Página 1 de 4 1234 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1
    infect
    Visitante

    Padrão TUXAP - Violação da GPL

    No site da rtl8181.sourceforge.net tem um protesto contra o tuxap pela sua violação da GPL.

    http://sourceforge.net/forum/forum.p...orum_id=374822

    q pena.

    O Sr. André Luiz N. Heringer deveria ler um arquivinho que sempre fica na raiz das pastas dos fontes q ele pega na internet. esses arquivos começam mais ou menos assim:

    " gnu lESSER GENERAL PUBLIC LICENSE
    Version 2.1, February 1999

    Copyright (C) 1991, 1999 Free Software Foundation, Inc.
    59 Temple Place, Suite 330, Boston, MA 02111-1307 USA
    Everyone is permitted to copy and distribute verbatim copies
    of this license document, but changing it is not allowed....."

  2. #2

    Padrão TUXAP - Violação da GPL

    Bom acho que não é só o tuxap que anda fazendo isso. Tem muita gente vendendo esse tipo de coisa e nem sequer disponibiliza para download.

  3. #3

    Padrão TUXAP - Violação da GPL

    bom se eu nao me engano ja faz algum tempo ele esta disponibilizando os fontes e o kernel na pagina dele www.tuxap.com.br

  4. #4
    infect
    Visitante

    Padrão TUXAP - Violação da GPL

    Primeiro lugar:
    Not Found
    The requested URL /download/rtl8181-linux-1.5.tar.gz was not found on this server.
    não disponível para download, engraçado q só esse arquivo não tá disponivel

    Segundo lugar. pra mim isto nada mais é do que os fontes que ele pegou antes de modificar, esse arquivo é obtido em http://www.minitar.com/index.php?maincat=download

    a situação é uma só. a equipe tuxap perdeu seu tempo e dinheiro em desenvolver uma ferramenta muito útil. estão de parabens pela qualidade técnica. Contudo vale observar que graças a pessoas que fizeram o mesmo que eles, porem ao invés de vender a 50 reais cada cópia , disponibilizaram gratuitamente para que ele fizesse suas implementações em cima.

    eles não são criadores nem de 1% das linhas de código do tuxap.

    então acharia mais decente se estes menos de 1% de código escrito fosse aberto também.

    pra mim isto é pirataria.

  5. #5

    Padrão concordo!

    Concordo completamento com o colega!

    Eu entrei em varios firmware do rtl8181 via console e percebi que o tuxap é igualzinho a muito deles (coincidencia não!).

    Dai, so pra contraria, vou postar aqui como se burla a licença deles, aguardem...

    GPL x sacanagem = eu hackeando tudo.

  6. #6

    Padrão TUXAP - Violação da GPL

    Se o cara quebrou a GPL pau nele pra ele aprender a largar de ser babaca e ganhar dinheiro em cima do trabalho dos outros que disponibilizam algo para todos de forma gratuita e com copyleft.

    falows

  7. #7
    Visitante

    Padrão TUXAP - Violação da GPL

    patrick

    poxa, legal a iniciativa...

    axo certu fazer issu...

    existe algum tuxap pra rtl8186???? aonde posso pegar???

    tks

  8. #8

  9. #9

    Padrão TUXAP - Violação da GPL

    hahahah.. é isso ai Patrick, nos sacaneiam, nós sacaneamos eles também!

  10. #10

    Padrão TUXAP - Violação da GPL

    Olha... penso que as coisas nao funcionam bem assim... o que esse pessoal vende é o trabalho que tiveram para transformar a interface para ser mais amigável ao usuário leigo. Se o cara fala de onde tirou os fontes, está afirmando que nao desenvolveu nada além da inteface.

    Se cobramos para pegar divesas ferramentas e montar um servidor, pq ele nao pode cobrar para pegar diversas ferramentas e montar um firmware?

    É apenas minha opinião...

  11. #11

    Padrão TUXAP - Violação da GPL

    Jim, sei lá se o cara usou algo que é GPL e não disponibilizou os fontes, e pelo que eu andei lendo é quase uma copia do outro projeto tem de ir em cima do cara mesmo, e quanto a nos pegarmos diversos programas e montarmos um servidor na verdade estamos cobrando o nosso serviço e o nosso tempo em cima do negocio pra concretizer o servidor, se o cara chegasse e cobrasse pelo suporte de instalação ou algo do tipo seria outros 500, mas pelo menos deveria disponibilizar o codigo na paginal, já que a GPL é bem clara quanto a isso, já que se um dia um cara que a gente montou um servidor quiser ir la e copiar tudo pra outro HD de um amigo a gente não pode fazer nada ou cobrar a mais por isso, não tenho nada contra o cara, só acho que ele tem de seguir a licença GPL.

    falows

  12. #12
    infect
    Visitante

    Padrão TUXAP - Violação da GPL

    Citação Postado originalmente por Jim
    Olha... penso que as coisas nao funcionam bem assim... o que esse pessoal vende é o trabalho que tiveram para transformar a interface para ser mais amigável ao usuário leigo. Se o cara fala de onde tirou os fontes, está afirmando que nao desenvolveu nada além da inteface.

