antenas estão transmitindo o sinal, e qual a distância dos clientes aprox. ?
    Veja só caro amigo, tenho clientes bem próximos a base (500m) e outros a 5km. Nesta base tenho um Senao 2611cb3 com uma antena omni de 8dbi, já pensei em trocar por setorial, mas como essa fórmula tá funcionando bem resolvi não trocar, pois são somente alguns clientes q apresentaram o problema. Nos clientes, em 98% dos casos tenho ovislink wl1120 com antena direcional de 24 dbi, lembrando que não uso cabo rgc nas instalações pois uso o pigtail direto na antena.

    Tenho alguns concorrentes na mesma área que usam a mesma configuração q a minha. Tá com cara de interferencia mesmo.

    Andei substituindo o Ovislink por Zinwell g120, e realmente senti uma melhora no sinal, mas não posso sair trocando rádio a torto e a direita pq a gente não sabe realmente o q tá acontecendo. Tenho muitos clientes com essa configuração, e se realmente for problema com o Ovilink to morto. São quase 200 rádios... Isso começou a acontecer de um tempo para cá e vem ficando constante.

    Gostaria de agradecer o pessoal q colaborou... muito obrigado...

    Paulo
    [email protected]

  10. #10

    Padrão Comparações de Instalações

    Amigo,
    Grande parte do seu problema esta na Omini...
    Alem de serem uma porcaria, antenas omini atendem bem quem esta longe e pessimo pra quem ta perto....isso é regra...
    Como vc disse...vc tem mais de 200 radios, todo logados na omini????...se sim..agradeca a deus por vc so estar com esse problema..
    Veja atraves do netstrumbler, como esta o spectro proximos a esses clientes problematicos...alem do problema da omini, pode tb ter bastante interferencia....
    Mas sinceramente continuo apostando na omini..
    abracos


    Citação Postado originalmente por phmenoni
    Citação Postado originalmente por Anonymous
    Sim, qualquer software que meça a relação sinal ruído. Quais os equipamentos e antenas estão transmitindo o sinal, e qual a distância dos clientes aprox. ?
    Veja só caro amigo, tenho clientes bem próximos a base (500m) e outros a 5km. Nesta base tenho um Senao 2611cb3 com uma antena omni de 8dbi, já pensei em trocar por setorial, mas como essa fórmula tá funcionando bem resolvi não trocar, pois são somente alguns clientes q apresentaram o problema. Nos clientes, em 98% dos casos tenho ovislink wl1120 com antena direcional de 24 dbi, lembrando que não uso cabo rgc nas instalações pois uso o pigtail direto na antena.

    Tenho alguns concorrentes na mesma área que usam a mesma configuração q a minha. Tá com cara de interferencia mesmo.

    Andei substituindo o Ovislink por Zinwell g120, e realmente senti uma melhora no sinal, mas não posso sair trocando rádio a torto e a direita pq a gente não sabe realmente o q tá acontecendo. Tenho muitos clientes com essa configuração, e se realmente for problema com o Ovilink to morto. São quase 200 rádios... Isso começou a acontecer de um tempo para cá e vem ficando constante.

    Gostaria de agradecer o pessoal q colaborou... muito obrigado...

    Paulo
    [email protected]