+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Dois IPs na mesma placa de rede

    É possivel por 2 IPs do mesmo range em uma placa de rede, e as demais maquinas da rede "enxergarem" esses IPs?
    Ex.
    Eth0 -> 192.168.0.1/24
    Eth0:1 -> 192.168.0.2/24

    Desde já agradeço a atenção.

  2. #2

    Padrão Dois IPs na mesma placa de rede

    e que sentido isso teria? se vc colocar 2 ip-addr e as demais máquinas também ficaram em duas rêdes.. qual o sentido, se a rêde física é uma só?

    de qualquer forma, o google é seu amigo:

    http://www.useaporradogoogle.com/
    http://googlefor.com/Use%20A%20Porra%20Do%20Google.aspx

    http://www.google.com/linux?hl=en&lr...ig&btnG=Search


  3. #3

    Padrão Dois IPs na mesma placa de rede

    Hehehe, é por isso que eu adoro os posts do irado.

    Bom, dá sim.

  4. #4
    felco
    Visitante

    Padrão Dois IPs na mesma placa de rede

    Cara ele pode querer por exemplo rodar 2 apaches na mesma maquina? em IPs diferentes?

    OU

    Tem 2 daemons que usam a mesma porta e ele quer usar na mesma maquina, com IPs diferentes?

    OU

    Tem um apache configurado vhosts por IP?

  5. #5

    Padrão Dois IPs na mesma placa de rede

    felco:

    analise suas respostas.. pelo menos UMA delas é sem sentido

    e, analisando o post original.. continua sem razão de ser (risos).

    :twisted:

  6. #6
    felco
    Visitante

    Padrão Dois IPs na mesma placa de rede

    Na verdade talvez a unica que tenha realmente "caso de uso" seja vhosts com IPs diferentes xP

    Mas isso nao importa >

    Isso pode ter varias aplicacoes cara... senao porque teriamos a possibilidade de usar alias nas interfaces?

  7. #7

    Padrão Dois IPs na mesma placa de rede

    Citação Postado originalmente por felco
    Isso pode ter varias aplicacoes cara... senao porque teriamos a possibilidade de usar alias nas interfaces?
    o normal é para que se possa fazer a segmentação de redes, principalmente em servidores, colocando-se os mais "gulosos" de recursos em sub-net separada dos menos consumidores. Ou então para que u´a máquina responda por redes distintas. De qualquer forma, ambas são soluções meio "porquinhas", o adequado seriam (é, IMHO) placas distintas para redes distintas.

    BTW, eu mesmo só uso ip-aliases em raros casos - ligação de teste de uma única máquina, por exemplo, mas aí as redes são inteiramente incompatívies (classe "A" com classe "B", por ex.)

    :twisted:

  8. #8
    felco
    Visitante

    Padrão Dois IPs na mesma placa de rede

    whatever... xP

  9. #9

    Padrão Dois IPs na mesma placa de rede

    Citação Postado originalmente por irado
    e que sentido isso teria? se vc colocar 2 ip-addr e as demais máquinas também ficaram em duas rêdes.. qual o sentido, se a rêde física é uma só?

    de qualquer forma, o google é seu amigo:

    http://www.useaporradogoogle.com/
    http://googlefor.com/Use%20A%20Porra%20Do%20Google.aspx

    http://www.google.com/linux?hl=en&lr...ig&btnG=Search

    Td tem sua razão de ser por mais estranho que possa parecer.

    E eu ja olhei o Google, testei e o que consegui foi um belo Host Unreachable qdo tentei "pingar" ambos IPs de outra maq. Por isso apelei a seção de iniciantes (q eh o q sou) pra ver se alguém me ajuda.

