Página 3 de 3 PrimeiroPrimeiro 123
+ Responder ao Tópico

1. Citação Postado originalmente por felco
    Segue localizacao:

Networking --->
    Networking options --->[*] Network packet filtering (replaces ipchains) --->
    IP: Netfilter Configuration --->

Quando vc entrar no "IP: Netfilter Configuration --->" voce ja vai ver os modulos disponiveis para compilar, se voce utilizar *(built-in), vai ter que reiniciar a maquina com o kernel novo, se voce utilizar M(modulo) da pra compilar so os modulos e carregar sem reboot.
    cara...

então quer dizer q se meu kernel nao tem suporte a determinada coisa e eu recompilá-lo com este suporte, compilar os módulos, e depois copiar apenas o módulo q estou precisando vai funcionar bl'z???

valew

buribai
    É isso ai, tbem aprendi essa !!! Legal pacas ...

Luciano, eu só trocaria a palavra "copiar apenas o modulo" por 'carregar apenas o modulo'

Valeu !!!!

felco
    Sim, e' importante que o subsystem do que voce precisa estar compilado no kernel que voce esta rodando, por exemplo:

Temos uma placa de som <*> Emu10k1 (SB Live!, Audigy, E-mu APS), o driver foi compilado junto ao kernel.
    Digamos que eu tenha nessa maquina uma outra placa de som so que on-board que apesar de habilitada nao tem o driver compilado no kernel.
    Marcando o driver <M> Intel/SiS/nVidia/AMD/ALi AC97 Controller como um modulo e compilando so os modulos eu posso usar o modprobe pra levantar essa placa. Porque eu tenho o subsystem de audio presente no kernel que esta rodando. <*> Sound card support.

Caso ele nao estivesse compilado, nao funcionaria, eu teria que compilar o kernel inteiro e agragar isso a ele, entao teria que faze um reboot com o kernel novo.

E' comum na maioria das distros voce ter o kernel compilado com suporte a maioria dos recursos que ele oferece, as vezes com tudo oque for possivel, mas na maioria tudo vem como modulo.

buribai
    Entendi, blz !!!!

Já que vc é expert em kernel !!!! :good: . Vou te fazer uma pergunta:

Como disse antes, tinha marcado como modulo, só que depois resolvi colocar (*) pra não precisar ficar carregando.

Ai me deparei com outro probleminha, (outra coisa só pra deixar claro).
    Na hora do make ele dava um erro, erro na hora de compilar o ipsec.
    O que chega ser engraçado !!!!!

Na primeira vez que fui atualizar o kernel, sai do 2.4.31 (padrão do slack) para o mais atual que na epoca era o 2.6.14, eu compilei o kernel sem problema algum. Marcando a opção Networking ---> Networking options ---> FreeS/WAN IPsec (KLIPS) e tbem KLIPS options --->

Tudo blz ... compilou normal, etc !!!! Fiz isso pq minha intensão era configurar uma VPN Ipsec.

Dai instalei o OpenSwan, e toda vez que preciso recompilar o kernel novamente. Ele dá esse erro se as opções citadas acima estiverem marcadas

Ontem então, eu deixei ela desmarcada ... e gerei uma nova imagem.
    Achei que qdo eu desse um "ipsec verify" ele iria dar erro, mas olhe abaixo, não deu !!!

Version check and ipsec on-path [OK]
    Linux Openswan U2.4.4/K2.6.14 (netkey)
    Checking for IPsec support in kernel [OK]

-------

Como ainda estou configurando a VPN e não terminei !!!!

Minha duvida é a seguinte :

Será que pelo fato de ter instalado o OpenSwan, as opções citadas acima não precisam ser ativadas no kernel ????

Ou é imprescindível a ativação dessas opções para a VPN funfar ????

E se é necessario, porque não deu erro no "ipsec verify" ???

Muito Agradecido !!!!

felco
    Isso e no minimo estranho, mas de qualquer maneira se quiser analizar isso vamos analizar, mas em novo topico

Tópicos Similares

1. como ativar o -string no iptables 1.2.9
    Por max_mori no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 5
    Último Post: 18-01-2006, 11:51
  2. Como ativar o localhost:631??
    Por no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 8
    Último Post: 24-06-2005, 07:34
  3. Ativar modulo APM no SuSE 9
    Por furutani no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 1