    Se cobramos para pegar divesas ferramentas e montar um servidor, pq ele nao pode cobrar para pegar diversas ferramentas e montar um firmware?

    É apenas minha opinião...
    ele está vendendo a licensa de um Sistema Operacional, independente de ser firmware.
    Igual eu disse, gastou tempo e dinheiro para montar um firmware, e quer ter o retorno disso. pode ter , mas de forma honesta no ponto de vista da comunidade open source.
    se ele difundisse esse tuxap a nível mundial, num sf.net da vida igual o Eliphas fez com o shortlinux, provavelmente ele ganharia muito mais grana com doações do que vendendo a unidade de licença. Na minha opinião, é claro.
    É o pior de tudo é que estas atitudes conquistam a antipatia da comunidade.

  13. #13
    ligip
    Visitante

    Padrão TUXAP - Violação da GPL

    Só para esclarecer, oque fizemos foi criar uma interface gráfica de administração para uma distribuição própria para o rtl8181 e rtl8186

    Não alteramos nada nos fontes do linux ou dos pacotes que o acompanham. Nosso software não viola a GPL, portanto não somos obrigados a fornecer os fontes do que desenvolvemos

    Os fontes da SDK estão disponíveis na internet, basta pesquisar no google. Essas SDKs são desenvolvidas pela Realtek (que fornecem os fontes somentes para os integradores). Os integradores são Ovislink, Edimax, Zimwell, etc. e fornecem os fontes originais, as interfaces que desenvolvem são de propriedade deles.

    Agora pergunto, porque somos atacados dessa forma?
    Porque não cobram os fontes da Realtek e dos Integradores?

    Outra coisa, se estamos violando a GPL, o Patrick Brandão e outros que desenvolvem softwares para linux também estão. E cade os fontes desses softwares?

    Vejam no link http://www.myauth.com.br/?console=contato

    "MyAuth Gateway
    Propriedades intelectuais e direitos reservados a Patrick Brandão
    Home Page: www.patrick.eti.br
    e-mail: [email protected]"

    O software MyAth é cobrado e acho que é correto, está cobrando pelo seu trabalho e pelo que desenvolveu, o mesmos que nós desenvolvedores de firmwares. Mais uma vez vou dizer, respeito todos que desenvolvem softwares e disponibilizam através da GPL! Quem não conseguir achar os fontes dos SDKs no google:

    Os fontes do rtl8181 podem ser baixados em:
    http://www.smallworks.com/~jim/RTL8181/

    Os fontes do rtl8186 podem ser baixados em:
    http://download.tulip.com/support/co...tl-11g-GPL.tgz
    http://www.tuxap.com.br/download/WL5460AP-SDK.zip

  14. #14

    Padrão TUXAP - Violação da GPL

    esse topico ta começando a ficar interessante, igual a ele tem um monte de firmwares desse mesmo jeito, as empresas que vendem as bridges ja estao vendendo com uns 30,00 a mais por causa do firmware que ja tem alguém por traz desenvolvendo pra ela e bloqueando na licença.
    aproveitem quem lembra e posta aí
    eu por enquanto só lembro do tuxap e da seitel que queria me vender o firmware dela com o gerador de licenças por R$ 2.000,00