    Só preciso saber o q esta errado aqui:
    ifconfig eth0 192.168.0.2 netmask 255.255.255.0 broadcast 192.168.0.255
    ifconfig eth0:1 192.168.0.3 netmask 255.255.255.0 broadcast 192.168.0.255
    ip route add default via 192.168.0.1

  10. #10

    Padrão Dois IPs na mesma placa de rede

    dois ip´s, mas ambos na mesma rede (..0..).

    a rota default.. onde está a placa dela? ou é alguma outra máquina? qual a topologia que vc está tentando?

    ps: se tem uma razão de ser.. esclareça
    (risos)

  11. #11
    taiokada
    Visitante

    Padrão Dois IPs na mesma placa de rede

    HAHA

    Uso aki um amaquina com 2 IPs na mesma placa 192.168.0.1 e 192.168.0.3
    configurei o ip 192.168.0.1 no inet1.com (slackware) e o segundo coloquei a seguinte regra no rc.local
    ifconfig eth0:1 192.168.0.3

    funciona BLZ

    fiz isso pelo motivo de ter duas maquinas rodando uma como gateway e outra com o apache, ai para não mudar o IP que os usuarios estavão acostumados coloquei os 2 IPs

    Blz espero ter esclarecido..

  12. #12

    Padrão Dois IPs na mesma placa de rede

    Citação Postado originalmente por irado
    ps: se tem uma razão de ser.. esclareça
    (risos)
    Srs. me desculpem mais to ficando maluco... tentando resolver um problema de redirecionamento de dados da maneira mais dificil.

    O que eu qria fazer é +/- isso:
    Bem tenho 2 servidores um de DADOS e outro de REDE.
    A empresa que trabalho tem uma filial em outra cidade e a rede é interligada por um sistema chamado Interlan da Brasil Telecom.
    O Servidor de DADOS não pode ter como gateway o Servidor de rede, por razões contratuais, o que faz c/ que o servidor de DADOS não "enxergue" a rede da filial.

    Consegui fazer o servidor de DADOS enxergar 1 das impressoras da FILIAL atraves do servidor de REDE c/ uma regra de iptables (DNAT).

    Dai c/ o NET USE eu consegui mapear essa impressora da filial, no servidor de DADOS, colocando o IP da placa de rede do servidor de REDE.

    E eu preciso fazer c/ que o servidor de DADOS mapeie + de 1 impressora na rede da filial.

    E pensei que poderia mapear mais impressoras atribuindo mais IPs a placa de rede que compartilha a conexão no servidor de REDE.

    Acho que viajei d+, espero que tenha entendido essa bagunça q eu fiz.
    Mais vou tentar arrumar outra solução.

    Obrigado pela atenção de todos.

  13. #13

    Padrão Dois IPs na mesma placa de rede

    Só para deixar bem claro o motivo da utilização de + de 1 ip na mesma placa de rede:::

    Aqui na empresa possuimos tres redes distintas....

    Fisicamente elas tb estão distintas apenas estão interligados por links externos...

    Para cada link externo temos uma rede interna ...

    Estou estou na rede 10.0.0.0
    Existe outros servidores que estao na rede 192.168.10.0
    E outros ainda que estão na rede 192.168.100.0

    Ah fora o pessoa da rede 172.158.0.0

    Bem ...

    O que eu fiz simplesmente atribui 4 ips na minha placa de rede assim posso acessar todos os servidores, todas as estações da minha máquina !!!! Não preciso logar no servidor com o ip externo para acessar!

    Faço isso diretamente !!!

    Sacaram !!!

    Abraços

  14. #14

    Padrão Dois IPs na mesma placa de rede

    EduLucas...
    Vamos lá...

    Atribuir dois ip´s a mesma interface:
    Usando o ifconfig:
    ifconfig eth0 192.168.0.1 255.255.255.0
    ifconfig eth0:1 192.168.0.2 255.255.255.0

    Depois confira se os endereços foram atribuídos corretamente.
    Faça um ping nas duas interfaces, depois vá numa estação e tente fazer o mesmo, fazer um ping para as duas interfaces.

    Para tornas as alterações permanentes, acrescente as linhas abaixo no seu arquivo de configuração das interfaces, não sei qual distribuição que você está usando, aqui uso Debian.

    auto eth0
    iface eth0 inet static
    address 192.168.0.1
    netmask 255.255.255.0
    network 192.168.0.0
    broadcast 192.168.0.255

    auto eth0:1
    iface eth0:1 inet static
    address 192.168.0.2
    netmask 255.255.255.0
    network 192.168.0.0
    broadcast 192.168.0.255

    Como os ip´s estão na mesma rede, não é necessário habilitar o repasse de pacotes, mas se você tem outra interface em outra rede, é necessário habilitar.

    echo 1 > /proc/sys/net/ipv4/ip_forward

    Verifique a tua rota padrão:

    route -n

    Verifique se existe uma rota padrão, se o no teu caso o teu ip de saída for o 192.168.0.1, adicione uma rota padrão pra ele.

    route add default gw 192.168.0.1

    Lembre-se de fazer os testes de conectividade com ping, lembrando que o protocolo ICMP tem estar liberado no teu firewall, se é que você usa alguma regra de firewall.

    Lembrando que o google pode te ajudar bastante.

    Abraços

  15. #15

    Padrão Dois IPs na mesma placa de rede

    Bom nao briguem criancas, vou tentar explicar de maneira clara:

    dois ips em uma mesma interface sendo da mesma rede da cagada, porque ? vamos ao seguinte, pegar uma rota como exemplo:

    # route -n
    <snippet>
    10.1.0.0 0.0.0.0 255.255.0.0 U 0 0 0 eth1


    entao qual é a nossa interface de saida aí? é a eth1 que esta configurada com o ip 10.1.0.1 /16 ou seja, tudo que for destinado a rede 10.1.0.0/16 sera jogada na interface eth1 para o meio.

    bom vamos aos IP aliases, neste caso vou pegar o meu freebsd que tem alias:

    lucifer# ifconfig
    rl0: flags=8843<UP,BROADCAST,RUNNING,SIMPLEX,MULTICAST> mtu 1500
    options=8<VLAN_MTU>
    inet 10.1.0.66 netmask 0xffff0000 broadcast 10.1.255.255
    inet6 fe80::2e6:ff:fe00:57%rl0 prefixlen 64 scopeid 0x1
    inet 10.87.1.66 netmask 0xffffff00 broadcast 10.87.1.255
    ether 00:e6:00:00:00:57
    media: Ethernet autoselect (100baseTX <full-duplex>)
    status: active
    analisemos o seguinte: temos 2 ips 10.1.0.66 e 10.87.1.66 ambos na placa rl0, entao o que for da rede 10.1.0.0/16 ele joga pela rl0 e o que for para a rede 10.87.1.0/24

    bom baseado nisso se voce tiver 2 ips na mesma rede por qual interface ele vai jogar isso? eh basicamente isso pq nao rola mto bem, mas bom acredite ou nao algumas vezes funciona. hehe estranho né?

    outra coisa, alias e comparado como subinterfaces em routers, utilizadas para segmentacao da rede como foi dito anteriormente, ou em redes ponto a ponto com framerelay, ppp e porai vai... bom nao discutiremos isso.


    vamos tentar ver, o seguinte, parece que o seu problema é o seguinte, nao pode sero MESMO IP mas precisa ser a MESMA maquina.

    porque voce nao poem 2 ips e divide essas redes? se elas precisarem se comunicar voce faz um roteamento no servidor rapidinho... ai fica inclusive "melhor". tente explicar melhor o seu cenario, eu li e achei um pouco confuso, mas nao tive tempo de analisar, estou enrolando (demorei mais de 3hs so para escrever isso hehe)

  16. #16

    Padrão Dois IPs na mesma placa de rede

    aproveitando onde vejo no slackware

  17. #17

    Padrão Dois IPs na mesma placa de rede

    (rindo)..
    o colega mystmst ("Bom nao briguem criancas, vou tentar explicar de maneira clara: ") deve estar se referindo ao fbig, a quem eu contatei em pvt só pra não dar continuidade à flame e, mesmo tendo sido educado, vcs nem imaginem o nível de imprópérios ao qual a criatura conseguiu chegar.. disgusting. Ah, e mostrando lá (como aqui) o total desconhecimento do assunto - se é que conhece algum.