  15. #15

    Padrão GPL

    cara, essa discussão é muito antiga... desde os primórdios da GPL. Por exemplo, eu desenvolvi um software que roda sobre GNU/Linux e windows para gerenciamento de cotas (entre outras coisas) para impressoras. Não usei nenhum pedaço de código GPL (feito em PHP), mas veio um cara que eu conhecia que trabalha com software livre (mas não é desenvolvedor) e começou a me encher o saco dizendo que era um absurdo eu não licenciar o meu software como GPL. A questão é: só pq vc trabalha com software livre como base (não usando códigos e nem linkando com bibliotecas licenciadas por GPL) vc não é obrigado a desenvolver tudo como software livre. Se é seu software, vc faz o que quer com ele, se vc escreveu para rodar no GNU/Linux, Windows, *BSD ou uma torradeira, não importa, é seu direito como criador. Como eu disse pra esse cara "Programadores também comem, pagam aluguel, escola, agua luz e telefone". Para quem é administrador de sistemas apenas é fácil, vc recebe pelo seu serviço, mas quem desenvolve? Se vc olhar bem, no mundo do software livre os desenvolvedores em geral tem algum emprego e no rest do seu tempo escrevem os seus programas, mas, e quem vive disso, como vai fazer? e não me venham com a velha história de que é com os serviços que não cola, se o cara vai se dedicar a DESENVOLVER, vai ser ainda obrigado a PRESTAR SUPORTE 24 HORAS POR DIA SOZINHO??? e tb não venha com a história de que o Linus vive bem, etc, pq ele não vive do kernel que criou, e sim do emprego que arranjou por causa do kernel.
    Alguem ae já tentou reclamar o Red Hat Enterprise só pq ele custa uns 8 Mil Reais?

  16. #16

    Padrão ai ai ai

    Ai ai ai...
    Nao vem pro meu lado que a coisa fica feia.

    Nao fala do meu software nao. ele é 100% MEU, CODIGO MEU, NAO TEM NADA GNU/GPL nele, nem uma virgula. Trabalho no MyAuth a 2 anos, desenvovi o codigo do zero e nao alterei nada do linux.

    O MyAuth funciona assim: voce instala o slackware 10.1 ou 10.2 e eu instalo o myauth, que vai controlar inumeras funcoes do kernel criando todos os efeitos desejados pelo administrador.

    Voce nao vai ver no myauth nenhum binario em c, é tudo PHP! Vou repetir, tudo PHP.

    Agora, ta bom, mesmo o sdk dos realtek controlam por padrao as interfaces wlan e outros efeitos nos radinhos, ja os firmwares chegam desativando a wlan para que voce nao use sem licença.

    Voce NUNCA vai ver o myauth desativando um recurso que é gnu/gpl ou garantido por um fabricante em troca de uma licença.

    Se quiser ser usar de justificativa o fato de ter criado interface amigavel, posta lá o firmware funcional com os fontes sem as interfaces que o resto eu dou um jeito pra comunidade.

  17. #17

    Padrão TUXAP - Violação da GPL

    Citação Postado originalmente por Anonymous
    patrick

    poxa, legal a iniciativa...

    axo certu fazer issu...

    existe algum tuxap pra rtl8186???? aonde posso pegar???

    tks
    www.aprouter.com.br

  18. #18

    Padrão TUXAP - Violação da GPL

    Eu nunca achei que desenvolvedor tem de por tudo em GPL, mas se voces usam algo GPL, voces são obrigados a disponibilizar o codigo que vocês usaram ( não importa que esteja em outra pagina) com as modificações que fizeram, mas quanto a interface gráfica se não mexeu em nada noi codigo original então podem cobrar como quiserem, mas não se esqueça se voces fizeram alguma modificação no codigo original que pegaram na net postem com as modificações .

    falows

  19. #19

    Padrão Re: ai ai ai

    Citação Postado originalmente por PatrickBrandao
    Ai ai ai...
    Nao vem pro meu lado que a coisa fica feia.

    Nao fala do meu software nao. ele é 100% MEU, CODIGO MEU, NAO TEM NADA GNU/GPL nele, nem uma virgula. Trabalho no MyAuth a 2 anos, desenvovi o codigo do zero e nao alterei nada do linux.

    O MyAuth funciona assim: voce instala o slackware 10.1 ou 10.2 e eu instalo o myauth, que vai controlar inumeras funcoes do kernel criando todos os efeitos desejados pelo administrador.

    Voce nao vai ver no myauth nenhum binario em c, é tudo PHP! Vou repetir, tudo PHP.

    Agora, ta bom, mesmo o sdk dos realtek controlam por padrao as interfaces wlan e outros efeitos nos radinhos, ja os firmwares chegam desativando a wlan para que voce nao use sem licença.

    Voce NUNCA vai ver o myauth desativando um recurso que é gnu/gpl ou garantido por um fabricante em troca de uma licença.

    Se quiser ser usar de justificativa o fato de ter criado interface amigavel, posta lá o firmware funcional com os fontes sem as interfaces que o resto eu dou um jeito pra comunidade.
    Pow cara, sem querer agredir, mas eu achava que seu software era baseado no NoCAT. Mas pow, então (mais ainda) parabens, por ter feito um software tão bom e do zero!!

  20. #20
    snakerj
    Visitante

    Padrão quero participar

    6)