    Mas enfim, eu recebi em pvt algumas informações do colega EduLucas, mas não acrescentou muito à solução. Na verdade, IMHO, não é uma solução "resolvível" por um aliases de placa:

    o que o colega quer é manter o mapeamento entre duas Lan (com ip-addr 10.qualquer.coisa.aqui/24), e que são geográficamente distantes. Atualmente a conexão é feita por um roteador que o provedor chama de InterLan.

    Resumo: 10.0.0.0/8 são hosts "não roteáveis", de acôrdo com a RFC-1918 e, portanto a InterLan provávelmente é um roteador de VPN. Então, novamente suponho que o colega (Edu) terá que solicitar que êsse enderêço em particular seja roteado (dentro da VPN) para a outra Lan ou (já que são ip.addr/24) uma vez que estão dentro da mesma rede, é possível que o firewall impeça a saída dêsse ip-addr em particular para o roteador-VPN (InterLan).

    Se não ficou claro, não liguem, é que eu sou confuso mesmo.

  18. #18
    butkam
    Visitante

    Padrão uma pequena ajuda

    é q no meu caso só deu certo com o q vcs postaram... bastando adicionar o netmask...

    ifconfig eth2:1 10.21.1.18 netmask 255.255.255.0

    onde:
    eth0: 192.168.0.1 (adsl1)
    eth1: 192.168.1.1 (adsl2)
    eth2: 10.21.1.1 (rede local)
    ... como eu tinha 2 servidores... 1 e o 18... eu teria q mudar todas as máquinas com 18 para o 1... onde, somente acrescentei o eth2:1 como 18.... e está funcionando de boa...obs.: adicionei tb no rc.local... caso o servidor reinicie... lógico que poderia ter criado em /etc/sysconfig/network-script/ifcfg-eth...

    abraços,

    butkam

  19. #19

    Padrão Dois IPs na mesma placa de rede

    mas bom quanto ao alias vai bugar na hora da rota, o q vc pode fazer é o seguinte, observe as rotas abaixo:

    [root@gabriel /# route -n | grep 10.1.0.0
    10.1.0.0 0.0.0.0 255.255.0.0 U 0 0 0 eth1
    [root@gabriel /]# route -n | grep 10.1.1.49
    10.1.1.49 10.1.250.7 255.255.255.255 UGH 0 0 0 eth1


    o lance é por a mascara /32 quando for para um host só senao cai naquele probleminha que eu citei acima, pois na tabela de rota ele sempre pega a primeira que vem, vou postar um pedaco da minha routing table

    [root@gabriel phpfwgen]# route -n
    Kernel IP routing table
    Destination Gateway Genmask Flags Metric Ref Use Iface
    10.1.1.49 10.1.250.7 255.255.255.255 UGH 0 0 0 eth1
    <snip>
    10.49.0.0 10.1.0.200 255.255.0.0 UG 0 0 0 eth1
    10.1.0.0 0.0.0.0 255.255.0.0 U 0 0 0 eth1
    10.133.0.0 10.1.0.200 255.255.0.0 UG 0 0 0 eth1
    <snip>

    cortei varias partes obviamente porque possuem ip validos afinal nao tenho tanta rota assim em casa hehehe estou mostrando so a rede interna 8).

    tente entender como funciona o roteamento e o encaminhamento de pacotes, desta forma ficaria mais facil de detectar erros e entender como funciona mesmo.